Descubra de que forma a comunicação pode melhorar suas vendas
Vender Ă© um processo de comunicação no qual as pessoas possuem interesses particulares: um de vender e outro de comprar. Todo bom vendedor Ă© um bom comunicador. Ele se apresenta, fala sobre as vantagens e benefĂcios do que vende e esclarece dĂșvidas. Ou seja, a comunicação estĂĄ presente o tempo todo no dia-a-dia do vendedor. ?Falar bem Ă© a primeira e maior habilidade que o vendedor deve ter. Independente do produto ou serviço, sĂł terĂĄ sucesso se souber se expressar bem?, declara o professor Reinado Polito, mestre em CiĂȘncias da Comunicação e autor de diversos livros nessa ĂĄrea.
A comunicação eficaz Ă© a matĂ©ria-prima do sucesso de uma venda. Para acompanhar as mudanças do mercado, as habilidades de comunicação sĂŁo fundamentais para o desempenho eficaz dos vendedores. ?Comunicar-se bem Ă© uma necessidade incontestĂĄvel. NĂŁo basta que o vendedor tenha competĂȘncia tĂ©cnica e conheça seus produtos. Ă preciso investir na clareza e precisĂŁo das mensagens, alĂ©m de prestar atenção no cliente, saber ouvi-lo e detectar qual Ă© a necessidade dele?, afirma Eunice Mendes, consultora do Instituto MVC em TĂ©cnicas de Apresentação, Atendimento e Comunicação.
Mas, afinal, o que Ă© se comunicar bem?
A boa comunicação vai muito alĂ©m de apenas falar corretamente. Para ser um bom comunicador, o profissional de vendas deve interagir, harmonizar-se com o cliente e ouvi-lo. Falar bem Ă© estabelecer uma comunicação verbal e nĂŁo-verbal, na qual o comprador entende as mensagens do vendedor. ?Ă passar o recado de forma sucinta e esclarecedora, neutralizando idĂ©ias contrĂĄrias e com pronĂșncia clara. Em vendas, falar bem Ă© nĂŁo deixar dĂșvidas e efetivar a negociação?, explica Clay Lopes, conferencista nas ĂĄreas de comunicação verbal, vendas e motivação.
Todas as qualidades de um bom orador se aplicam perfeitamente em um vendedor. Ă o que afirma Reinaldo Polito. ?Assim como o orador, um vendedor precisa ter boa voz, vocabulĂĄrio amplo, sem excesso de gĂrias, palavrĂ”es ou erros gramaticais, ter postura elegante e gesticulação harmoniosa.? Ele complementa dizendo que tambĂ©m Ă© preciso organizar o raciocĂnio, falar com envolvimento e ficar atento Ă s reaçÔes do cliente para saber como adaptar sua argumentação de acordo com os interesses do ouvinte.
Todas essas atitudes devem ser expressas com naturalidade. Ă claro que vocĂȘ, vendedor, deve imprimir sua marca pessoal frente ao cliente, mas existem tĂ©cnicas que, aliadas Ă sua espontaneidade, podem tornar as apresentaçÔes de venda mais eficazes. O primeiro passo, de acordo com os consultores entrevistados pela VendaMais, Ă© fazer um bom planejamento antes do encontro com o comprador.
9 dicas para uma apresentação eficaz
1. Estabeleça o objetivo da apresentação. Se ela serå explicativa, persuasiva, motivacional ou uma demonstração do produto ou serviço.
2. Defina cinco respostas que irão guiar sua explanação de venda: o que irå vender, para que irå vender, a quem irå vender, como irå vender e onde irå vender.
3. Busque informaçÔes sobre o cliente. Quanto mais vocĂȘ conhecer a pessoa com quem irĂĄ falar maior sua chance de sucesso.
4. Faça reconhecimento de campo. Chegue antes ao local e analise o espaço para familiarizar-se com ele.
5. Ensaie, pois isso darĂĄ calma e segurança a vocĂȘ, alĂ©m de prevenir possĂveis problemas.
6. Não esqueça da tecnologia. Utilize adequadamente os recursos audiovisuais e não deixe de testå-los previamente.
7. Ao iniciar a apresentação, conquiste o cliente com alguma informação que mostre o benefĂcio que ele terĂĄ ouvindo sua exposição.
8. Utilize estatĂsticas, pesquisas e testemunhais para tornar sua explanação mais persuasiva.
9. Tome cuidado com o tempo, tanto seu quanto do cliente. Organize-se para terminar conforme o previsto.
Recursos audiovisuais
Hå pessoas visuais (captam as informaçÔes através dos olhos), auditivas (ouvem mais) e sinestésicas (captam as informaçÔes através do que sentem). Observe seu cliente para descobrir em qual perfil ele se enquadra e avalie a importùncia dos recursos audiovisuais durante sua apresentação de vendas.
