Muitas empresas começaram a trabalhar de uma forma diferente , o segredo é “buscar a satisfação de seu pessoal, (clientes interno e externo)”.Muitos gerentes ou chefes imediatos são craques em gritar e ameaçar empregados. Na verdade, eles confundem um esquema competente de motivação com autoritarismo. Muitas empresas começaram a trabalhar de uma forma diferente nestes últimos anos. O segredo é “buscar a satisfação de seu pessoal, (clientes interno e externo)”.Muitos gerentes ou chefes imediatos são craques em gritar e ameaçar empregados em demiti-los. Na verdade, eles confundem um esquema competente de motivação com autoritarismo. Mas, muitas empresas se sobressaem pela sua ampla visão de mercado e em alguns casos, certas pessoas não se encaixam mesmo, embora conheça com profundidade o mercado e suas variáveis. Alguns che…fes acreditam que estão fazendo um favor em admitir uma pessoa.
Por que, às vezes, tem-se a empresa certa, com a pessoa certa, mas o empregado não permanece por muito tempo? Muitos, sobremaneira culpam o empregado e esquecem de olhar para quem lida diretamente com ele, o chefe. Já vi casos de empregados de grandes empresas, às vezes até líderes de mercado partirem para outras, porém, outras longe da qualidade de mercado e bem inferior para as que trabalharam. Para ilustrar, enfim, contaram-me uma história: colocaram um boneco nos fundos de uma empresa com o nome do chefe, e de lado um porrete. Dizem que esse boneco levou tanta pancada que quase fizeram um buraco na parede. Não obstante, o chefe deve ser respeitado por suas habilidades, ele quando tem competência é admirado e copiado, não trabalha com empregados e sim com seguidores; todavia, a hierarquia é uma simples questão de posto. Tudo vai muito além de um respeito pelo chefe. Ele é realmente “admirado.”
Elogio, essa é uma palavra mágica, com elogio você consegue extrair das pessoas forças imensuráveis; contudo, é impressionante como tal proeza faz bem e aumenta a capacidade de força das empresas. Agora, é bom nunca esquecer que o elogio tem que ser sincero e honesto. O primeiro passo para o elogio sincero e honesto é tratar bem as pessoas, dando valor a seus atos, reconhecendo suas qualidades por mais simples que sejam, porque o simples pode significar muito para quem faz. Aqui alguns pontos de reconhecimento ao outro:
a) incentivar as pessoas a falarem sobre elas mesmas e aprender com os ensinamentos;
b) mesmo tendo cargo superior na hierarquia, aceite orientação, sugestão e sempre agradeça;
c) sorria, isso faz um bem danado a você e aos outros.
É impressionante como temos a facilidade de travar as pessoas que lidam com a gente, isso lembra aquele famoso “stroke” são golpes que a gente dá, no dia-a-dia, em quem geralmente gosta da gente: quantas vezes você agradeceu pelo cafezinho que toma todo dia e simplesmente adora; já falou para a pessoa que limpa o chão da empresa que o trabalho dela é simplesmente fantástico? O pior é que geralmente os golpes são mais freqüentes com quem mais a gente ama: nossa esposa e filhos. Portanto, quantas e quantas vezes a gente chega cansado do trabalho e nem sequer percebe que a esposa cortou o cabelo, fez as unhas, isso para agradar o maridão que, logo antes de tudo, pergunta a ela se a refeição está pronta; imaginariamente em seguida, o seu filho chega para lhe mostrar um desenho e você de prontidão diz: agora não, estou vendo a novela. O pior é quando se grita: sai daqui menino, não está vendo que estou ocupado. Até a sogra, muitas vezes, leva porrada da gente sem merecer. Agora reflita, faça um exame de auto-análise e veja como se comporta na empresa? Você é daqueles que sai atirando para todo lado?
Vejamos o caso de muitos gerentes ou chefes imediatos. A grande maioria, senão a exemplo do que falamos no segundo parágrafo, é competente, mas, muitas vezes são injustiçados por alguns empregados.
Porém, o chefe tem a tarefa de administrar talentos, pessoas que sabem de sua importância em um determinado contexto; certamente ele administra um bicho chamado “vaidade”; contudo, todos nós somos pelo menos um pouco vaidoso; e nesse caso, a vaidade é uma arma valorosa para se tirar um bom proveito. Mas, os administradores, às vezes, têm que tomar certas decisões que ferem e decerto são duras para algumas realidades. Por conseguinte, há casos que você deve ter habilidade de conhecer que o chefe ou gerente também pode está sofrendo com certas decisões.
Alguns empregados acreditam que a função do chefe é sempre fazer o melhor para a empresa, é pagar rigorosamente em dia, é manter produtos e serviços com qualidade e política de preço adequada. Certo; mas quantas vezes você chegou para seu chefe e fez um elogio sincero e honesto a ele? Será que você tem idéia das curvas de dificuldades que ele tem que evitar para manter tudo em ordem? Será que você sabe que, muitas vezes, o administrador é quase um mágico para manter a empresa funcionando e conseqüentemente seu emprego, mesmo você sendo competente? Com todo esses infinitos afazeres, devemos convir que o chefe também precisa ser regado com elogios.