VOCÊ TEM MEDO DE SER LÍDER?

Estamos em uma época em que pessoas dotadas de espírito de liderança estão sendo muito requisitadas. Estamos em uma época em que pessoas dotadas de espírito de liderança estão sendo muito requisitadas. As empresas buscam e investem alto para manter um bom líder no comando dos negócios. Porém, o que pouco ou quase nada se fala é que embora a capacidade de liderança seja nata em qualquer indivíduo, o que impede que muitos mantenham essa postura é o medo que surge mascarado das mais variadas formas.

Basta dizer que gente tem medo de gente, que o líder é um ser humano, com suas frustrações, inseguranças, problemas familiares, como qualquer outro. Só que, em geral, nos deparamos com o clichê do insensível, do tirano, do intransigente, do mal-amado e egoísta. Analisando dessa forma chegamos à conclusão de que o “glamour” que se atribui à capacidade de liderança tem mais de fantasia do que de realidade.

Algumas fantasias chegam a afastar as pessoas de oportunidades por puro preconceito. No mundo profissional, por exemplo, quem está subordinado a alguém tende a valorizar demasiadamente o título e chega a atribuir qualquer ato mais enérgico como abuso de autoridade. Deixa de enxergar que muitas das características da pessoa dotada da capacidade de liderança estão diretamente relacionadas à paixão por aquilo que se está realizando.

Muitas vezes, o relacionamento de um líder com a sua equipe ou seus comandados é difícil pela falta de sensibilidade e compreensão. A partir do momento que reconhecemos no outro competências que podem ser nossas é muito mais fácil deixar de criar situações delicadas e constrangedoras. E isso serve para a vida profissional, social e pessoal.

Conclusão: entenda que todos os líderes têm seus medos e inseguranças, como você, mas os que se destacam são aqueles que têm coragem para vencer o medo e partem para a ação.

Frase: Você não crescerá, a não ser que tente algo além daquilo que já domina ? Ronald Osborn

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima