VocĂȘ sabe quanto gasta de desconto por ano?

VocĂȘ sabe quanto gasta de desconto por ano? Digamos que sua empresa fature R$ 1.200.000 por ano ? uma empresa de pequeno porte padrĂŁo. Agora calcule comigo qual a taxa mĂ©dia de desconto que vocĂȘ ou sua equipe aplicam para o cliente. Digamos que sua empresa siga o padrĂŁo de 8% de desconto mĂ©dio. Fazendo uma simples conta vocĂȘ saberĂĄ que, por ano, sua empresa dĂĄ R$ 96.000 de desconto. Ou o equivalente a quatro carros populares. O que? Quatro carros populares?

Exatamente. Estamos falando de um assunto que Ă© um grande tabu. As empresas estĂŁo viciando seus vendedores em descontos porque suas tabelas de vendas sempre tĂȘm o valor cheio e o desconto previsto. Tudo bem existirem descontos por volume de vendas, afinal, quanto mais o cliente comprar mais deve ganhar. Mas esses conceitos estĂŁo banalizados, pois todos os clientes ganham algum desconto. Imagine que essa pequena empresa poderia sortear dois carros para seus clientes e dar como premiação mais dois carros para sua equipe de vendas. Isso sim seria uma revolução dentro da empresa. Os vendedores enlouqueceriam, e os clientes seriam estimulados a consumir um pouco mais. Mas nada disso pode acontecer enquanto a verba for direcionada para o desconto.

Faça um preço justo e acredite nele. Quando vocĂȘ passa o preço cheio de fatores de descontos e generaliza esses descontos, estĂĄ deixando seu vendedor inseguro com o preço que estĂĄ recebendo. Afinal, a tabela tem mais descontos que preços. E, para piorar a situação, o desconto nĂŁo agrega valor algum para a empresa, apenas garante aquela venda e pronto. O pior Ă© quando os programas de fidelidade sĂŁo baseados apenas em descontos, isso faz a mĂĄquina do desconto consumir ainda mais dinheiro, sem qualquer controle e pela vida toda. Essa Ă©, por exemplo, uma armadilha que quebrou inĂșmeras empresas de aviação em todo o mundo. Confesso que fico mais feliz quando sou promovido para a primeira classe em um vĂŽo cansativo do que quando utilizo meu trecho gratuito ou me indicam Ă  sala vip do aeroporto.

2007 estĂĄ apenas começando. Gostaria de lhe propor uma reflexĂŁo. SerĂĄ que este ano vocĂȘ vai basear suas negociaçÔes em descontos? Quanto eles jĂĄ comeram do seu lucro ou da sua comissĂŁo no ano passado? VocĂȘ vai deixar que isso aconteça novamente?

Pense nisso e faça diferente. Surpreenda seus clientes e sua equipe de vendas com novidades que realmente causem impacto. Mude as regras do jogo, premie sua equipe com algo novo e crie a motivação. Presenteie seu cliente e conquiste sua emoção. Garanto que nenhum desconto causarå essas emoçÔes.

Visite o Clube do Vendedor (www.clubedovendedor.com.br) e confira o vĂ­deo “Como Fidelizar Clientes”, com Marcelo Caetano.

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