Você é do tamanho dos seus sonhos

Obstinação, tenacidade, perseverança, decisão, persistência, garra ou apenas teimosia, como simplifica o empresário Abraham Kasinsky. Obstinação, tenacidade, perseverança, decisão, persistência, garra ou apenas teimosia, como simplifica o empresário Abraham Kasinsky. Todas essas palavras fazem parte da biografia de um realizador de sonhos. Positivo, ele persegue seus objetivos sem desistir diante das dificuldades. Mas perseverar não significa insistir no erro caso tenha uma estratégia equivocada para seu sonho. Em alguns momentos, é melhor passar a borracha na estratégia para salvar seu sonho. Nesse caso, persevere no sonho e mude de estratégia.

O próprio Kasinsky, rico e bem-sucedido, em vez de se aposentar, aos 82 anos decidiu iniciar um negócio. O pioneirismo já fazia parte de sua história. Nos anos 50, montou a primeira fábrica de autopeças do Brasil. Percebeu que aquela indústria ia crescer e precisar de matéria-prima nacional. Um dia apareceu no portão de sua casa um político. Juscelino Kubitschek queria ser presidente do Brasil. Resolveu apoiá-lo. ?Era um sonhador como eu.? Juscelino foi eleito e impulsionou a indústria automobilística. Kasinsky fez da Cofap a maior empresa brasileira do setor de autopeças.

Em 1997, cansado das desavenças entre os filhos e os sobrinhos pela sucessão da presidência, vendeu suas ações. Mas não conseguiu ficar parado muito tempo. Comprou uma fábrica na Zona Franca de Manaus e começou a produzir motocicletas. Hoje, a moderna e robotizada Kasinsky também faz triciclos, scooters e se prepara para lançar um carro popular genuinamente nacional, o sonho atual desse filho de imigrantes russos que parece estar sempre à frente do seu tempo.

Não foi à toa que o publicitário Washington Olivetto, da W/Brasil, o escolheu para ser o garoto-propaganda dos produtos Kasinsky. No filme, esse octogenário aparece fazendo acrobacias sobre uma moto enquanto o narrador diz: ?Kasinky está sempre na frente?. Apontado pela revista Dinheiro como ?o empreendedor do ano de 2002?, ele atribui seu sucesso a muito trabalho, teimosia e vários sonhos. ?Tudo na minha vida começou com um sonho?, contou na entrevista a João Dória Júnior exibida no programa Business de 26 de janeiro deste ano.

Outro exemplo. A tecnologia muda diariamente, mas a chave do sucesso continua sendo a velha paixão. O realizador de sonhos se apaixona por suas missões e tarefas. Trabalha com emoção e excitação. Busca na paixão a força para realizar seus sonhos, não os trata burocraticamente.

?O negócio só vai para frente quando você usa a alma?, ensina o empreendedor Carlos Dias, da fábrica de pijamas Fitswell, em Guarulhos, São Paulo. Ex-funcionário de um banco, demitido num grande corte, foi vender bijuterias como camelô. Um dia passou a fiscalização e apreendeu toda a sua mercadoria. Em vez de ficar se lamentando, ele comprou oito metros de tecido para sua mãe, que é costureira, fazer cuecas samba-canção, as primeiras peças de sua confecção. Além dele e da mãe, havia só um funcionário, o irmão, e duas máquinas de costura na garagem de sua casa. Hoje, Dias comanda uma empresa com 150 funcionários.

Em momentos de dúvida, lembre-se: você é presidente de sua vida! Você é do tamanho de seus sonhos!

Frase: ?Todo mundo constrói um sonho durante sua vida. Você tanto poderá construir o seu sonho quanto o de outro. Então, construa o seu!? ? Christopher LaBrec

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima