Você está preparado para ser um profissional de qualidade?

Abra-se ao novo, mas mantenha critérios e percepções racionais. Não saía correndo atrás de toda novidade que surgir. Você está preparado para ser e se manter como um profissional de qualidade? Refletir sobre estes mandamentos facilitará sua ação e o seu sucesso profissional.

1. Compromisso ? Você é um dos principais responsáveis pelo resultado. Pare de inventar desculpas (e arrumar culpados), seja comprometido e consciente do seu papel.

2. Saiba falar ? Sua melhor ação é a conversação: quem emburra perde a chance de se fazer entender e de trazer benefícios reais ao grupo. Tenha idéias e faça das propostas seu marketing pessoal. Seja um elo de comunicação e fale com clareza. A própria palavra emburrado significa estar empacado, ou seja, não vai a lugar algum.

3. Promova situações significativas ? Nada flui na sociedade como uma propaganda ou um conto de fadas. Assim como você tem problemas, os outros também sentem dificuldades. Quem só trabalha quando tudo está perfeito e correto não é profissional e deve partir logo para a Terra do Nunca (e jamais crescer). Seja articulador de resultados, não apenas mais um a sentar e se queixar. Garanta o sucesso da sua empresa e se torne um profissional diferenciado. Lembre-se: cada acerto é dito para no máximo três pessoas, já cada erro contamos para dez. Você não ganha nada em atrapalhar ?a sua própria casa?.

4. Enfrente problemas e conflitos ? As empresas, hoje, estão com dificuldade em entrar e permanecer no mercado. Não traga mais um problema, traga a solução. Se diante de uma dificuldade você não tem nada diferenciado e motivador para falar, acho difícil sobreviver neste século. Se avalie.

5. Sirva de exemplo ? Certa vez, uma empresa com muitas dificuldades de se manter estava à beira da falência e todos os funcionários insatisfeitos e cheios de queixas da administração. Um dia, quando chegaram para trabalhar ? muitos atrasados e fora do horário ? havia uma faixa na porta de entrada: ?Hoje morreu a pessoa que mais atrapalhava o crescimento dessa empresa, se dirija ao salão para o velório?. Todos correram para descobrir finalmente quem tinha prejudicado por tanto tempo o local de trabalho. A fila se formou rapidamente, e cada um que se aproximava mostrava um grande ar de espanto. Viam dentro do caixão um espelho ? a pessoa que mais prejudicava a empresa era cada um. Você tem a responsabilidade de exercer com caráter e dignidade sua profissão. Seja íntegro e comprometido o tempo todo que estiver dentro da empresa, não feche as portas para você mesmo.

6. Quem não cumpre horário e responsabilidade mente para si ? Você se acha esperto em burlar regras e princípios da sua empresa? Pergunte aos seus pais qual o grau de orgulho que eles sentem de você? Quem tenta enganar o outro acaba o mais enganado de todos. Ninguém é tão esperto o quanto se acha e os outros também não são tão burros como parecem.

7. Seja criativo ? Dizem que um cachorro estava perdido na floresta com um osso quando se sentiu ameaçado por um faminto leão, sem chance de escapar ele disse: ?Acabei de caçar e comer um leão, mas ainda estou com fome?. O leão assustado foi embora. Um macaco que tinha visto tudo correu para contar ao leão a história verdadeira. O leão, ainda mais bravo por ter sido enganado, tratou de voltar atrás do cachorro, que vendo que o rei da floresta corria em sua direção com o macaco montado nas costas, disse bem alto: ?Eu já acabei com um leão e aquele macaco que prometeu me trazer outro, nada de aparecer?. Moral da história: nunca desista de lutar ? você até pode perder, mas nunca desista sem lutar e inovar.

8. Conheça as novas tecnologias e esteja preparado para usá-las ? Computador não é só lazer, celular e brinquedo. Saiba como tirar proveito dessa (e outras ferramentas) para se informar, atualizar e crescer. As informações se atropelam no mundo e tem muita gente que insiste em ignorar. Saiba como funcionam os concorrentes vendo seus erros e acertos. Garra e caminho dependem do esforço de cada um.

9. Tenha domínio profissional ? Conheça seu cliente (necessidades e aspirações) e seu produto. Saiba como propor sem mentir, enganar e prejudicar. Vista a camisa fundamentado em pontos verídicos e seja um parceiro do cliente e da empresa. Sem qualquer uma das pontas desse triângulo você não tem nenhuma forma e chance.

10. Enxergue o conhecimento de forma não-fragmentada ? Não é só fazer o seu trabalho e pronto. Envolva-se em todas as etapas de sua empresa. Saiba como todas as áreas funcionam, agem e, principalmente, respeite e valorize cada trabalho.

11. Amplie seu repertório cultural ? Quando uma pessoa não quer crescer e aprender, todos são prejudicados. Uma idéia ou proposta de outro ramo pode muito bem ser aproveitada na sua área. Não seja bitolado, só procurando informações sobre determinado assunto. Quanto mais conhecimento você adquirir maior será o seu mercado.

12. Entenda os outros ? Compreenda o ?mundo? e a realidade em que os outros vivem. Não se detenha só na sua visão. Mantenha sua empatia; estude outras formas de linguagem: roupas, brincadeiras e olhares dizem muito mais do que a fala.

13. Abra-se ao novo ? Mas mantenha critérios e percepções racionais. Não saía correndo atrás de toda novidade que aparecer (ou pareça aparecer) e nem recuse conhecimento só porque nunca ouviu falar do assunto. Seja prudente e curioso.

14. Saiba gerenciar ? Organize tempo, espaço e conhecimento. Tenha disciplina para preparar seu dia, racionalizar seu tempo e evitar desperdícios.

15. Aprenda a aprender ? Busque informação e atualização contínua e principalmente, procure desenvolvimento a longo prazo ? o futuro também é muito importante.

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