VocĂȘ sabe como funciona sua loja?

Faça um passeio em sua loja, como cliente, e descubra como estĂĄ seu conhecimento sobre o negĂłcio. Estranho? Mas Ă© exatamente com esse convite que o levo a uma reflexĂŁo: vocĂȘ sabe como funciona sua empresa? Tomando como exemplo uma loja de comĂ©rcio que costuma fazer as contrataçÔes de fim de ano, percebemos a preocupação em treinar unicamente para atuação na função que serĂĄ exercida, no setor especĂ­fico. Existem vĂĄrias desculpas para a nĂŁo-realização do processo de integração e conhecimento global do funcionamento dos setores da empresa. Muitos, quando atendem seu cliente em outro setor, mal sabem o nome do colega que executa a função. Essa realidade muda um pouco quando existem metas por equipes, fazendo com que haja uma certa procura por outros conhecimentos por parte dos vendedores que jĂĄ estĂŁo na empresa, mas quando a meta Ă© individual Ă© uma loucura, cada um por si e nada mais. A questĂŁo Ă© simples e altamente necessĂĄria para que todos conheçam todos e como a empresa que estarĂĄ trabalhando funciona, evitando maiores dificuldades em relação ao cliente.

Então, vamos passear? Entre na loja como visitante, turista, cliente, como queira e siga o roteiro abaixo anotando suas impressÔes e vamos ver como estå seu conhecimento:

» Comece abrindo a loja ? qual é a sua impressão como visitante?
» Passe setor por setor e avalie o fluxo e o layout ? verifique se estão preparados para receber o cliente.
» Procure seguir sem perguntar e observe se a sinalização estå adequada.
» Visite os pontos significativos como provadores, banheiros, locais para lanches, bebedouros e lazer.
» Vå até o crediårio ou caixa.
» Agora, veja como funciona o pacote.
» VocĂȘ conhece a gerĂȘncia?
» É hora de ir embora, siga a sinalização.
» Na saĂ­da dĂȘ mais uma olhada na vitrine ? ela o faria voltar ou ter vontade de voltar?

Parece uma brincadeira, mas é muito sério! Muitas pessoas ficam surpresas quando fazem o passeio e percebem seu dia-a-dia com outros olhos, elogiando e criticando situaçÔes ou estrutura, exatamente como faz o cliente.

É conveniente incluir no roteiro os setores que ficam por trĂĄs dos bastidores como compras, manutenção, financeiro, recursos humanos e outros. A melhor forma Ă© vocĂȘ encarar a atividade como se fosse um passeio e cada setor como um ponto de visitação, com pessoas prontas para recebĂȘ-lo e para dar informaçÔes precisas ou vocĂȘ pode ser um guia que mexe com a imaginação de seus visitantes.

Bem, mesmo sendo um pouco romùntico, agora vem o dever de casa. Qual o resultado disso tudo? Como seus colaboradores encararam o passeio? Que contribuiçÔes podem ser extraídas deles? E o mais importante: estamos preparados para receber e para orientar?

A preparação deve começar pelo primeiro degrau, ou seja, nĂŁo adianta contratar profissionais com outras experiĂȘncias e nĂŁo mostrar como funciona a sua empresa. NĂŁo adianta querer vender, treinar para vender se o seu vendedor nĂŁo conhece setor por setor. Algumas empresas cometem o pecado de nĂŁo contar a histĂłria da sua empresa, nĂŁo tratam o funcionĂĄrio como parte integrante, mas como alguĂ©m sem relevĂąncia. Contagie sua equipe, crie, faça diferente. Comece pelo começo. Um passeio nĂŁo Ă© nada mal.

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