VocĂȘ pode fazer diferente

O primeiro passo para criar Ă© obter informaçÔes, colocando o chapĂ©u de detetive. Nem sempre o cliente expressa o que quer, entĂŁo, vocĂȘ deve estar atento ao que ele quer dizer. Vivemos em uma guerra sem trincheiras, em todos os lugares e em todos os momentos. E uma das açÔes mais importantes para vencer a batalha contra o concorrente Ă©, sem dĂșvida, utilizar o potencial criativo que existe em vocĂȘ.

O vendedor, no dia-a-dia, tem pelo menos dois pensamentos na sua mente: um Ă© o interesse em efetuar a venda, e o outro Ă© efetuar outra venda. A criatividade Ă© um dos principais elementos presentes nos vendedores de sucesso, embora, de modo geral, apenas 3% das pessoas utilizem todo o poder proporcionado pela mente.

E vocĂȘ, vendedor, estĂĄ aplicando todo seu potencial criativo de vendas ou a preguiça faz do seu trabalho uma cansativa rotina que o transforma em um tirador de pedidos? Pois encontramos vendedores que nos fazem comprar; muitos, superando objeçÔes e outros esbarram nelas, ficando na mesmice.

O que diferencia um vendedor comum, que faz os atendimentos sempre da mesma forma, vive se lamentando por nĂŁo ver saĂ­da para a dificuldade do mercado e outros que se estĂŁo sempre inovando e encontrando outras formas de abordar o cliente, mostrar o produto, fazer seu marketing pessoal ou atĂ© mesmo buscando alternativas para qualquer situação. É como dizem: ?NĂŁo vamos ter resultados diferentes se fizermos as coisas sempre da mesma forma?.

O teste a seguir procura avaliar atĂ© que ponto vocĂȘ, vendedor, utiliza o seu potencial criativo. Para isso, Ă© importante responder com toda sinceridade. Trata-se de um teste de auto-ajuda, que nĂŁo tem objetivo de rotular, mas sim de despertar a atenção para o potencial criativo que estĂĄ em cada um de nĂłs.

Responda verdadeiro ou falso para cada pergunta:

1. Costumo seguir minha intuição, sentimentos e emoção.
2. Gosto de modificar, transformar, agregar.
3. A mĂșsica, cores, natureza e os movimentos sĂŁo importantes para mim.
4. Gosto de novas experiĂȘncias, de percorrer terrenos desconhecidos.
5. Sinto-me bem quando meu trabalho Ă© baseado em regras e normas previamente estabelecidas.
6. Tenho pensamentos originais, conceitos diferentes e respostas incomuns.
7. Alternativo ou sonhador pode ser o meu apelido.
8. Mantenho-me firme nas minhas convicçÔes, para que as mudanças não alterem minha rota.
9. NĂŁo gosto de fazer as coisas sempre da mesma forma.
10. Sou detalhista, dou importĂąncia a minĂșcias e pormenores.
11. Estabeleço novas relaçÔes e conexÔes em situaçÔes diversas.
12. Quanto mais a pessoa muda sua forma de ser mais deixa de ser ela mesma e isso nĂŁo Ă© bom.
13. O julgamento dos outros sobre a minha pessoa e sobre o meu trabalho Ă© muito importante para mim.
14. Devemos sempre acertar, errar Ă© constrangedor.
15. Considero problemas como oportunidades.
16. No dia-a-dia, analiso situaçÔes de forma racional, objetivando atenuar riscos.

Pontuação ? Some o total dos pontos na coluna verdadeira, diminua do total da coluna falsa, extraia a raiz quadrada do nĂșmero primo, acrescente 20%. NĂŁo! NĂŁo Ă© preciso, vamos comentar as respostas para que vocĂȘ reveja seus conceitos e atitudes. Vamos lĂĄ!

1. Perceber seus sentimentos e seguir a intuição poderå ser um caminho a percorrer para criar, pois estå ativando o lado direito do cérebro, o lado da criação, sensação, percepção, das possibilidades, da especulação, do arriscar, do curioso. Continue usando primeiro o lado direito e depois o esquerdo, para colocar em pråtica.

2. O criativo nĂŁo se contenta com algo estagnado, ele estĂĄ sempre modificando, transformando, agregando. Velocidade e ruĂ­do constante, rotina, como dizem os jovens, nĂŁo sĂŁo a praia dele.

3. Contemplar o que a natureza nos propicia Ă© uma das maiores fontes inspiradoras. As cores, os movimentos nos fazem sentir, transcender, fazendo-nos entrar em contato com os nossos sentimentos e isso Ă© altamente favorĂĄvel para a criatividade.

4. A curiosidade, a descoberta sĂŁo fatores importantes para a criatividade, mas Ă© importante aproveitar e colocar em prĂĄtica.

5. Não, não, não, seguir instruçÔes e regras é importante, imagine como seria se elas não existissem. Mas podem ser bloqueadoras da criatividade, caso não haja possibilidade de questionå-las e modificå-las.

