Você insiste em alcançar seus objetivos sozinho?

Cresça profissionalmente trabalhando em equipe e pensando não apenas nos seus objetivos. A exigência por resultados tem se tornado cada vez maior nas empresas. A busca por talentos também é outra realidade. A questão é saber se as equipes têm alcançado resultados conjuntos com a mesma velocidade que os talentos individuais. Saber trabalhar em equipe deixou de ser apenas um diferencial e se tornou um grande desafio no mundo corporativo contemporâneo. O foco está voltado para resultados melhores e mais rápidos.

Em um time unido e coeso, os talentos individuais brilham muito mais juntos do que cada um sozinho. Não há resultados positivos quando uma equipe inteira se posiciona para jogar em função de um único talento. O jogador Romário, por exemplo, tinha um objetivo que não era comum ao restante do seu time. Ele almejava alcançar marcas pessoais e sua postura feria o senso de time. O sábio ditado popular afirma: ?Uma andorinha só não faz verão?. É importante refletir sobre isso. Você é alguém que sabe trabalhar em grupo ou está apenas preocupado com seus próprios recursos e méritos?

Há algum tempo, o desenvolvimento do trabalho em equipe não era tão relevante. No entanto, atualmente, para qualquer empresa obter sucesso é preciso ter um conjunto de pessoas talentosas dispostas a abrir mão da vaidade pessoal para alcançar resultados extraordinários em conjunto. Esse é o caminho para que todos sejam beneficiados. Numa equipe, a busca por metas individuais fere todo o processo para um bom resultado. É certo que nos deparamos com notícias sobre contratações de requisitados executivos que são tratados como verdadeiras celebridades e ganham fortunas para dirigir grandes corporações. Mas será que apenas esse ?mega-super-executivo? pode salvar uma empresa da falência?

Encontramos diversos exemplos da dedicação e talento de CEOs que levantaram empresas praticamente falidas. Steve Jobs, presidente da Apple Computer, por exemplo, é considerado um verdadeiro gênio inovador. A empresa passou por vários problemas durante o fim da década de 80 e início dos anos 90 em decorrência de decisões equivocadas de seus gestores.

Graças à chegada de Jobs, a Apple desfruta de um verdadeiro recorde de vendas de iPods no mundo inteiro. Certamente, ele não fez isso sozinho. A verdadeira e desafiante função do executivo ?salvador da pátria? é fazer com que todos os melhores talentos da empresa joguem juntos em busca de resultados comuns. Ray Croc, fundador do McDonald?s, um exemplo de persistência e sucesso, dizia que nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos.

O histórico de resultados bem-sucedidos de renomadas empresas revela que, independentemente da posição que ocupa, o profissional deve ter o propósito de alcançar objetivos comuns. Não há nada maior que a força de uma equipe unida com objetivos comuns. Pense nisso. Ou você ainda insistirá em alcançar seus objetivos sozinho?

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima