VocĂȘ tem medo de vender?

Embora exista um bom empenho por parte de vårias empresas em atender com qualidade os consumidores, outras estão mal preparadas e afugentam quem delas se aproxima. A cliente entrou na loja de roupas e perguntou à vendedora se havia mais cores de pijamas infantis como o que ela havia visto na vitrine. O preço era bom por causa da promoção anunciada. A moça se dirigiu aos fundos da loja para procurar. Pouco depois, retornou dizendo que não poderia informar, pois os produtos estavam em caixas fechadas e, portanto, solicitou à consumidora que retornasse em outro momento, quando a gerente as abrisse. A cliente não gostou e disse que não tinha tempo. Expressou, ainda, que não tinha nada a ver com o fato de as caixas estarem fechadas. Outra vendedora interveio, resolvendo a situação. Abriu as caixas e vendeu alguns pijamas, além de pedir desculpas à consumidora.

Embora exista um bom empenho por parte de vĂĄrias empresas em atender com qualidade os consumidores, outras, contudo, estĂŁo mal preparadas e afugentam quem delas se aproxima. Nos momentos em que ocorre esse tipo de situação indesejada, percebe-se que o pessoal de atendimento trabalha com medo e sem iniciativa. Assim, prefere atender mais Ă s normas internas da loja a atender melhor o cliente. Alguns aspectos do medo dizem respeito Ă  pouca experiĂȘncia existente, perder o emprego por causa de algo que desagrade o patrĂŁo ou o gerente e falta de treinamento.

NĂŁo obstante, o medo de agir e a falta de iniciativa acabam com a venda. Agir com maior liberdade e tomar algumas decisĂ”es para resolver os problemas do consumidor e nĂŁo provocar maior dificuldade Ă© crucial para se diferenciar da concorrĂȘncia. De um lado, os profissionais de vendas precisam se preocupar mais com os resultados e ultrapassar os obstĂĄculos que obstruem o caminho da boa performance e do sucesso nos negĂłcios. De outro, os proprietĂĄrios de empresas devem preparar seu pessoal, treinando-os e promovendo a autonomia para que pratiquem a solução de problemas. É preciso confiar. Quando nĂŁo hĂĄ confiança nas relaçÔes de trabalho, o fato Ă© percebido e se instala um clima de desmotivação por conta da baixa auto-estima que se desenvolve no colaborador e do medo que sente em cometer algum deslize que gere desconfiança. Trabalhar sob o medo traz prejuĂ­zo e impede o crescimento da qualidade no atendimento. Mude de atitude. Qual Ă© o seu medo?

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima