Zenshin em vendas

Não foque só no cliente. Preste atenção no todo, e com suavidade Enquanto o Sensei Sagae falava, eu, ali presente, percebia o impacto daqueles conceitos na vida em geral, pensava no quão bom seria se nossos vendedores vivenciassem em sua atividade um pouco daquilo tudo.

No dia seguinte, em uma palestra, percebendo que o grupo estava com pouca energia, disse em voz forte: ?Eu estou em zenshin, e vocês??.

? Zenshin!

Esse é um estado de energia, de plena atenção. Estado de sem reação para agir, isto é, para a ação, e não para a reatividade automática. Podemos dizer que se trata de um estado de atenção sereno. Assim, há fluidez dos movimentos corporais e a mente pode usar tudo o que sabe.

? Zenshin!

Esse é o estado de quem vende da melhor maneira possível e em que há o melhor da troca entre cliente e vendedor. Diante do consumidor, é bom que nossa atenção seja cuidadosa. Deve-se ouvir e processar a informação e agir apenas quando houver uma compreensão aprofundada da situação e necessidades do cliente.

Quando os profissionais vendem pelo telefone, as fontes de distração são muitas. A falta de presença física do consumidor faz com que se descuidem da atenção. Tenho feito recomendações para que as pessoas no televendas tenham cuidados, até mesmo, com a aparência ? como se fossem manter um contato pessoal com o cliente. Isso melhora a autoestima, gera equilíbrio e reflete em mais qualidade na interação.

? Zenshin!

É aquele estado de atenção em que, ao mesmo tempo, estamos presentes, prestamos atenção nas palavras do cliente, conectamo-nos com a situação geral da companhia dele no mercado, nos relacionamentos internos que influenciarão sua decisão, nossa empresa, suas soluções para esse consumidor, etc.

? Zenshin!

Não é foco no cliente, e sim atenção no todo, com suavidade. Usando bastante a percepção. Toda vez que temos foco em alguma coisa, inúmeras outras são desconsideradas. E isso a gente vê o tempo todo ? seja na medicina, nas empresas, etc. Nossa medicina ocidental cuida muito bem de um órgão com um medicamento e, às vezes, mata o paciente um pouco mais adiante pelos efeitos colaterais. Nas empresas, nem precisaria citar, o foco exagerado na esperteza para obter lucros criou essa crise monstruosa.

Uma vez que as pessoas andam com várias coisas na cabeça ao mesmo tempo, costuma-se recomendar que tenham foco. Quando se possui, é porque se colocou muita luz sobre um assunto, deixando o restante na penumbra. A compreensão permanece fácil quando imaginamos um soldado com sua espada na mão que, se ficar em foco com seu adversário imediato, será facilmente atacado por todos os outros lados. Basta olharmos para os lados para vermos múltiplos exemplos de foco e, a seguir, um desajuste.

? E você, como tem estado?

Os conceitos do zen, diz o mestre, ?não se dão através de buscas por meio da razão, por mais profundas e acuradas que sejam. O treinamento do zen se faz, em geral, através de artes, como: a cerimônia do chá, caligrafia, arranjos florais, arco e flecha, espada, etc.?

Nossa arte é vender. Aplique com zelo os preceitos de sua arte. Se não a conhece, estude e pratique com profundidade. Preste atenção no todo, com suavidade.

Aclarar é sua meta, nada ficará escuro, nada terá a clareza do foco.

? Zenshin!

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