Você é um profissional de fácil adaptação?

13 características do profissional de fácil adaptação É muito comum aprendermos sobre ?características especiais? que pessoas e profissionais bem-sucedidos têm em comum, porém muitas vezes são fáceis de ler e difíceis de colocar em prática.

Em parte, isso se explica porque as pessoas são diferentes, têm uma história de vida diferente e, acima de tudo, têm valores pessoais e objetivos distintos. Todas as explicações não excluem a possibilidade real de estabelecer essas características como atitude pessoal e profissional e assim tentar construir um futuro mais agradável. Aliás, você já parou para pensar como será o seu futuro pessoal e/ou profissional? Tomara que sim, pois será lá que você vai passar o resto de sua vida.

Em uma época de tantas mudanças, evoluções e até mesmo revoluções, nunca foi tão importante conhecer, entender e agir rapidamente. Por isso, a maior habilidade que uma pessoa pode desenvolver é a de fácil adaptação.

Vou usar a licença gráfica que temos em endereços eletrônicos, quando suprimos acentuação e demais sinais, para explicar cada parte dessa tão importante habilidade.

Franqueza ? Ser franco é diferente de dizer o que for, para quem for e quando quiser. Isso mais parece inconveniência e falta de tato que exercício de sinceridade. É importante ser franco consigo mesmo, com as pessoas e com a empresa. Nesse momento, o uso do bom senso é fundamental para filtrar bobagens que nada agregarão aos relacionamentos. Além disso, é através da franqueza que fortalecemos o canal de comunicação entre nós e conseguimos atingir resultados melhores.

Amor ? ?Amar o próximo como a ti mesmo?. Esse divino mandamento nos convida ao respeito mútuo e à construção de relações pautadas na ética, na moral e na vontade de fazer o bem. No final desse mandamento, a citação ?…como a ti mesmo? traduz a importância da auto-estima. Como amar alguém se não conseguimos amar a nós mesmos? É necessário confiar em si, reconhecendo os diversos pontos fortes que temos e assumir definitivamente as nossas falhas e a forma que encontraremos para melhorar.

Comunicação ? É muito difícil atingirmos algum objetivo sozinhos, sem a colaboração de alguém. É importante saber expressar sentimentos, necessidades e desejos. É necessário falar e entender muito bem, pois isso é comunicação. Quantas vezes o chamado ?mal-entendido? aparece para atrapalhar? Quando na verdade, se prestarmos mais atenção ao que falamos, para quem falamos e como falamos, poderemos minimizar os problemas. Minimizar, porque a comunicação não depende só de nós que emitimos a mensagem. Depende também de quem recebe. Mas mesmo assim, podemos sempre descobrir e/ou tentar entender como nossa mensagem chegou à mente de nosso interlocutor.

Inteligência Emocional ? Muita vezes, a Inteligência Emocional, mais que o QI ou as capacidades técnicas, exerce um papel fundamental em nossa vida. Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional se refere à capacidade do indivíduo de identificar, compreender e administrar suas emoções. Com relação aos profissionais que exercem funções que demandam muita interação com pessoas, as competências de relacionamento, mais que técnicas e inteligência, são o que vão determinar o grau de sucesso do indivíduo.

Liderança ? Não importa que posição ocupamos em uma estrutura empresarial, sempre temos a responsabilidade de pelo menos liderar a nós mesmos, controlando emoções, buscando resultados, lidando com adversidades e tentando soluções. Muito comum é quando nos tornamos líderes situacionais, ou seja, quando você assume o papel de liderar um grupo de pessoas para a solução diante de uma situação ou tarefa. Liderança muitas vezes não é uma opção, e sim o único caminho que precisamos assumir em virtude de nos mantermos em plena produtividade.

Afetividade ? Cada vez mais as empresas incentivam os chamados grupos de trabalho que, por missão, deverão juntos construir o real significado de ?sinergia?, ou seja, quando um mais um é igual a três! No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em trabalhar em conjunto por diversos motivos: excesso de autoconfiança, dificuldade em explicar e preferência pelo fazer, experiências anteriores frustrantes, etc. Nesse momento, é importante para qualquer um, além de desenvolver a habilidade de trabalhar em conjunto, gostar realmente dessa experiência, pois é a partir dela que se desenvolve, por exemplo, um networking ? uma rede de relacionamentos que poderá render valiosos contatos futuros.

Dedicação ? O que conseguimos se realmente não nos dedicarmos a realizar? A dedicação é se entregar plenamente àquilo que nos dispomos a efetivar. É também a atitude de se integrar no ambiente que nos fará concretizar o que queremos. Dedicação é a diferença entre simplesmente fazer e o sentimento de realmente realizar.

Perspectiva ? É fundamental para a tomada de decisões inteligentes. Às vezes, deixar-se mover pela curiosidade é o bastante para descobrir novas facetas e soluções de um determinado desafio. Desenvolver a perspectiva é enxergar mais longe. É, por exemplo, saber o que preocupa cada pessoa e assim se colocar à disposição para colaborar. É entender os objetivos da empresa e como poder contribuir com eles, assim como assimilar a importância de planejar mais e com isso errar menos. É finalmente perceber que agir é mais importante que esperar.

Tenacidade ? Não faltarão motivos em nossas caminhadas pessoais e profissionais, que nos façam ter vontade de desistir. É importante estar pronto para contornos ou até mesmo recuos na jornada para o sucesso. Podemos entender que ganhar e perder fazem parte do jogo, aliás quem não está pronto para perder é porque não tem condições para ganhar. Tenacidade não é teimosia nem radicalismo, é apenas criar dentro de si resistência suficiente para suportar os reveses inevitáveis que uma pessoa enfrenta em sua carreira e em sua vida.

Alegria ? Alegria é prazer e prazer é a endorfina que circula em nosso sangue e nos move adiante. Nem sempre iremos fazer somente o que queremos, da forma que queremos, quando queremos, etc., mas sempre poderemos buscar ao menos uma ponta de prazer em tudo que fazemos.

Carisma ? Algumas pessoas simplesmente têm carisma. Elas são facilmente notadas quando estão falando, agindo ou apenas presentes. Outras, porém, sem carisma, são atropeladas pela multidão porque os outros não conseguem notá-las. Ser carismático, não significa necessariamente ser simpático. Se observarmos as características de pessoas carismáticas, notaremos forte relação com a intenção. Portanto, podem ser desenvolvidas por todos os que realmente estejam determinados a ser carismáticos.

Atitude proativa ? É terrível supor que pessoas que trabalham mais horas e que parecem ser as que mais dão duro são as que estejam fazendo o melhor. Nesse momento, o importante é qualidade, não somente quantidade. Não precisa esperar que algo aconteça para resolver, mesmo que rápido. Seria melhor prever situações e se munir de precauções que garantam resultados mais satisfatórios. Várias empresas irão reconhecer de forma mais positiva a ação que a omissão.

Orientação para resultados ? Você não quer perder tempo. Nem as empresas! Na dimensão pessoal e na profissional não é possível deixar acontecer. É necessário fazer acontecer. Pessoas que buscam resultados não são as chamadas calculistas ou mercenárias, que se preocupam excessivamente com o que irão obter. Mesmo porque os resultados podem ser para o grupo e não necessariamente resultados materiais. Por isso, pessoas que estabelecem objetivos e metas e as perseguem com determinação tendem a ser mais valorizadas. É muito melhor se cercar de pessoas mais assertivas, que buscam sempre melhorar.

E então, você se considera uma pessoa/profissional de fácil adaptação? Se sim, parabéns e invista cada vez mais em suas competências. Se não, preste atenção em uma coisa: quem não muda, se muda!

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