6. O.k.! Devemos, cada vez, mais exercitar o mĂșsculo da criatividade e temos de estar sempre gerando idĂ©ias.

7. FantĂĄstico ter esse apelido, diria que Ă© um grande elogio.

8. Cuidado: ter objetivos Ă© importante, mas a flexibilidade poderĂĄ ajudĂĄ-lo de forma mais tranqĂŒila. Pense em aproveitar as mudanças para impulsionĂĄ-lo e nĂŁo para tornar-se inflexĂ­vel.

9. Perfeito, a rotina Ă© mesmo desagradĂĄvel para o criativo. SĂł tome cuidado para nĂŁo estar o tempo todo criando e nĂŁo colocando em prĂĄtica, pois isso poderĂĄ levar ao caos.

10. Cuidado com o excesso de detalhes, vocĂȘ poderĂĄ acabar ficando preso a um assunto que nĂŁo tem muita importĂąncia, o que consome tempo e bloqueia a criatividade, fazendo vocĂȘ atuar mais como dono de uma butique do que de uma rede de lojas.

11. Maravilha, para a criatividade tudo se interliga, em tudo hå correlação, mesmo em situaçÔes que aparentemente são antagÎnicas. Mais adiante trataremos disso.

12. O ser humano estĂĄ sempre em transformação. Agregando experiĂȘncia e melhorando a diferença Ă© que alguns percebem, outros nĂŁo. JĂĄ ouvimos vĂĄrias vezes que somos responsĂĄveis pelo nosso destino.

13. Ser avaliado Ă© favorĂĄvel para o nosso desenvolvimento, mas temos de saber separar o joio do trigo. Agora, estar sempre preocupado em ser criticado, medo de ser ridicularizado, poderĂĄ ser um forte bloqueador da criatividade.

14. Claro que todos querem acertar, mas muitas vezes Ă© preciso arriscar. Picasso sempre dizia: ?Criar Ă© um ato de coragem?, mas nem sempre sabemos o que poderĂĄ acontecer, sĂł temos de ter um pouquinho de cuidado.

15. Tudo Ă© uma questĂŁo de ponto de vista, o criativo transforma crises em oportunidades.

16. Cuidado com a razĂŁo, vocĂȘ estĂĄ ativando o lado esquerdo do cĂ©rebro, onde estĂĄ a lĂłgica, anĂĄlise, seqĂŒĂȘncia, fatos, realidade, organização e isso poderĂĄ bloquear a criatividade. Use primeiro o lado direito e depois o esquerdo, assim vocĂȘ poderĂĄ ser mais criativo.

Algumas dicas ? Em primeiro lugar, Ă© preciso saber que a criatividade estĂĄ relacionada a processos de pensamento, imaginação, intuição, originalidade, liberdade e nĂŁo-censura. Quem tem medo do novo e do ridĂ­culo ou Ă© autocrĂ­tico demais ou acaba bloqueando sua criatividade. EntĂŁo, se vocĂȘ estĂĄ desempregado, quer mudar de emprego ou aventurar-se por novas ĂĄreas, vai precisar de ousadia e criatividade para buscar oportunidades, tanto na sua ĂĄrea quanto em outras. Busque orientação para despertar o ser criativo que estĂĄ dentro de vocĂȘ.

Procure observar a realidade e os acontecimentos sob vĂĄrios Ăąngulos. Coloque-se no lugar do cliente. Um expert em vendas Ă© bem informado sobre os detalhes do negĂłcio do cliente, portanto utilize a internet para obter informaçÔes. O primeiro passo para criar Ă© obter informaçÔes, colocando o chapĂ©u de detetive. Nem sempre o cliente expressa o que quer, entĂŁo, vocĂȘ deve estar atento ao que ele quer dizer. De uma maneira geral, alĂ©m de saber sobre o cliente, vocĂȘ deverĂĄ conhecer a concorrĂȘncia, para sentir-se mais seguro.

Observe coisas novas e valorize os pequenos detalhes. HĂĄ produtos que talvez vocĂȘ esteja cansado de ver, porĂ©m vocĂȘ deverĂĄ mostrĂĄ-lo de forma diferente. A prĂĄtica do brainstorming poderĂĄ ajudar na geração de idĂ©ias e argumentos para lidar melhor com as objeçÔes.

Procure gerar idĂ©ias e melhorĂĄ-las, um exemplo Ă© brincar com as idĂ©ias e estabelecer semelhanças. Em vez de dizer que tem tal blusa na cor laranja, fale que Ă© cor papaia. Anote todas as idĂ©ias, mesmo as mais absurdas antes que vocĂȘ esqueça. Às vezes, no meio da noite ou no trĂąnsito, poderĂĄ ter uma boa sacada, mas anote rapidinho, antes que esqueça.

Mantenha acesa a chama do entusiasmo e do bom humor e vocĂȘ vai encontrar soluçÔes para os problemas de forma criativa.

ConteĂșdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima