Você quer descobrir a fórmula do sucesso?

Você quer descobrir a fórmula do sucesso? Quanto você pagaria para saber qual é a fórmula do sucesso? Seu salário, suas economias, todo seu patrimônio? Não precisa fazer as contas, pois é bem provável que nem mesmo o mais sábio dos matemáticos pudesse apontar com exatidão todos os elementos dessa fórmula. No entanto, um dos livros mais vendidos atualmente, O Sucesso Tem Fórmula? , da editora Campus/Elsevier, foi em busca dessa resposta, que hoje é uma das mais solicitadas.

Os autores do livro, Herb Greenberg ? fundador e CEO da Caliper USA ? e Patrick Sweeney ? vice-presidente executivo da empresa ?, passaram dois anos viajando por mais de 20 países, entrevistando algumas das pessoais mais bem-sucedidas do mundo. Entre elas estão: o lendário defensor dos direitos civis, o deputado americano John Lewis; o sobrevivente do Holocausto, Samuel Pisar; a presidente da Home Depot Canada, Annette Verschuren; a alpinista Rebecca Stephens; o jogador mais baixo da NBA de todos os tempos, Muggsy Bogues; a senadora americana Barbara Boxer.

A resposta que os autores encontraram é que não há uma fórmula exata para o sucesso. ?Algumas definições de sucesso, assim como as qualidades necessárias para alcançá-lo, podem parecer contraditórias. De fato algumas são. Não há uma fórmula única para todos, mas podemos garantir que, com certeza, existe um caminho que é o certo para você.? Em entrevista concedida à VendaMais, Herb Greenberg afirma que qualquer um pode alcançar o sucesso se tiver a motivação e o foco certos. ?Para alcançar esse nível, temos de parar, sentar e nos perguntar: ?Onde quero estar daqui a um ou dez anos??, para descobrirmos o que gostamos de fazer. Essa é a diferença que precisa ser percebida. Você precisa estar comprometido com alguma coisa, com o que está dentro de você, e não com algo externo. Fazer o que se deve fazer.?

José Luiz Tejon Megido, um dos brasileiros que teve sua história relatada no livro, concorda, afirmando que não existe uma fórmula, mas existe a sua fórmula, a que serve para você. ?Por isso, só você pode definir o que é sucesso, ninguém mais. Perseguimos isso como se fosse a roupa da moda, o carro do ano, a cobertura no novo bairro nobre da cidade. Sucesso é felicidade sim. E felicidade é sucesso também. É impossível ser feliz sem ser bem-sucedido. Uma coisa não está dissociada da outra. Sucesso é o enfrentamento corajoso da realidade. Sempre que fugimos, escapamos da realidade, ficamos infelizes, malsucedidos e, sem querer, contribuímos para que isso exista com os outros também.?

O que as pessoas de sucesso têm em comum?
Para Herb, a grande questão é ser honesto consigo. ?Ao escrever o livro, percebemos que há quatro fatores principais para uma pessoa atingir a excelência. Primeiro, ter sua própria definição de sucesso; segundo, definir quais são suas qualidades, o que você tem para atingir o seu sucesso; terceiro, todas as pessoas que entrevistamos tiveram um momento da verdade, físico ou não ? aquele ponto em que tomaram a decisão do que fariam para o resto de suas vidas e tiveram coragem de correr o risco. Todos temos esses momentos decisivos, mas a maioria está muito ocupada olhando pelo espelho retrovisor para poder percebê-los; e quarto, todas as pessoas que são bem-sucedidas amam o que fazem.? Herb complementa explicando que, geralmente, as pessoas querem um emprego, mas não desejam fazer o que o emprego exige que elas façam, por isso há tantos insatisfeitos.

Através de entrevistas e dos resultados de uma avaliação de personalidade de pessoas que contam suas histórias no livro, os autores revelam quais são as 19 qualidades essenciais que tornam cada uma deles uma pessoa extraordinária.

Confira quais são:

1. Perseverança ? Há pessoas que, diante de possíveis derrotas, desafiam as probabilidades e se recusam a aceitar a idéia de que não existe escapatória. Não desmoronam e conseguem alterar o que é aparentemente inevitável.

2. Foco no objetivo ? Segundo os autores, do ponto de vista psicológico, indivíduos com um objetivo têm uma combinação de autodisciplina, grande senso de responsabilidade, assertividade e garra.

3. Autoconhecimento ? Ao saber o que as motiva, utilizam os pontos fortes, focando-os em uma direção bem-definida. Mas quando não temos certeza do que nos traz motivação, podemos tropeçar em nós mesmos e fazer algo que não pretendíamos.

4. Resiliência ? A forma como lidamos com a rejeição e com a derrota tem a ver com a maneira como alcançamos o sucesso. Pessoas com auto-estima saudável conseguem manter a calma depois de uma derrota e prosseguem com uma determinação ainda maior.

5. Disposição para assumir riscos ? Não significa deixar a cautela de lado, mas avaliar a situação, acreditar que vale a pena fazer algo e arriscar. Os autores citam que durante todo o estudo encontram essa característica em todas as pessoas que analisaram.

6. Desempenhar bem sob pressão ? Não basta se sair bem nas piores situações, mas acreditar que, por pior que seja, o seu melhor se mostrará nas situações mais difíceis.

7. Otimismo ? Os autores acreditam que o otimismo começa com a crença de que sempre existe outra oportunidade. Não que isso, isoladamente, possa melhorar tudo, mas já é um grande passo para o progresso.

