Quer atingir o sucesso na sua carreira? Planeje-se e chegue lå Hå algum tempo, fui desafiado por um amigo headhunter a fazer uma palestra para um grupo de profissionais que buscava recolocação no mercado. Perguntei a ele: ?O que um profissional de marketing poderå dizer a um grupo como esse??. Meu amigo foi lacÎnico: ?Se vira?.
Como sou do comércio, só enxergo produtos a serem vendidos, então pensei ?vou comparar essas pessoas com produtos a serem ofertados ao mercado, apenas assim poderei ajudå-las a refletirem sobre suas vidas e carreiras e descobrir por que ainda não conseguiram colocação?.
Uma comparação do tipo: sou um produto, estou na vitrine, como faço para que as empresas comprem meus serviços? A partir desse conceito, elaborei uma palestra abordando o profissional como algo que precisa estar sempre pronto para ser comprado ? é o que se chama de empregabilidade.
O trabalho recebeu o tĂtulo ?E agora, o produto sou eu, como faço para me vender??. O que eu menos desejava era que a fala enveredasse pelo velho, ensebado e antiĂ©tico assunto do marketing pessoal. Nada de truques de carreirismo ou modismos.
Pesquisas indicam que somente 3% das pessoas elaboram planos de carreira ou tĂȘm visĂŁo clara do que gostariam de fazer daqui a cinco ou dez anos. NinguĂ©m se dĂĄ ao trabalho de colocar no papel um plano de carreira pessoal.
NĂŁo basta o diploma, vocĂȘ precisa saber o que vai fazer com sua profissĂŁo, onde quer chegar e que habilidades precisarĂĄ desenvolver ao longo do tempo para isso. Ă preciso ?calendarizar? os sonhos, saber o que precisa ser feito e realizĂĄ-los etapa por etapa.
Planos de carreira em constante revisĂŁo ajudam o profissional a se manter na rota. Mas vocĂȘ poderia se perguntar: ?E se eu nĂŁo sei o que quero fazer??. Um dos truques para descobrir o que realmente desejamos na vida Ă© ter disposição para ouvir nossas mensagens interiores.
Pegue uma folha de papel e vĂĄ anotando tudo o que lhe vier Ă cabeça sobre o assunto. Depois de uma ou duas semanas, releia as percepçÔes e corte as que realmente nĂŁo gostar. ApĂłs alguns meses, refaça o exercĂcio e reflita novamente sobre o assunto, pois nossos interesses mudam com o passar do tempo.
Muitas vezes, o belo cargo que tanto almejĂĄvamos jĂĄ nĂŁo Ă© aquela maravilha que se pensava. Faça aquilo que gosta e aprenda a gostar do que tiver de fazer. E nĂŁo faça nada sĂł pelo dinheiro, pois ele sempre Ă© conseqĂŒĂȘncia do que realizamos com amor e entusiasmo.
Quem tem de escolher e se ocupar com nossa carreira e plano de vida somos nĂłs, nĂŁo nossos pais ou direção da empresa. Em vez de ser ?planejado?, seja vocĂȘ o planejador do seu destino. E uma vez feito o plano, coloque-o em prĂĄtica. Goethe jĂĄ dizia: ?Seja lĂĄ o que vocĂȘ sonhar e quiser fazer, faça. O ato de começar a fazer traz poder e magia?.
Aprenda a fazer espelho, ou seja, escolha alguĂ©m que vocĂȘ admira muito por suas realizaçÔes profissionais e diga a si mesmo que um dia vai ser igual ou melhor que ele. Procure saber tudo sobre essa pessoa: como trabalha, quais sĂŁo suas melhores qualidades, como administra a vida e carreira, que cursos realizou, etc.
Mas cuidado, pois esse indivĂduo pode ser um excelente profissional e, ao mesmo tempo, ter um pĂ©ssimo carĂĄter. Espelhe-se apenas no que ele representa de bom, no que vocĂȘ admira e pode ser Ăștil para sua carreira.
NinguĂ©m precisa saber desse seu procedimento, Ă© assunto Ăntimo, sĂł seu. Com o tempo, perceberĂĄ que as metas atingidas, comparadas ao seu ?espelho?, nĂŁo valem mais. Nessa altura, certamente vocĂȘ jĂĄ deve ter ultrapassado, de longe, o profissional que um dia representou tanto para vocĂȘ. EntĂŁo, Ă© chegada a hora de escolher outro exemplo ? um novo e melhor ?espelho?.
Ă fundamental no desenvolvimento das nossas carreiras que escolhamos um mentor para nos orientar. AlguĂ©m da nossa admiração, uma pessoa mais velha, com muita experiĂȘncia profissional e de vida, com quem possamos conversar de tempos em tempos e expor nossas dĂșvidas e angĂșstias.
Ele nos darĂĄ conselhos, orientarĂĄ quanto a passos e procedimentos mais adequados e indicarĂĄ os melhores cursos a serem realizados e onde encontrĂĄ-los. O simples fato de dispor de alguĂ©m para conversar e expor dĂșvidas libera o pensamento e ajuda a tomar decisĂ”es mais acertadas.
Resumindo: independentemente de sua idade, comece a pensar em sua carreira ? sempre é tempo. Algumas das melhores obras humanas foram realizadas por pessoas que as começaram jå maduras. E um plano de vÎo sempre é bom para nos orientar num mundo cada vez mais competitivo. Sabendo para onde estamos indo, as correçÔes de rota sempre indicarão o caminho certo.