· Quando uma pessoa apenas ouve outra ? Retenção de 20% a 40%
· Quando uma pessoa ouve e vĂȘ ? Retenção de 40% a 60%
· Quando uma pessoa vĂȘ, ouve e pratica ? Retenção de atĂ© 100%
Use a voz e a expressĂŁo corporal a seu favor
VocĂȘ jĂĄ sabe que, durante a apresentação de vendas, naturalidade e desenvoltura sĂŁo grandes aliadas. Sua voz e linguagem corporal (gestos, expressĂŁo facial e postura) tambĂ©m sĂŁo importantes. ?A voz e o semblante funcionam como identificação de autenticidade da sua mensagem. Fale no volume apropriado, alterne a velocidade da fala para dar ritmo Ă sua apresentação, faça pausas para valorizar as informaçÔes e pronuncie bem as palavras?, recomenda Reinaldo Polito.
O professor tambĂ©m sugere que os gestos sejam moderados e acompanhem o ritmo da fala para nĂŁo desviar a atenção do cliente com movimentos involuntĂĄrios, como coçar a cabeça, manter as mĂŁos no bolso ou os braços cruzados. Quando estiver falando, olhe na direção do comprador para demonstrar que a mensagem Ă© dirigida a ele. Quando estiver ouvindo, tambĂ©m olhe para quem fala, demonstrando que acompanha o raciocĂnio e presta atenção.
Antes de vender qualquer produto ou serviço, o vendedor precisa vender sua imagem. Para isso, precisa tomar alguns cuidados com sua aparĂȘncia, que tambĂ©m faz parte da sua linguagem corporal. ?A aparĂȘncia Ă© o primeiro contato visual do cliente. Se o vendedor estiver desleixado, o comprador fica retraĂdo e desconfiado. JĂĄ alguĂ©m bem-vestido demonstra bom senso e inspira confiança?, complementa Clay Lopes.
Memorizar ou improvisar
Planejar a apresentação de vendas nĂŁo Ă© o mesmo que decorar tudo e sair falando feito um papagaio robotizado. ?NinguĂ©m quer ouvir um profissional cuspindo uma cantilena mal decorada, um script que nĂŁo tem naturalidade. Isso Ă© um insulto Ă inteligĂȘncia e Ă sensibilidade. Clientes querem um contato em que sintam-se humanos. Eles nĂŁo querem fazer parte de uma fila em que se ouve sempre a mesma ladainha, que vai se tornando estĂ©ril e sem sentido?, protesta Eunice Mendes.
O especialista em oratĂłria Wilson Mirelis concorda com ela e ressalta que o mais evidente da fala memorizada Ă© a perda da naturalidade. ?A menos que vocĂȘ saiba interpretĂĄ-lo, Ă© muito arriscado verbalizar um texto decorado, pois isso compromete a espontaneidade, que Ă© um componente do magnetismo pessoal.?
Além de perder a possibilidade de cativar seu cliente, o vendedor que se comporta dessa forma corre o risco de ter o famoso ?branco?, que pode surgir pelo estresse ou por insegurança. ?A melhor ferramenta para evitar o ?branco? é o planejamento. Se o profissional de vendas fizer a lição de casa, planejar cuidadosamente suas visitas e treinar, o resultado serå uma negociação muito mais segura e autoconfiante?, finaliza Eunice.
Decorar pode nĂŁo ser a melhor das soluçÔes, mas falar de improviso tambĂ©m Ă© um risco. Evite os dois extremos, mas tenha consciĂȘncia de que vocĂȘ pode ser surpreendido por uma oportunidade de venda quando menos esperar. E aĂ, como agir? ?Para falar de improviso, conheça o assunto e domine alguma tĂ©cnica para condução do raciocĂnio. Um bom exercĂcio Ă© fazer comentĂĄrios sobre um assunto da atualidade e falar sobre algo que goste ou nĂŁo?, recomenda Reinaldo Passadori, professor de Comunicação Verbal.
A neurolingĂŒĂstica em prol de melhores vendas
Muito se ouve falar em neurolingĂŒĂstica. Mas vocĂȘ sabe o que significa esse termo? Trata-se do conjunto de estudos sobre a influĂȘncia da linguagem atuando no cĂ©rebro e o comportamento humano. Um de seus objetivos Ă© ajudar a mudar hĂĄbitos indesejados, alĂ©m de proporcionar maior sucesso profissional.
Reinaldo Passadori cita uma observação feita em relação a certos comportamentos comuns entre vendedores de sucesso. ?TĂȘm sempre um objetivo claro em mente e nĂŁo desistem dele. TĂȘm perspicĂĄcia, verificam o resultado de suas atitudes e geram uma seqĂŒĂȘncia de açÔes atĂ© chegarem onde querem. TĂȘm habilidade para gerar empatia e confiança para que a mensagem seja bem recebida. E usam bem a linguagem.?
Uma das tĂ©cnicas mais conhecidas da Programação NeurolingĂŒĂstica (PNL) e que ajudam o vendedor Ă© o rapport, palavra francesa que define a intensidade de comunicação entre as pessoas e que depende muito mais do espelhamento do comportamento nĂŁo-verbal do que do acordo quanto ao conteĂșdo. Ă por meio do rapport que se estabelece a atmosfera de confiança, harmonia e cooperação em um relacionamento entre vendedor e cliente.
?Ă possĂvel entrar em estado de harmonia com o cliente Ă medida que o vendedor identifique as principais necessidades atravĂ©s de perguntas abertas ou fechadas e que, ao descobri-las, promova a empatia, gerando conformidade entre necessidades e benefĂcios?, explica Wilson Mirelis.
9 dicas para atrair a atenção e despertar a confiança do cliente
1. Demonstre domĂnio e segurança sobre o que diz.
2. Fale com entusiasmo.
3. NĂŁo fale mal da concorrĂȘncia, de sua empresa ou de seus colegas.
4. NĂŁo seja artificial, passe credibilidade.
5. Prepare uma apresentação rica em imagens positivas.
6. Seja mais persuasivo e utilize palavras que ajudem a convencer o cliente.
7. Seja simpĂĄtico e bem-humorado.
8. Seja um vendedor comprometido com seus clientes.
9. Tenha atitudes positivas, agindo com franqueza, honestidade, autenticidade e naturalidade.
Apoio, assistĂȘncia, benefĂcio, bom gosto, certeza, continuidade, decisĂŁo, ganho, garantia, lucro, oferta, parabĂ©ns, percepção, prazo, promoção, prosperidade, reconhecimento, resultado, segurança, sensibilidade, tranqĂŒilidade, vantagem e vitĂłria.
Seja um vendedor mais carismĂĄtico
Um brilho diferente ou um carisma especial. Esse Ă© o segredo das pessoas que se destacam, pois nĂŁo basta falar bem, Ă© preciso empolgar. Se vocĂȘ nĂŁo quer ser mais um na multidĂŁo, siga o conselho de Reinaldo Passadori. ?HĂĄ duas formas de ser carismĂĄtico: ou faz aquilo que gosta ou aprende a gostar daquilo que faz. Se nĂŁo gostar de lidar com pessoas, talvez vender nĂŁo seja a carreira mais apropriada. Ser um bom vendedor significa ter sensibilidade, saber entender e conviver com pessoas, respeitĂĄ-las e cativĂĄ-las?, avisa.
?Carisma todo mundo tem, basta encontrar?, dispara Eunice Mendes. Para ela, carisma pode ser o olhar, a forma de se expressar, o som da voz, os argumentos, a inteligĂȘncia, a simpatia, a sensibilidade. ?Carisma Ă© aquele toque pessoal que imprimimos em nossa comunicação. Ă aquele jeito de ser diferente, mas prĂłximo das pessoas, envolvendo-as com nossas qualidades?, complementa. O autoconhecimento ajuda o vendedor a detectar e desenvolver seus pontos fortes, elevando a auto-estima, o que facilita o processo de descobrimento e demonstração do prĂłprio carisma.
Descubra o que vocĂȘ faz que prejudica suas vendas
Na comunicação oral
· Expressar-se sem objetividade e clareza.
· Falar como um robÎ.
· Falar demais ou falar pouco.
· Falar muito baixo ou muito alto e råpido demais ou muito devagar.
· Falar sem modulação, em tom monótono.
· Não pronunciar as palavras com clareza.
· Perder-se em detalhes e não enfatizar as idéias principais.
· Usar argumentos inconsistentes e genéricos.
· Usar muitos termos estrangeiros.
· Usar termos tĂ©cnicos para um pĂșblico leigo.
· Utilizar vĂcios de linguagem e gĂrias como: ?tĂĄ!?, ?nĂ©??, ?o.k.??, ?certo??, ?entendeu??, ?percebe??, ?Ă© isso aĂ!?, ?tipo assim?…
Na comunicação não-verbal
· Ajeitar os cabelos e os óculos.
· Coçar as orelhas, a cabeça ou o nariz.
· Colocar as mãos nos bolsos ou movimentå-las demais.
· Colocar as mãos para trås ou ficar de braços cruzados.
· Mexer na gravata, no chaveiro ou na caneta.
· Olhar muitas vezes para o relógio.
· Olhar para o chão ou para o teto.
· Pigarrear ou bocejar.
· Roer unhas.
Na comunicação interpessoal
· Chegar atrasado para o encontro com o cliente.
· Fornecer informaçÔes incorretas.
· Interromper o cliente a todo momento.
· Mostrar-se egocĂȘntrico e prepotente.
· Não levar em consideração o momento, o local e o meio mais oportunos para passar a mensagem.
· Não se colocar no lugar do cliente.
· Ser impaciente.
O que empresas e vendedores fazem para melhorar a comunicação?
TĂąnia Farias, especialista em Recursos Humanos de uma empresa automobilĂstica de SĂŁo Paulo, afirma que todos os funcionĂĄrios de uma organização sĂŁo vendedores. Por esse motivo, investiram nos colaboradores que apresentavam necessidade de aprimoramento em oratĂłria.
?As técnicas de oratória, além de facilitarem sua exposição, impactam emocionalmente o cliente, despertando o interesse em ouvir e a motivação em comprar.?
?A habilidade de comunicação estå diretamente ligada ao sucesso da venda. Uma organização pode possuir o melhor produto ou serviço, mas se não souber divulgå-lo adequadamente, as vendas serão um fracasso.?
?Quando estamos comprando algo, a postura do vendedor nos estimula ou nos desmotiva. Esse sentimento estå ligado ao comportamento do profissional de vendas, seu tom de voz, sua comunicação não-verbal, seu humor e sua dedicação em atender o cliente.?
Renata Carrara, gerente comercial da Travel Idea, agĂȘncia especializada na logĂstica de viagens de incentivo, convençÔes e workshops, revela que hoje, apĂłs treinamentos na ĂĄrea de OratĂłria, sente mais segurança ao falar sobre os serviços que a empresa oferece.
?A dificuldade que eu tinha ao me comunicar com os clientes era de não ter uma atuação constante ao apresentar a empresa. Agora tenho condiçÔes de me adequar às diferentes necessidades dos clientes, mas mantendo um estilo próprio.?
?Para alinhar o tipo de comunicação com o perfil do cliente, é preciso uma breve observação do tom de voz, da velocidade da fala, da expressão corporal, da receptividade e do vocabulårio do comprador para então se adequar ao estilo dele.?
?Faço um estudo da empresa que vou visitar e alguns exercĂcios de voz ensinados por uma fonoaudiĂłloga. Durante a apresentação de vendas, aplico as tĂ©cnicas de tom de voz, velocidade e expressĂŁo corporal.? Guilherme Maynard, consultor de franquias da Microlins, o maior centro profissionalizante do PaĂs, destaca que falar melhor nĂŁo Ă© falar difĂcil, pois uma comunicação eficiente deve ter como princĂpio bĂĄsico a clareza nas informaçÔes.
?O bom vendedor Ă© aquele que consegue ser um adaptador de linguagens. Ă aquele que atende um cliente que nunca manuseou um computador e explica que Word Ă© o mesmo que uma folha de papel em que ele pode escrever o que quiser.? ?Um tom de voz motivador e firme, gestos que transmitem segurança e uma postura de vencedor fazem com que o cliente veja no vendedor uma referĂȘncia de sucesso.?
?Na Microlins, a venda segue um roteiro natural, que começa com um bate-papo informal sobre assuntos genéricos. Essa é uma forma de fazer com que o cliente sinta-se à vontade e nos passe informaçÔes sobre suas necessidades.?
PARA SABER MAIS:
TĂtulo: Comunicação Essencial
Autor: Reinaldo Passadori
Editora: Gente
TĂtulo: Comunicação sem Medo
Autor: Eunice Mendes e LA Costacurta Junqueira
Editora: Gente
TĂtulo: Superdicas para Falar Bem em Conversas e ApresentaçÔes
Autor: Reinaldo Polito
Editora: Saraiva
Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br
Visite os sites:
www.claylopes.com.br (Clay Lopes)
www.institutomvc.com.br (Eunice Mendes)
www.moduseduc.com.br (Wilson Mirelis)
www.reinaldopassadori.com.br (Reinaldo Passadori)
www.reinaldopolito.com.br (Reinaldo Polito)