Você é um devedor compulsivo?

O grupo dos Devedores Anônimos (DA, fundado nos Estados Unidos em 1967), presente no Brasil desde 1997, objetiva ensinar as pessoas a lidar com dinheiro, prestando serviço em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Confira abaixo o questionário do DA que poderá ajudá-lo a identificar o seu perfil: O grupo dos Devedores Anônimos (DA, fundado nos Estados Unidos em 1967), presente no Brasil desde 1997, objetiva ensinar as pessoas a lidar com dinheiro, prestando serviço em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Confira abaixo o questionário do DA que poderá ajudá-lo a identificar o seu perfil:

· Suas dívidas o fazem infeliz?

· Você se distrai devido às dívidas?

· Suas dívidas afetaram sua reputação?

· Tem baixa auto-estima por causa das dívidas?

· Alguma vez deu informações falsas para obter crédito?

· Já fez promessas que sabia que não iria cumprir para seus credores?

· A pressão de estar endividado faz com que negligencie o bem-estar da sua família?

· Tem medo que seu empregador, família ou amigos saibam do seu grau de endividamento?

· A possibilidade de levantar financiamento lhe traz alívio?

· Não consegue dormir devido às dívidas?

· Já pensou em se embebedar para se esquecer das dívidas?

· Já pediu dinheiro emprestado sem levar em conta os juros cobrados?

· Em geral espera uma resposta negativa quando faz um pedido de financiamento?

· Alguma vez desenvolveu um plano de quitação de dívidas, mas o abandonou no primeiro sinal de dificuldade?

· Você justifica suas dívidas pensando que pode sair delas assim que a situação melhorar um pouco?

Como foi sua pontuação? Se respondeu ?sim? a menos do que oito perguntas, mas compromete mais do que 45% do seu orçamento com o pagamento de prestações, você pode não ser compulsivo, mas precisa rever seus hábitos financeiros. Porém, se respondeu ?sim? a mais do que oito perguntas, precisa urgentemente rever seus hábitos de gestão de dinheiro. Pontuações acima de 11 são preocupantes e sugerem que você precisa buscar ajuda. O reconhecimento do problema é o primeiro passo para sair do vermelho.

Trocar várias dívidas por uma a juros exorbitantes não é a saída, assim como renegociar sabendo que não terá como arcar com os juros também. É preciso enfrentar a situação de frente. Para quem precisa de apoio, procure os Devedores Anônimos para mais informações.

Fernanda de Lima é redatora do site Infomoney – www.infomoney.com.br Visite o site: www.devedoresanonimos-rj.cjb.net/ Extraído do site: www.infomoney.com.br ?A melhor maneira de ganhar dinheiro é deixar de perdê-lo?-Rolim Amaro

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima