VocĂȘ elogia seus comandados?

Muitas empresas começaram a trabalhar de uma forma diferente , o segredo Ă© “buscar a satisfação de seu pessoal, (clientes interno e externo)”.Muitos gerentes ou chefes imediatos sĂŁo craques em gritar e ameaçar empregados. Na verdade, eles confundem um esquema competente de motivação com autoritarismo. Muitas empresas começaram a trabalhar de uma forma diferente nestes Ășltimos anos. O segredo Ă© “buscar a satisfação de seu pessoal, (clientes interno e externo)”.Muitos gerentes ou chefes imediatos sĂŁo craques em gritar e ameaçar empregados em demiti-los. Na verdade, eles confundem um esquema competente de motivação com autoritarismo. Mas, muitas empresas se sobressaem pela sua ampla visĂŁo de mercado e em alguns casos, certas pessoas nĂŁo se encaixam mesmo, embora conheça com profundidade o mercado e suas variĂĄveis. Alguns che…fes acreditam que estĂŁo fazendo um favor em admitir uma pessoa.

Por que, Ă s vezes, tem-se a empresa certa, com a pessoa certa, mas o empregado nĂŁo permanece por muito tempo? Muitos, sobremaneira culpam o empregado e esquecem de olhar para quem lida diretamente com ele, o chefe. JĂĄ vi casos de empregados de grandes empresas, Ă s vezes atĂ© lĂ­deres de mercado partirem para outras, porĂ©m, outras longe da qualidade de mercado e bem inferior para as que trabalharam. Para ilustrar, enfim, contaram-me uma histĂłria: colocaram um boneco nos fundos de uma empresa com o nome do chefe, e de lado um porrete. Dizem que esse boneco levou tanta pancada que quase fizeram um buraco na parede. NĂŁo obstante, o chefe deve ser respeitado por suas habilidades, ele quando tem competĂȘncia Ă© admirado e copiado, nĂŁo trabalha com empregados e sim com seguidores; todavia, a hierarquia Ă© uma simples questĂŁo de posto. Tudo vai muito alĂ©m de um respeito pelo chefe. Ele Ă© realmente “admirado.”

Elogio, essa Ă© uma palavra mĂĄgica, com elogio vocĂȘ consegue extrair das pessoas forças imensurĂĄveis; contudo, Ă© impressionante como tal proeza faz bem e aumenta a capacidade de força das empresas. Agora, Ă© bom nunca esquecer que o elogio tem que ser sincero e honesto. O primeiro passo para o elogio sincero e honesto Ă© tratar bem as pessoas, dando valor a seus atos, reconhecendo suas qualidades por mais simples que sejam, porque o simples pode significar muito para quem faz. Aqui alguns pontos de reconhecimento ao outro:

a) incentivar as pessoas a falarem sobre elas mesmas e aprender com os ensinamentos;
b) mesmo tendo cargo superior na hierarquia, aceite orientação, sugestão e sempre agradeça;
c) sorria, isso faz um bem danado a vocĂȘ e aos outros.

É impressionante como temos a facilidade de travar as pessoas que lidam com a gente, isso lembra aquele famoso “stroke” sĂŁo golpes que a gente dĂĄ, no dia-a-dia, em quem geralmente gosta da gente: quantas vezes vocĂȘ agradeceu pelo cafezinho que toma todo dia e simplesmente adora; jĂĄ falou para a pessoa que limpa o chĂŁo da empresa que o trabalho dela Ă© simplesmente fantĂĄstico? O pior Ă© que geralmente os golpes sĂŁo mais freqĂŒentes com quem mais a gente ama: nossa esposa e filhos. Portanto, quantas e quantas vezes a gente chega cansado do trabalho e nem sequer percebe que a esposa cortou o cabelo, fez as unhas, isso para agradar o maridĂŁo que, logo antes de tudo, pergunta a ela se a refeição estĂĄ pronta; imaginariamente em seguida, o seu filho chega para lhe mostrar um desenho e vocĂȘ de prontidĂŁo diz: agora nĂŁo, estou vendo a novela. O pior Ă© quando se grita: sai daqui menino, nĂŁo estĂĄ vendo que estou ocupado. AtĂ© a sogra, muitas vezes, leva porrada da gente sem merecer. Agora reflita, faça um exame de auto-anĂĄlise e veja como se comporta na empresa? VocĂȘ Ă© daqueles que sai atirando para todo lado?

Vejamos o caso de muitos gerentes ou chefes imediatos. A grande maioria, senão a exemplo do que falamos no segundo parågrafo, é competente, mas, muitas vezes são injustiçados por alguns empregados.

PorĂ©m, o chefe tem a tarefa de administrar talentos, pessoas que sabem de sua importĂąncia em um determinado contexto; certamente ele administra um bicho chamado “vaidade”; contudo, todos nĂłs somos pelo menos um pouco vaidoso; e nesse caso, a vaidade Ă© uma arma valorosa para se tirar um bom proveito. Mas, os administradores, Ă s vezes, tĂȘm que tomar certas decisĂ”es que ferem e decerto sĂŁo duras para algumas realidades. Por conseguinte, hĂĄ casos que vocĂȘ deve ter habilidade de conhecer que o chefe ou gerente tambĂ©m pode estĂĄ sofrendo com certas decisĂ”es.

Alguns empregados acreditam que a função do chefe Ă© sempre fazer o melhor para a empresa, Ă© pagar rigorosamente em dia, Ă© manter produtos e serviços com qualidade e polĂ­tica de preço adequada. Certo; mas quantas vezes vocĂȘ chegou para seu chefe e fez um elogio sincero e honesto a ele? SerĂĄ que vocĂȘ tem idĂ©ia das curvas de dificuldades que ele tem que evitar para manter tudo em ordem? SerĂĄ que vocĂȘ sabe que, muitas vezes, o administrador Ă© quase um mĂĄgico para manter a empresa funcionando e conseqĂŒentemente seu emprego, mesmo vocĂȘ sendo competente? Com todo esses infinitos afazeres, devemos convir que o chefe tambĂ©m precisa ser regado com elogios.

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