8. Empatia ? Entender os outros e ter a capacidade de perceber as reações de outra pessoa para se colocar no lugar dela é fundamental.

9. Competitividade ? Essa característica é aquela ardente necessidade de vencer o adversário a cada lance.

10. Paciência ? É preciso ter uma enorme força interior para esperar por algo que vale a pena.

11. Poder de persuasão ? É fundamental saber convencer os outros do seu ponto de vista.

12. Segurança ? Para os autores, se existisse uma receita psicológica para segurança, ela seria assim: pegue uma parte de autoconfiança, misture com uma parte igual de confiança naqueles que o cercam e agite.

13. Paixão ? Para alcançar o real sucesso é preciso se dedicar de corpo e alma ao que se está fazendo. ?É impossível ser bem-sucedido sem amar o que se faz.?

14. Integridade ? De acordo com os autores, uma das qualidades relacionadas à nossa essência é a de sermos honestos e verdadeiros com nós mesmos.

15. Confiança ? É a base de todo relacionamento que funciona. Quando confiamos em nós e pessoas que nos cercam, ampliamos as oportunidades e as possibilidades.

16. Bom humor ? Não é possível ser bem-sucedido se não há prazer no que se faz.

17. Estar aberto ? Pessoas que podem continuar a crescer estão abertas para novas experiências e para aprender mais sobre si.

18. Criatividade ? É necessário entender o ambiente para transcendê-lo. ?Há dois tipos de pessoas: as que criam e as que criticam.?

19. Coragem ? As pessoas costumam pensar que os corajosos são destemidos, mas, na verdade, coragem significa superar o medo e fazer o que precisa ser feito.

A superação é possível, só depende de você
Dois brasileiros tiveram suas histórias contadas no livro O Sucesso Tem Fórmula? : João Carlos Martins e José Luiz Tejon Megido que, em pouco mais de dois anos, se transformou em um maestro internacional, depois de abandonar a carreira de pianista por causa de um problema nas mãos.

Hoje, Tejon, além de músico, é palestrante motivacional, especialista em marketing e diretor de uma editora. Quando tinha quatro anos, sofreu um grave acidente. Sua mãe esquentava o restante da cera que havia passado no chão quando, em vez de derreter, a cera pegou fogo. Como a lata estava quente demais, ela a jogou pela janela no exato instante em que Tejon passava. As chamas atingiram seu rosto. A partir daí foram muitas cirurgias, implantes de pele, passagens por diversos hospitais e uma enorme vontade de não sair mais de casa, pois não gostava de sua aparência e, menos ainda, da maneira como os outros o olhavam.

Em entrevista exclusiva à VendaMais, Tejon conta como superou tudo isso e construiu sua história de sucesso.

VendaMais ? Os autores do livro citam a sua definição de sucesso como a preferida deles. Como você sente-se com isso?
Saber que minha definição – que é a de manter a fonte eterna da juventude dentro de si, guardar a imagem da criança que fomos e saber que ela está presente em tudo o que fazemos ? foi considerada como a mais abrangente e a preferida deles me surpreendeu. A partir disso, mergulhei mais fundo ainda no legítimo sentido dessa definição. O sucesso é algo ligado diretamente ao compromisso com o sentido de vida, somente possível de ser resgatado na semente de nossas crianças interiores. Essa citação no livro me dá muita felicidade, não pela citação em si, mas por me fazer ir mais fundo ainda naquilo que estava refletindo.

VM ? O que foi mais difícil na superação do problema que você enfrentou?
A venda interior. A venda mais difícil do mundo não é vender algo para outra pessoa, é você conseguir vender-se para si. Para superar, precisamos comprar a nós mesmos, acreditar que podemos viver, sobreviver, expandir e conquistar o lado externo, mas para que isso tudo aconteça, o processo é íntimo. A primeira venda é para dentro. Um fator fundamental para superar os muitos preconceitos em minha vida foi vender. Desde pequeno, no bazar de bairro dos meus pais, eu precisava atender no balcão. Meu primeiro trabalho foi como vendedor porta a porta e precisava enfrentar o medo que tinha de mim. Vendas é uma profissão bendita. Para se tornar um grande vendedor ou uma grande vendedora, é preciso ser, antes de tudo, um grande homem ou uma grande mulher.

VM ? Para você, o que é sucesso?
É a reunião de ingredientes como coragem, bom humor, objetividade, resiliência, persistência, integridade, criatividade, trabalho em equipe, ousadia, amor e paixão. É descobrir qual o seu ponto forte e saber no que ele faz a diferença no mundo que o cerca. É descobrir o seu talento e ser fiel a ele. É se conhecer e manter a fonte eterna da juventude e da sua criança dentro de você. Sucesso é a vitória da sua criança interior.

VM ? Qual é o seu ?conselho de ouro??
Para os leitores de VendaMais, grandes profissionais de vendas, estrategistas, gestores, vendedores e áreas de apoio, aqui vai a dica: ?Gostar de vendas é gostar de superação. A arte maior da venda é superar-se todos os dias. Um grande vendedor é um ser que supera. E sucesso é superação?.

Para saber mais
Livro: O Sucesso Tem Fórmula?
Autores: Herb Greenberg e Patrick Sweeney
Editora: Campus/Elsevier
Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br

Visite os sites:
www.caliper.com.br
www.tejon.com.br
www.joaocarlosmartins.com.br

Para conferir na íntegra a entrevista com José Luiz Tejon Megido, visite o portal VendaMais (www.vendamais.com.br) e clique na seção VM PLUS.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima