VocĂȘ faz parte da Tropa de Elite?

Entrevista com Luis Paulo Luppa, autor do livro Tropa de Elite em Vendas ? Como formar, treinar e motivar equipes de vendas para dominar mercados Nascimento Ă© aquele cara que tinha tudo para nĂŁo ser vendedor, mas se tornou um especialista em vendas, viveu cada degrau da caminhada ao topo. Geriu mais de mil vendedores e construiu diversas famĂ­lias de vendas vencedoras. Que nome tĂȘm essas famĂ­lias? Tropa de elite de vendas.

Quem ainda nĂŁo assistiu ao filme Tropa de Elite, do diretor JosĂ© Padilha, pode ter uma vaga idĂ©ia do que o filme representa para a mais nova e polĂȘmica obra de Luis Paulo Luppa: o livro Tropa de Elite em Vendas ? Como formar, treinar e motivar equipes de vendas para dominar mercados (Ed. Thomas Nelson Brasil / Resultado). Mas quem assistiu, certamente vai conseguir extrair a essĂȘncia do que o filme, somado Ă  obra, pode representar para o universo das vendas.

Vai querer ler o livro ou assistir ao filme? Se nĂŁo agĂŒenta fazer os dois, pede para sair! Agora, se vocĂȘ for Pit Bull, leia a entrevista exclusiva que fizemos com o autor Luis Paulo Luppa, esse autĂȘntico Pit Bull Tropa de Elite. Depois vocĂȘ decide o que fazer, quando fazer e como fazer.

Por que formar, treinar e motivar equipes de vendas para sĂł entĂŁo dominar mercados?

É o princĂ­pio bĂĄsico da fundação do edifĂ­cio. Buscar o domĂ­nio de mercados sem preparação Ă© começar uma construção pelo telhado. Dominar mercados Ă© um conceito amplo, que circula pelos meandros do planejamento, da administração e gestĂŁo da força de vendas. É saber o que e como fazer na hora certa e da forma certa. Em vendas nĂŁo hĂĄ mais espaço para improviso, para tentativas, e sim habilidades e competĂȘncias. JĂĄ se foi o tempo em que ser vendedor era fruto Ășnico de um raro talento de convencer pessoas. Atualmente, o poder de convencimento nĂŁo Ă© diferencial, Ă© limitação.

Qual o papel do pensamento estratégico para a formação de uma tropa de elite?

Costumo dizer que quando uma empresa atinge o grau de maturidade em sua performance Ă© porque conseguiu equilibrar a excelĂȘncia da execução operacional com a estratĂ©gia. Pensar estrategicamente em vendas Ă© deixar de conhecer clientes para se relacionar com eles. É fechar uma venda, preparando a abertura da prĂłxima. É construir relaçÔes e explicitar benefĂ­cios, gerando satisfação na experiĂȘncia de compra do cliente. EstratĂ©gia em vendas Ă© pensar em mercado com um todo: oportunidades, ameaças e em engenharia humana. Quem lidera vendas faz do ato da venda uma conseqĂŒĂȘncia de processo.

Quais as caracterĂ­sticas de uma verdadeira tropa de elite de vendas?

A conjunção de espĂ­rito, mente e corpo. Em vendas nĂŁo hĂĄ mais espaço para equipes e sim para famĂ­lias. Vendas nĂŁo Ă© melhor e nem pior do que outros departamentos, mas Ă© muito diferente. Lidamos com aspectos emocionais de forte calibre. Rejeição, pressĂŁo e emoção sĂŁo fatores que fazem muita diferença no desempenho da tropa. Esses pilares da inteligĂȘncia emocional sĂŁo tratados como prioridade tĂ©cnica na formação do grupo. Uma tropa de elite de vendas Ă© um grupo selecionado com critĂ©rios rĂ­gidos, com treinamento ĂĄrduo e especĂ­fico que gera um ambiente criativo, de cooperação e muita competição.

Que caracterĂ­sticas precisa ter um vendedor para ser admitido em uma tropa de elite?

Fundamentalmente entender que ser um excelente profissional de vendas é uma escolha positiva e futurista. Nem todo jogador de futebol quer ser técnico um dia. Muitos vendedores estão vendedores e não são vendedores. Ser e querer ser o melhor de todos é requisito båsico. A sede pelo conhecimento e a capacidade de construir cenårios em vendas é outra característica fundamental. Nossos vendedores não operam por cartilha e sim por fundamentos. Uma tropa de elite de vendas não seleciona novatos, seleciona campeÔes de vendas para receberem um up grade e se diferenciarem dos demais.

E qual a missĂŁo de uma tropa de elite de vendas?

Dominar mercados com inteligĂȘncia de vendas, que Ă© construir valor e agregar relaçÔes duradouras. Atuar individualmente na busca das metas e gerar diferenciais durante o processo para proveito do coletivo.

Como reconhecer se a minha tropa é de elite ou se eu pertenço a uma tropa de elite?

Começa com os resultados, com o comportamento do grupo, com o perfil de cada um. Sob o meu ponto de vista, o que pode ser mais importante para uma empresa do que ter uma força de vendas matadora? VocĂȘ conhece alguma empresa desmotivada que tenha uma força de vendas que bate meta todos os meses? SerĂĄ que nĂŁo vale o investimento? Este reconhecimento Ă© um diagnĂłstico e para tal precisa de um especialista. Quando vocĂȘ tem dor de barriga, vocĂȘ procura um oculista?

Como eu avalio o desempenho da tropa?

Chamo de indicadores de eficĂĄcia em vendas e engenharia humana. É um binĂŽmio que cuida da retenção, oxigenação e potencialização da tropa. Aqui o lĂ­der Ă© tudo!

Qual a diferença do Pit Bull para o Tropa de Elite? Como eles se complementam? Um vive sem o outro?

A tropa de elite de vendas Ă© formada por vendedores Pit ?Bulls. É a fome com a vontade de comer. É o vendedor de sucesso passando por um treinamento de elite. É sair da classe executiva para primeira classe. Um vendedor comum certamente diria durante o treinamento: Eu desisto!

NA WEB:

Para ler esta entrevista na íntegra, acesse o Portal VendaMais e clique na seção VM PLUS.

Para Saber Mais:

Livro: Tropa de Elite em Vendas ? Como formar, treinar e motivar equipes de vendas para dominar mercados
Autor: Luis Paulo Luppa
Editora: Thomas Nelson Brasil / Resultado

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima