14 dicas de gestão

A base para o sucesso de qualquer novo projeto é bom planejamento. Confira algumas dicas de como gerir um novo empreendimento. Ao escolher como título da obra o jargão ?Vai dar m…?, minha intenção foi motivar o leitor a refletir sobre o assunto. Quando você pensa ? hum, ?vai dar m…?? automaticamente deve pensar em um plano B.

Nos mais de 20 anos de experiência na área de Gestão e Consultoria, juntei material suficiente para demonstrar que o êxito de qualquer projeto, seja ele profissional ou pessoal, não depende exclusivamente da competência técnica do gestor, mas também das características sobre as quais ele alicerça suas atitudes. Podemos citar aí o planejamento; o comodismo; a busca pelo enganoso caminho mais fácil; a falta de disciplina, de coerência e de pontualidade. A maior parte dos projetos fracassa porque os gestores ignoram os detalhes óbvios.

Autodisciplina e planejamento são valores para fazer com que qualquer projeto de vida seja bem-sucedido. É possível perceber se o projeto vai dar errado antes mesmo de ele ser realizado. Quando ocorre o fracasso, não foi azar nem surpresa, mas falta de planejamento correto.

Nós, brasileiros, somos um povo extremamente solidário, nos envolvemos com a causa dos outros. Temos um grau de criatividade aguçada e somos demasiadamente otimistas. Estamos tão acostumados a lidar com dificuldades que criamos o ?jeitinho brasileiro? ? saídas diferentes para superar as crises. Porém, esse excesso de jogo de cintura nacional pode minar a disciplina e a organização e comprometer os resultados concretos.

O sucesso de cada projeto depende do tipo de envolvimento que o empreendimento proporciona às pessoas envolvidas no processo. As deficiências ocorrem, principalmente, pelo comportamento dos envolvidos. O grau de atratividade que o projeto exerce sobre as pessoas pode ser fator determinante tanto para o sucesso como para a falha dele.

Eu tenho algumas dicas para você. Confira:

» Antes de executar planeje, planeje e planeje.
» O mau planejamento é a causa mais freqüente do retrabalho.
» Estabeleça prioridades.
» Não fique só no planejamento. Estabeleça prazos e cumpra as metas.
» Ser competente implica em disciplina.
» Não se acomode. Saia da sua área de conforto.
» Mantenha o trabalho em dia e ganhe tempo livre para fazer outras coisas.
» Não negligencie coisas corriqueiras por considerá-las banais. Se você liga o piloto automático, detalhes podem trazer problemas depois.
» Cultive a humildade olhando-se todos os dias no espelho e fazendo uma auto-avaliação.
» Paciência e humildade são pontos fundamentais para que a equipe gere resultados positivos.
» É preciso ter coragem para ser um bom líder e assumir que não é auto-suficiente para tudo. Líderes também falham.
» O bom gestor tem de saber extrair o alto potencial de cada um e montar uma equipe heterogênea.
» Delegar não significa largar as tarefas para os outros fazerem. A falta de acompanhamento pode resultar em insucesso. Disciplina não é estupidez.
» Nada de camaradagem. A aplicação de regras deve ser igual para todo o time.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima