10 pensamentos rápidos sobre VENDAS

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Geralmente escrevo esta e-zine na noite de domingo, depois de corrigir e comentar trabalhos dos alunos dos meus cursos online, porque sempre sai muita coisa prática e interessante dali.

Nesta semana, fui fazendo anotações de todas as respostas que dei e juntei nos 10 pensamentos rápidos que compartilho hoje junto com minhas 10 recomendações/lições em relação a esses assuntos.

Dá um excelente checklist de revisão de final de mês! Inclusive, assim que postei, um aluno já comentou que ia fazer a reunião de segunda-feira com estes assuntos!

Agora, conforme prometido, meus 10 pensamentos rápidos sobre Vendas (e como colocar em prática para obter melhores resultados).

Revise sozinho/a ou com a equipe – muitas ideias boas vão surgir desse exercício!

10 pensamentos rápidos sobre VENDAS

  1. Remover motivos para o/a cliente falar ‘NÃO’ é uma excelente forma de chegar ao ‘SIM’.
  2. O que clientes falam e pensam sobre seu produto/serviço é muito mais importante do que o que você fala ou acha do seu produto/serviço.
  3. Clientes não compram produtos/serviços, eles compram RESULTADOS do seu produto/serviço.
  4. Se você compete por preço, qualquer produto/serviço mais barato te substitui.
  5. Vender não é o final do processo – é o começo.
  6. Toda compra é um investimento para o cliente. Qual o retorno desse investimento?
  7. Clientes buscam segurança na compra. É a melhor opção? É o melhor preço? Vai funcionar para mim?
  8. Se você pode vender 1, pode vender 10; e se pode vender 10, pode vender 100.
  9. Se o/a cliente não tiver nenhuma razão para comprar agora, ele/ela vai postergar a decisão.
  10. Descontos promocionais de prospecção geralmente só atraem clientes que querem descontos.

Perguntas do Raul para melhorar seus resultados:

  1. Como você tem prevenido e esvaziado objeções?
  2. Como você tem descoberto o que o cliente pensa e fala sobre sobre seu produto/serviço?
  3. Você tem vendido produtos/serviços ou SOLUÇÕES?
  4. O que você oferece de diferente que justifica não só preço mais alto, mas lealdade do cliente?
  5. O que você tem feito de diferente para que seu pós-venda seja PODEROSO?
  6. Como você tem COMPROVADO aos clientes o retorno do investimento feito por eles em você? Pense de maneira ESTRATÉGICA – nem todo retorno precisa ser financeiro.
  7. Como você tem feito seus clientes sentirem SEGURANÇA ao comprar de você? Em você, na sua empresa, no produto/serviço, nos resultados, no atendimento/pós-venda?
  8. O que você tem feito para aumentar o valor ou ticket médio de compra ou a quantidade de produtos/serviços comprados por clientes?
  9. O que você está fazendo para criar a sensação de URGÊNCIA e acelerar o processo de decisão e fechamento?
  10. Seu trabalho de prospecção tem sido focado em PCIs (perfil de clientes ideais) ou em clientes que só querem uma promoção de preço baixo e depois não serão fiéis?

Pergunta rápida para terminar: quais destes 10 pensamentos fazem mais sentido para você e que, se colocados em prática, trariam os melhores resultados e um impacto positivo maior nos seus resultados?

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São assuntos assim que estamos vendo no Programa de Aceleração VendaMais.
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Abraço, obrigado, boa $emana e boa$ venda$,

Raul Candeloro
Diretor

P.S. Para descontrair: toda equipe de vendas tem um desses…

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