VocĂȘ sabe vender seu tempo?

NĂŁo hĂĄ milagre possĂ­vel. NĂłs temos oito ? vĂĄ lĂĄ, dez ? horas por dia para vender. Se cronologicamente nada pode ser feito para mudar essa realidade, o desafio Ă© saber usar essas horas da melhor forma possĂ­vel. NĂŁo hĂĄ milagre possĂ­vel. NĂłs temos oito ? vĂĄ lĂĄ, dez ? horas por dia para vender. Se cronologicamente nada pode ser feito para mudar essa realidade, o desafio Ă© saber usar essas horas da melhor forma possĂ­vel.

Vamos refletir sobre alguns aspectos que podem tornar seu tempo mais produtivo.

1. Devemos dar mais atenção aos clientes antigos ou aos prospects?

Em primeiro lugar, lembremos de que a concorrĂȘncia estĂĄ de olho em ambos. EntĂŁo, o que fazer? Muitos vendedores parecem optar por deixar para atender os mais antigos ?quando der?. A desculpa Ă© que, por se tratar de gente ?da casa?, os clientes antigos serĂŁo mais tolerantes e pacientes. Nada mais errado. Gente da casa quer atenção prioritĂĄria. AlĂ©m disso, lembre-se: o melhor cliente Ă© aquele que jĂĄ comprou de vocĂȘ, que jĂĄ conhece seus serviços e ajustou suas expectativas Ă quilo que sua organização pode oferecer. Dedique todo o tempo necessĂĄrio aos clientes antigos.

Mas e os prospects? Se vocĂȘ nĂŁo der atenção a eles, a concorrĂȘncia o farĂĄ. É lĂłgico que nĂŁo devemos excluir os prospects de nossa agenda, mas existem empresas que, inteligentemente, direcionam parte de sua força de vendas apenas para fazer prospecção (sĂŁo os chamados hunters ? caçadores ?, que dedicam todo o seu tempo para prospectar o mercado). Se esse for o seu caso, Ăłtimo. Caso contrĂĄrio, jamais dedique menos de 70% do seu tempo aos clientes antigos.

2. Como podemos nos livrar dos ?ladrÔes de tempo??

Na minha opiniĂŁo, aqui estĂĄ o busĂ­lis, o centro do problema. Vendedores desperdiçam muito tempo. A principal razĂŁo Ă© a ausĂȘncia de planejamento. É muito comum um vendedor acordar sem saber como começar seu dia. Sem ter idĂ©ia de quais clientes deve visitar e por que deverĂĄ fazĂȘ-lo hoje, e nĂŁo amanhĂŁ. Lembremo-nos do velho BarĂŁo de ItararĂ©, que dizia: ?É de onde menos se espera que nĂŁo sai nada mesmo?.

AlĂ©m da falta de planejamento, outros ladrĂ”es de tempo devem ser perseguidos e eliminados. O uso de laptops facilita a vida dos vendedores, mas nĂŁo perca tempo lendo e-mails o dia todo (de preferĂȘncia tenha um bom anti-spam para se livrar dos e-mails inĂșteis). Parar para almoçar Ă© uma necessidade inquestionĂĄvel. Mas se, ao fazĂȘ-lo, vocĂȘ regar a refeição com uma caipirinha na entrada e uma cervejinha no meio, sua produtividade fatalmente ficarĂĄ comprometida. Aproveitar que estĂĄ na rua para consertar o carro, cortar o cabelo ou comprar uma roupa nova Ă© antiprodutivo. Faça como todo mundo, reserve sĂĄbados, domingos e feriados para suas necessidades pessoais.

3. Qualidade e quantidade sĂŁo a mesma coisa?

Na sua sabedoria, os gregos antigos utilizavam duas palavras para denominar o tempo: chronos e kairós. Chronos é o tempo que pode ser medido no relógio. Kairós é a qualidade do tempo. Não adianta passar muitas horas com um cliente se não nos dedicamos a ajudå-lo a exercer a melhor opção de compras. Quantidade nunca significou qualidade.

Se vocĂȘ acha que nĂŁo tem tempo para nada, pense nessas questĂ”es e boas vendas.

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima