VocĂȘ tem o direito de ficar calado

No atendimento ao cliente, cuidado com o que vocĂȘ fala, pois, Ă s vezes, suas palavras podem se virar contra vocĂȘ Quando um cidadĂŁo recebe uma ordem de prisĂŁo, de acordo com a lei, ele tem o direito de permanecer calado. E se abrir mĂŁo desse direito, tudo o que disser pode ser usado contra ele posteriormente.

Essa lei devia tambĂ©m ser aplicada no atendimento ao cliente, pois quando se comete um erro gravĂ­ssimo perante um cliente, qualquer coisa que vocĂȘ diga pode piorar cada vez mais a situação.

Por outro lado, se vocĂȘ recebe do seu cliente um bom pedido, algo que realmente precisava para fechar sua meta, muito cuidado na hora de agradecĂȘ-lo, pois vocĂȘ pode colocar tudo a perder. Use seu direito de permanecer calado.

Muitas vezes, quando tentamos ficar justificando uma atitude incorreta ou interpretada como incorreta, acabamos prejudicando e truncando a comunicação e quanto mais tocarmos nesse assunto, menos teremos razão.

Se vocĂȘ errou, encontre a maneira mais rĂĄpida de reparar seu erro e deixar claro que vocĂȘ nĂŁo teve, em momento algum, a intenção e que entende o quanto ele significa para seu cliente. Tome uma postura para resolver o assunto o mais rĂĄpido possĂ­vel e nĂŁo fique apenas dizendo que vai fazer, pois falhas e mal-entendidos podem atĂ© acontecer, mas nĂŁo consertĂĄ-los Ă© inadmissĂ­vel.

E nĂŁo esqueça de que tudo o que vocĂȘ disser pode ser usado contra vocĂȘ posteriormente. Portanto, tente nĂŁo errar. Caso aconteça, nĂŁo erre ainda mais tentando arrumar. Escute, pois cabe ao cliente aceitar suas desculpas e falar tudo que estiver no seu direito.

Analise constantemente sua forma de atendimento, pense sempre duas vezes antes de falar e dez antes de escrever, pois a escrita nĂŁo tem sentimentos e pode ser interpretada de diversas formas.

Pense antes de agir, de errar e de tentar consertar.

ConteĂșdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂșri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima