Clientes pedem descontos. Isto Ă© um fato. Achando caro ou nĂŁo, estĂĄ na cultura do brasileiro pedir “um descontinho”.
Se for preciso, nĂŁo dĂȘ desconto, faça uma promoção de vendas
Vamos entender primeiro o que Ă© uma promoçãode vendas. Ă quando a empresa dĂĄ algum tipo de incentivo para o cliente comprar. Portanto, uma faixa ou um cartaz escrito com letras bem grandes a palavra âPROMOĂĂOâ nĂŁo quer dizer nada.
Agora: âcompre 1 e leve 2â, âpreencha o cupom e concorraâ, âJunte cinco tickets e troqueâ, âparticipe de nosso concurso culturalâ, âIndique um amigo e ganhe descontoâ, Estes, sim, sĂŁo exemplos de promoção de vendas.
Uma promoção de vendas nĂŁo pode ser feita a qualquer momento. Ă preciso ter um planejamento. Por exemplo, dar descontos, nĂŁo Ă© uma boa forma de fazer uma promoção. Agora se vocĂȘ dĂĄ desconto porque este Ă© o mĂȘs do vendedor, pode ser que as pessoas se sintam mais atraĂdas em comprar em sua empresa. O objetivo de uma promoção de vendas Ă© vender mais em menos tempo. Ă uma ferramenta ideal para limpar estoque, fazer troca de estação, levantar dinheiro mais rĂĄpido e aproveitar datas comemorativas.
Para nĂŁo cair no descrĂ©dito, uma promoção de vendas tem que ter hora para acabar. Um dos apelos da promoção Ă© o sentido de urgĂȘncia. E se o cliente percebe que ela nĂŁo tem data para acabar, inconscientemente, vai deixar para outro momento. Desta forma, o dinheiro e o esforço investidos em comunicação e planejamento vĂŁo se perdendo aos poucos.
NĂŁo adianta utilizar uma mecĂąnica muito difĂcil. A promoção de vendas tem que ser fĂĄcil de ser compreendida. Mas isso nĂŁo impede de que seja feita de maneira criativa. AliĂĄs, a criatividade faz toda a diferença.
Divulgar no rådio, jornal e nas redes sociais também é muito importante, mas mais importante do que divulgar sua promoção de vendas é deixar bem claro pra sua equipe o que estå em promoção e quais são as regras.
Grande abraço e Grandes vendas!
Clique aqui e abaixe a imagem da roda para gufir dos descontos.
Leandro BranquinhoĂ© vendedor e palestrante de vendas. Tem a tatuagem “Eu Amo Vender” no braço. Ă colunista em diversas emissoras de rĂĄdio e Ă©podcasterno radiovendas.com.br