Por Leonardo Manfredo Neto
Um ex-chefe meu dizia a seguinte frase: âEm uma empresa bem-sucedida, existem apenas 2 tipos de pessoas: quem vende e quem ajuda a venderâ.
Essa citação resume de forma clara a essĂȘncia de uma empresa privada. A entrada de recursos Ă© preponderantemente oriunda da receita de vendas. E entĂŁo, por que existe tanto receio de se falar com o cliente?
A ĂĄrea de vendas se assemelha ao centroavante de uma equipe de futebol. Trabalha em um ritmo e pressĂŁo diferenciado. O profissional desta ĂĄrea precisa deter uma dose extra de resiliĂȘncia, paciĂȘncia, disciplina, empatia, dinamismo, comunicação, velocidade. Afinal de contas, fechar uma venda ou empurrar a bola nas redes, Ă© tarefa que muitos gostariam de realizar, mas nem todos possuem o dom de executĂĄ-la.
Ă neste momento, que outros profissionais, assim como outros jogadores, aparecem. NĂŁo Ă© possĂvel focar somente na venda, sem uma estrutura de apoio consistente. Assim como nĂŁo Ă© sustentĂĄvel os 11 jogadores partirem para o ataque, de uma sĂł vez.
Estratégia, entrosamento e sinergia são essenciais, quer seja no mundo corporativo ou nos gramados
As ĂĄreas de apoio Ă s vendas (marketing, produção, qualidade, financeiro, logĂstica, RH, TI, fiscal, planejamento, engenharia, etc.) podem e devem ser tĂŁo protagonistas quanto o âcentroavante de vendasâ.
Mantendo-se a analogia, estas åreas são os meio-campistas, os alas, os zagueiros, que ajudam o time todo a se mover para o centroavante realizar o gol: a venda! Elas podem e devem criar as jogadas, também realizando seus gols, vendendo e ajudando a vender! Mas como?
Oferecendo suporte, trabalhando em proximidade e sintonia com vendas, conversando com os clientes, participando de visitas e encontros. SĂŁo essas ĂĄreas que fazem a bola chegar ao ataque, sem elas a venda nunca existiria. O centroavante ficaria isolado lĂĄ na linha de frente, no meio dos zagueiros adversĂĄrios (concorrentes)!
Fato Ă©: quanto mais a cultura de foco no cliente integrar-se de maneira enraizada no dia a dia da empresa, mais a equipe serĂĄ unida e forte, celebrando juntos os gols (vendas e satisfação dos clientes) e tĂtulos (criando relação rentĂĄvel de longo prazo).
Haja vista que a empresa e a equipe de futebol nĂŁo sĂŁo estruturas hermeticamente fechadas, portanto, ambas somente sobrevivem quando o objetivo da venda ou do gol sĂŁo atingidos!
Neste momento, o time todo sairĂĄ vencedor
Cada profissional ou jogador, em sua devida posição e responsabilidade, faz toda engrenagem se mover de acordo com o planejamento de negócios ou o esquema tåtico.
O resultado?! Stakeholders e torcedores felizes, celebrando mais uma temporada repleta de metas alcançadas e troféus conquistados!
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Leonardo Manfredo Neto Ă© executivo sĂȘnior de negĂłcios. Fascinado por desenvolvimento de pessoas, leitura, corrida, futebol e gerenciamento de vendas. Mais de 15 anos em empresas multinacionais, tais como Koch Industries Inc. (Guardian), Whirlpool Corporation (Embraco), WEG e Alstom Power.
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