4 dicas para vender mais com WhatsApp

Isso não é incomum. Segundo um levantamento da Opinion Box99% da população brasileira abre o app diariamente, e 35% deixam o aplicativo aberto durante o dia todo. Impressionante, concorda?

São muitos os fatores que colaboram para a enorme taxa de uso do WhatsApp, desde o fácil acesso ao aplicativo, até a possibilidade de utilizar formatos de comunicação diferentes que a ferramenta oferece.

Pensando nisso, você que é da área comercial e utiliza o WhatsApp, por que não unir o útil ao agradável e acelerar suas vendas por meio deste aplicativo?

Apesar da grande facilidade em usar o WhatsApp, é preciso ter atenção, afinal, não é qualquer estratégia de vendas que funciona. 

Se você quer ter mais clareza sobre isso, continue a leitura deste artigo! Aqui, separamos quatro dicas para vender mais com WhatsApp, desfrutando dos recursos mais importantes da versão comercial do app. 

Boa leitura!

Por que utilizar o WhatsApp Business como uma ferramenta de vendas?

Até pouco tempo atrás, o WhatsApp ainda não era visto como uma ferramenta, de fato, profissional. Então, surge o WhatsApp Business, que mudou o jogo e ofereceu aos vendedores que utilizavam o aplicativo para vender, muito mais profissionalismo e agilidade.

Agora que o WhatsApp Business contém recursos para gestão de clientes, não há mais desculpas para considerar o aplicativo uma ferramenta de vendas indispensável na rotina do vendedor. 

Entenda alguns fatores que contribuem para isso, a seguir.

Alta taxa de abertura no WhatsApp

Por ser um canal de comunicação direto com o cliente e um aplicativo muito utilizado pela maioria das pessoas, o WhatsApp possui uma elevada taxa de abertura, de 70%, para sermos exatos.

Ou seja, existe uma probabilidade muito grande de você enviar uma mensagem para seu cliente e ele,de fato, abrir. Este é um dos maiores desafios dos canais de comunicação. 

Se o seu cliente abriu sua mensagem, basta ter um conteúdo realmente bom e atrativo para estimular uma resposta.

Diversos formatos em uma única plataforma

Mensagem de texto, mensagem de voz, fotos, videoconferência…

São muitas as possibilidades que a plataforma do WhatsApp oferece. Você pode adaptar sua abordagem para a preferência do cliente e elevar sua experiência de compra!

Leia também: Vendas por mensagem de voz

Baixíssimo custo operacional

O aplicativo, em si, é totalmente gratuito

Considere a taxa de abertura, a facilidade para alcançar clientes e alta usabilidade da plataforma na rotina de vendas. 

É realmente uma “mão na roda” para aumentar a produtividade dos vendedores, sem precisar investir grandes recursos em soluções mais robustas.

Nutrição de leads otimizada

Você tem se comunicado com a sua carteira de clientes ativa para manter o engajamento dos seus contatos? 

Caso negativo, entendemos o porquê. Pode parecer trabalhoso ter que enviar mensagens adequadas e alinhadas com a demanda de cada cliente.

Com o WhatsApp Business, este problema é resolvido através da lista de transmissão e das etiquetas

Juntando estas duas funcionalidades, você pode enviar uma única mensagem com o conteúdo que mais tem sinergia com a jornada de determinada categoria de clientes, e mantê-los por perto, cultivando seu relacionamento. 

Outras vantagens práticas

Além de tudo isso, o WhatsApp Business também oferece benefícios práticos que também contribuem para uma melhor experiência de compra do cliente e para a gestão dos vendedores, como:

  • registro de número fixo;
  • perfil completo da empresa (com site, e-mail, endereço, horário de funcionamento, links direcionados);
  • mensagens automáticas de ausência ou de saudação;
  • catálogo de produtos;
  • pagamento pela plataforma.

4 dicas para vender mais com o WhatsApp Business

Até aqui, você ficou por dentro das principais vantagens em utilizar o WhatsApp Business como uma ferramenta de vendas. 

Agora, veja quatro dicas práticas para utilizar os recursos de forma adequada e vender mais com este aplicativo. Continue a leitura!

1. Configure as etiquetas para segmentar clientes

As etiquetas do WhatsApp Business são como tags, “marcas”, que podem ser utilizadas para categorizar e segmentar clientes.

Cada vendedor pode criar tags com determinadas nomenclaturas que facilite a sua gestão de clientes. Elas podem estar relacionadas à etapa do processo comercial que o cliente se encontra, à temperatura da negociação (quente, morna ou fria) ou à necessidade do contato.

Você se lembra do que falamos sobre a nutrição de leads por meio da lista de transmissão? Uma mensagem pode ser configurada para ser enviada pela lista de transmissão de um conjunto de contatos agrupados por uma etiqueta. 

Assim, o vendedor ganha velocidade na comunicação e, de quebra, mantém seus contatos aquecidos, sem perder oportunidades de venda.

2. Tome cuidado com a sua abordagem

Por ser um canal direto e com alta taxa de uso, é muito fácil nos comunicarmos de maneira informal pela plataforma do WhatsApp.

Apesar disso, é importante lembrar que, mesmo neste canal, é essencial que os vendedores mantenham o profissionalismo em sua comunicação e evitem abreviações, gírias e o excesso de emojis ou figurinhas

Além de imprimir um certo desleixo com a abordagem com o cliente, isso também polui as mensagens e as tornam menos legíveis. 

3. Entenda a preferência do cliente

Uma negociação bem clara e alinhada exige uma comunicação muito harmônica. Então, pense bem: as mensagens apenas pelo WhatsApp já seriam suficientes para fechar uma venda?

Que o WhatsApp Business é uma ótima ferramenta de vendas, nós sabemos. No entanto, precisamos dar preferência para formatos mais pessoais, para além da mensagem de texto e áudio, como uma ligação ou uma videoconferência (que também ocorrem pela própria plataforma), onde podemos sentir a entonação de voz do cliente e ter mais facilidade para gerar rapport.

No início do contato, sugira uma ligação de cinco ou dez minutos para saber mais sobre a demanda do cliente. Somente continue por mensagem de texto se o cliente sinalizar que esta é a sua preferência, combinado?

4. Integre o WhatsApp Business ao seu CRM

Cá entre nós, vendedor, você atualiza seu CRM com as informações trocadas com os clientes através do WhatsApp?

O “copia e cola” é trabalhoso e improdutivo, por isso, é normal que esta ação, mesmo que fundamental, seja deixada de lado. Como efeito, os cadastros e os históricos dos clientes podem se manter incompletos, ou até mesmo, inconclusivos.

Foi pensando nisso que o Agendor lançou sua mais nova integração com o WhatsApp para facilitar a vida do vendedor, que o ajuda a organizar suas negociações, sem sequer sair da tela do WhatsApp! 

Veja, na prática, como funciona esta integração:

Integração Agendor e WhatsApp – Atualize seu CRM sem sair do WhatsApp Web!

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Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas e ajuda milhares de times a organizar e aumentar as vendas diariamente.

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