Você tem jogo de cintura?

Competência técnica e dedicação não são suficientes para conquistar progresso na carreira, você precisa saber ser político. Segundo a professora e consultora em gestão Kathleen Kelley, o que separa os vencedores dos perdedores na vida corporativa é o “jogo de cintura”.

Kathleen explica em seu novo livro, Política Pessoal, da editora Gente, que ser político não significa ser antiético ou apresentar desvios. Trata-se de uma questão de ouvir, comunicar-se com os outros e fazer escolhas que avancem em direção aos objetivos de todos. ?A política envolve, algumas vezes, visibilidade e submissão às regras, mas está quase sempre relacionada à capacidade de expor suas idéias de modo favorável e de saber o que dizer ? sobretudo como, quando e a quem dizer?, conta.
Para a especialista, as pessoas que sabem ser políticas se esforçam para conhecer bem os sistemas nos quais trabalham e os pontos de vista comuns que os determinam, assim como suas falhas e comportamentos considerados controversos.

Teste sua capacidade de ser político
Responda as perguntas a seguir e verifique se você possui algumas habilidades fundamentais para quem tem ?jogo de cintura?: É capaz de influenciar e administrar com eficiência as percepções que as pessoas têm de você e de suas idéias?
Consegue converter inimigos em aliados?
Você pode prever e administrar resultados e conseqüências com bastante antecipação?
Suas idéias são ouvidas e bem-aceitas?
Você sabe o melhor momento e a melhor maneira de apresentar suas idéias?
Você está em evidência?

De acordo com a autora, as habilidades acima determinam o sucesso profissional, mas significam apenas o começo, portanto se você respondeu ?não? a pelo menos umas das perguntas, precisa se dedicar para ser mais político.

Conheça melhor sua empresa
Identificar as regras da organização onde trabalha é fundamental para quem deseja melhorar o ?jogo de cintura?. Quer saber quais informações você precisa obter? Clique na seção Motiva Plus e leia o artigo Conheça Melhor sua Empresa.

Para saber mais:
Livro: Política Pessoal
Autora: Kathleen Kelley Reardon
Editora: Gente

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima