WINSTON CHURCHILL

Local: uma confortável propriedade do interior da Inglaterra. Local: uma confortável propriedade do interior da Inglaterra. Primeira metade do século XX. O anfitrião, que só queria passar um fim de semana agradável na companhia de parentes e amigos, teve de assistir a uma interminável discussão entre seu primo e a esposa de um amigo. Uma hora não agüentou e lascou:

Winston, se eu fosse sua esposa, eu colocaria veneno no seu café.

Nancy, se eu fosse seu marido, eu o beberia!

A Nancy da história era a requintada Lady Astor, o pobre anfitrião, o Duque de Marlborough. E Winston, lógico, Winston Spencer Churchill, primeiro ministro inglês que entrou para a história como o grande líder da 2ª Guerra Mundial, herói, motivador e… fazedor de frases de primeira.

Porém, há muito mais sobre Winston Churchill do que esses casos engraçados contam. Veja o que ele tem a ensinar aos líderes:

Veja à frente. Em 1911, Churchill foi nomeado comandante da Marinha. Não era homem do mar, em compensação era homem de ação. Vivia-se um período de dias agitados na Europa, e Churchill levou a sério todos os sinais. Percebeu que, sem uma marinha forte e alerta, a Grã-Bretanha estaria perdida. Na véspera da guerra, ordenou um exercício de mobilização naval e quando os primeiros tiros foram disparados, a esquadra inglesa já estava em estado de guerra havia vários dias. Transferido depois para o Ministério de Munições, entregou-se à tarefa insana de transformar um automóvel em uma fortaleza ambulante. Nasceu o tanque de guerra. O líder deve saber identificar quais sinais são importantes para o seu negócio e como agir antes de todo mundo.

Consiga o apoio de todos. Ao assumir o cargo de Primeiro-Ministro, pouco antes da Segunda Guerra, costurou uma aliança nacional em torno de um mesmo objetivo. Seu argumento para unir uma ?equipe? tão diversificada foi a honestidade: ?Não tenho nada a oferecer-vos senão sangue, trabalho, suor e lágrimas”. Isso fez com que qualquer coisa que ele falasse ganhasse em legitimidade e relevância.

Faça parcerias. Churchill foi o grande responsável por unir Estados Unidos e União Soviética na luta contra as forças nazistas. Ele sabia a importância de buscar pessoas que tinham características ou recursos que complementavam os seus, fortalecendo a todos.

?Nunca desista. Nunca, nunca, nunca, nunca, não importa se for algo grande ou pequeno, nunca desista a não ser que sua honra e bom senso estejam em jogo. Nunca se renda devido à força. Nunca se renda devido a um aparente poder do inimigo?

Winston Churchill era dono de uma memória fantástica, o que lhe permitia decorar seus discursos rapidamente. Ao vê-lo falar sem ajuda de papéis, as pessoas achavam que ele discursava de improviso.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima