20 coisas que vocĂȘ precisa saber sobre Inside Sales no Brasil

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Ontem tive o prazer de fazer uma vídeo-entrevista com o Diego Cordovez, da Meetime (www.meetime.com.br), sobre a pesquisa que fizeram sobre Inside Sales no Brasil, onde Diego pontuou os principais pontos que lhe chamaram mais a atenção ao fazer o fechamento e analisar os resultados.

A entrevista estĂĄ disponĂ­vel na Ă­ntegra para assinantes da Premium VM (https://premium.vendamais.com.br/) . Se vocĂȘ ainda nĂŁo Ă© assinante, nessa mesma pĂĄgina vocĂȘ jĂĄ pode fazer sua assinatura e acessar todo o material disponĂ­vel.

Revisando os 80 slides da pesquisa, fiz um resumo rĂĄpido das principais conclusĂ”es. Veja que interessante e se pode lhe ajudar como referĂȘncia.

1) Panorama 2021: mesmo com pandemia, lock downs, etc., em termos de faturamento a ĂĄrea comercial estĂĄ bastante otimista. 83% vĂȘ um cenĂĄrio de crescimento e apenas 2% um cenĂĄrio negativo, de decrĂ©scimo (lembrando que em 2020, na mesma pesquisa, 90% das empresas entrevistadas tinha visĂŁo de crescimento, o que jĂĄ significa um ajuste).

2) Turnover médio das equipes de inside sales no BR, de acordo com a pesquisa, é de 55%/ano. O que significa quase que troca completa da equipe em menos de 2 anos.

3) 16% das empresas nĂŁo sabe quanto tempo leva entre um lead solicitar um contato e um/a vendedor/a realmente efetivar esse contato.

4) 10% das empresas consegue efetuar essa atividade em menos de 5’, 11% de 5 a 10 minutos, 26% entre 10’ e uma hora. Ou seja, o mercado está claramente ficando cada vez mais ágil e rápido nesse processo.

5) 51% das empresas faz entre 1 e 5 tentativas de contato com leads antes de desistir.

6) Estudos da prĂłpria Meetime mostram que 79% dos leads sĂŁo ganhos atĂ© o 5Âș contato, mas o ponto ideal , com 93% sĂŁo 9 contatos.

7) CRMs mais frequentemente citados na pesquisa: Pipedrive, Hubspot, nĂŁo usa (10%), RD Station, prĂłprio, Salesforce, Nectar, Agendor, Bitrix24, Funil de Vendas.

Assunto interessante, pois vamos lançar em breve um marketplace na VendaMais focado justamente em salestech e vårios desses CRMs serão parceiros no lançamento. Assim que tiver mais novidades sobre isso prometo avisar.

Inclusive, um ponto importante que o Diego falou durante a entrevista, e com o qual concordo 100%, Ă© que primeiro vocĂȘ precisa definir claramente seu modelo/processo de vendas e DEPOIS Ă© que vai buscar tecnologia/software/aplicativo.

Tecnologia ajuda a vocĂȘ fazer melhor o que jĂĄ estĂĄ sendo feito. Se o que estĂĄ sendo feito nĂŁo Ă© eficiente, entĂŁo nĂŁo Ă© o software que vai salvar a situação. Pelo contrĂĄrio, sĂł vai deixar as falhas mais evidentes.

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8) Em mĂ©dia um/a SDR aborda 91 leads por mĂȘs sem software especĂ­fico de apoio. Usando Meetime, por exemplo, esse nĂșmero salta para 123, demonstrando o ROI de investir em tecnologia na busca de eficiĂȘncia das atividades comerciais.

9) Taxa de conversĂŁo de lead para oportunidade Ă© de 31%, na mĂ©dia, para inbound e de 17% para outbound. Reforçando que Ă© MÉDIA das mais de 200 empresas/operaçÔes pesquisadas.

10) A mĂ©dia de negĂłcios e oportunidades/mĂȘs no funil de um/a vendedor/a Ă© de 24 ‘deals’.

11) OperaçÔes pesquisadas levam, em média, 48 dias para efetivar uma venda.

12) SalĂĄrio-base (fixo) do/a vendedor/a Ă© hoje de R$ 3604,12. Esse nĂșmero aumenta ou diminui de acordo com ticket mĂ©dio das vendas e tambĂ©m por regiĂŁo do Brasil (Sudeste Ă© o que tem salĂĄrios mais altos).

13) SalĂĄrio-base de SDRs Ă© de R$ 2282,88, tambĂ©m variando conforme ticket mĂ©dio ou regiĂŁo (detalhe interessante – para SDRs regiĂŁo Centro-Oeste Ă© a que melhor remunera a posição).

14) Juntando essas duas informaçÔes, chega-se à conclusão que, em média, um SDR recebe 63% do salårio de um vendedor. Nos EUA essa média é de 61%, bem parecida com BR.

15) SDRs são geralmente comissionados por vendas fechadas, mas existem outros modelos (oportunidades aceitas pela equipe de vendas, reuniÔes realizadas, reuniÔes agendadas).

16) 59% das empresas faz reuniÔes de forecasting e, desses 59%, a maior parte (51%) faz a reunião semanal. A segunda mais comum é mensal (21%) e depois quinzenal (12%). Só 5% faz reunião de forecasting diårio e algumas delas (1%) só fazem anual (o que para mim, hoje em dia e dadas as condiçÔes de mercado, precisa ser imediatamente revisado).

17) TAM: percentual de vendedores que atingem a meta.

  • 0 a 20%: 28%
  • 21 a 40%: 15%
  • 41 a 60%: 15%
  • 61 a 80%: 23%
  • 81 a 100%: 19%

NĂŁo aparece na pesquisa mais de 100%, o que seria uma informação interessante de incluir nas prĂłximas pesquisas… quantos vendedores SUPERAM a meta?

De qualquer forma, aqui jĂĄ tem muita coisa interessante. 43% das empresas tem 40% ou menos da equipe batendo a meta. Tem algo de muito errado aqui. O que serĂĄ que pode estar acontecendo? A lista Ă© grande…

18) Nos EUA vendedores dentro da meta a média é 65%. No BR 49%.

19) Dois fatores que influenciam fortemente o batimento de metas, de acordo com a pesquisa:

  • Se faz reuniĂ”es de forecasting
  • Turnover na equipe (quanto menos, melhor).

20) Empresas que atingem a meta 6 meses ou mais do ano tem, em média, 23% de turnover a menos do que empresas que não batem a meta pelo menos 6x no ano.

A pesquisa tem vĂĄrias outras conclusĂ”es interessantes, por isso recomendo que vocĂȘ baixe e dĂȘ uma olhada com calma.

Use este link para fazer o download da pesquisa completa: https://materiais.meetime.com.br/inside-sales-benchmark-brasil

E vocĂȘ?

De tudo isso que resumi acima, o que mais lhe chama a atenção? Algo em especial que lhe fez parar para pensar?

Vendas claramente estĂĄ indo para uma busca de melhoria contĂ­nua e eficiĂȘncia e pesquisas sĂ©rias e aprofundadas como essa da Meetime servem como excelente bĂșssola para direcionar seu planejamento e revisar o que estĂĄ sendo feito.

Parabéns à Meetime e obrigado especial ao Diego por todas as informaçÔes compartilhadas.

Lembrando que a entrevista completa com o Diego estĂĄ disponĂ­vel na Premium VM (premium.vendamais.com.br).

Abraço, boa semana e boa$ venda$,

Raul Candeloro
Diretor

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