Mais um ano terminou e vocĂȘ estava em sua sala, lendo aquele maldito relatĂłrio de performance de vendas que mostrava uma linha que insistia em declinar? Mais um ano terminou e vocĂȘ estava em sua sala, lendo aquele maldito relatĂłrio de performance de vendas que mostrava uma linha que insistia em declinar? Todos os trimestres se foram, todas as campanhas de vendas foram lançadas, todas as açÔes de merchandising foram disponibilizadas, mas sua equipe nĂŁo atingiu resultados satisfatĂłrios e vocĂȘ nĂŁo sabia como apresentar isso Ă diretoria?
A essas alturas, vocĂȘ se pergunta: aonde foi que eu errei?…
Ă evidente que muitos aspectos podem estar influenciando em seus resultados, assim, vocĂȘ pode ficar mais tranqĂŒilo porque o universo nĂŁo estĂĄ conspirando contra tudo o que vocĂȘ faz.
Mas, permita-me sugerir que vocĂȘ pergunte a si mesmo e responda, sinceramente, Ă© claro Ă s seguintes questĂ”es:
- Eu contratei os melhores talentos disponĂveis?
- Como foi feito o processo de recrutamento e seleção? Todo mundo foi devidamente recrutado e selecionado ou alguém entrou na equipe de påra-quedas (do tipo amigo do diretor, sobrinho do gerente)?
- Qual o perfil ideal para meu negócio? Preciso de vendedores do tipo porta a porta, vendedor técnico, caixeiro viajante, engenheiro de vendas ou de um homem de negócios?
- Qual o feedback que meus clientes estĂŁo dando sobre minha força de vendas? EstĂŁo satisfeitos com o nĂvel de atendimento ou vivem reclamando?
- Estou acompanhando e avaliando os resultados periodicamente ou só faço isso no final do trimestre ou semestre, quando não hå mais tempo para fazer uma correção de rumo?
NĂŁo. NĂŁo Ă© hora de vocĂȘ se sentir como Ășnico culpado por tudo isso, afinal, vocĂȘ nĂŁo Ă© Deus e nĂŁo pode gerenciar tudo todo o tempo, certo? ERRADO! VocĂȘ, como lĂder, necessita definir claramente que profissional de vendas se encaixa perfeitamente com o seu negĂłcio!
Se vocĂȘ contratou o profissional errado, estarĂĄ amargando resultados sempre aquĂ©m das expectativas e tambĂ©m estarĂĄ colocando a sua cabeça a prĂȘmio, porque o seu resultado Ă© o somatĂłrio da força de vendas, lembra-se? Se vocĂȘ convive com essa situação, sĂł hĂĄ duas coisas que podem ser feitas: VocĂȘ pode avaliar criticamente sua equipe, verificando se açÔes como treinamento, coach, etc., podem moldar esses funcionĂĄrios, ou, se isto nĂŁo for adequado (sĂł vocĂȘ pode ter essa resposta!), vocĂȘ precisa ser sincero consigo mesmo, admitir que errou? e contratar a melhor força de vendas disponĂvel, treinĂĄ-la adequadamente, remunerĂĄ-la dentro dos padrĂ”es de mercado e liderĂĄ-la (no sentido mais amplo possĂvel da palavra).
NĂŁo abra mĂŁo de um processo seletivo adequado, rigoroso, que atenda plenamente Ă s suas expectativas. Tenha paciĂȘncia e sĂł contrate quando a margem de risco for a menor possĂvel. Se sua empresa nĂŁo possui recursos como departamento de RH, psicĂłlogos, etc., terceirize! E se mesmo assim nĂŁo houver verba para isso, converse com gerentes de outras empresas e peça ajuda sobre quais os processos seletivos que eles utilizam. Todo o investimento que for feito num bom processo de seleção sai mais barato do que demitir, contratar outro profissional e começar tudo de novo (jĂĄ pensou em quanto vocĂȘ vai deixar de vender nesse perĂodo? Seu concorrente vai adorar ver vocĂȘ nesse inferno astral!).
VocĂȘ vai descobrir que coisas simples como uma redação, com um tema apropriado, pode deixar muita de gente de fora na primeira ?peneira? do processo seletivo!
Com o profissional de vendas adequado, no local certo, vocĂȘ vai ver que as coisas vĂŁo ficar muitos menos difĂceis e que aquele maldito relatĂłrio de performance de vendas vai começar a mostrar uma nova tendĂȘncia: ascendente…