Você conhece a Roda para fugir dos pedidos de descontos?

Clientes pedem descontos. Isto é um fato. Achando caro ou não, está na cultura do brasileiro pedir “um descontinho”.

Se for preciso, não dê desconto, faça uma promoção de vendas

Vamos entender primeiro o que é uma promoçãode vendas. É quando a empresa dá algum tipo de incentivo para o cliente comprar. Portanto, uma faixa ou um cartaz escrito com letras bem grandes a palavra “PROMOÇÃO” não quer dizer nada.
Agora: “compre 1 e leve 2”, “preencha o cupom e concorra”, “Junte cinco tickets e troque”, “participe de nosso concurso cultural”, “Indique um amigo e ganhe desconto”, Estes, sim, são exemplos de promoção de vendas.

Uma promoção de vendas não pode ser feita a qualquer momento. É preciso ter um planejamento. Por exemplo, dar descontos, não é uma boa forma de fazer uma promoção. Agora se você dá desconto porque este é o mês do vendedor, pode ser que as pessoas se sintam mais atraídas em comprar em sua empresa. O objetivo de uma promoção de vendas é vender mais em menos tempo. É uma ferramenta ideal para limpar estoque, fazer troca de estação, levantar dinheiro mais rápido e aproveitar datas comemorativas.

Para não cair no descrédito, uma promoção de vendas tem que ter hora para acabar. Um dos apelos da promoção é o sentido de urgência. E se o cliente percebe que ela não tem data para acabar, inconscientemente, vai deixar para outro momento. Desta forma, o dinheiro e o esforço investidos em comunicação e planejamento vão se perdendo aos poucos.

Não adianta utilizar uma mecânica muito difícil. A promoção de vendas tem que ser fácil de ser compreendida. Mas isso não impede de que seja feita de maneira criativa.  Aliás, a criatividade faz toda a diferença.

Divulgar no rádio, jornal e nas redes sociais também é muito importante, mas mais importante do que divulgar sua promoção de vendas é deixar bem claro pra sua equipe o que está em promoção e quais são as regras.

Grande abraço e Grandes vendas!

Clique aqui e abaixe a imagem da roda para gufir dos descontos.

Leandro Branquinhoé vendedor e palestrante de vendas. Tem a tatuagem “Eu Amo Vender” no braço. É colunista em diversas emissoras de rádio e épodcasterno radiovendas.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima