6 dicas prĂ¡ticas para um recrutamento eficaz

Com a concorrĂªncia e o aumento da informaĂ§Ă£o disponĂ­vel aos clientes, Ă© fundamental contratar bons vendedores e formar uma equipe de vendas campeĂ£, para que a empresa sobreviva. Com a concorrĂªncia e o aumento da informaĂ§Ă£o disponĂ­vel aos clientes, Ă© fundamental contratar bons vendedores e formar uma equipe de vendas campeĂ£, para que a empresa sobreviva. Mas isso sĂ³ Ă© possĂ­vel acertando na contrataĂ§Ă£o. Seguem, abaixo, seis dicas para uma contrataĂ§Ă£o eficaz:

1. Identifique o perfil do vendedor ideal ? Analise seus melhores vendedores e verifique as caracterĂ­sticas que fazem com que eles se destaquem, que sejam um sucesso. Procure vendedores com essas mesmas caracterĂ­sticas.

2. Procure esse vendedor ? Procure seus campeões em:

– sites de recolocaĂ§Ă£o (inclusive os gratuitos);

– agĂªncias de emprego;

– avisos nos murais da empresa;

– concorrĂªncia (nĂ£o estou dizendo para tirar vendedores de lĂ¡, mas fique atento aos bons que, por algum motivo, saĂ­rem);

– anĂºncios em classificados de jornal;

– ambiente informal (Uma recepcionista ou um motorista podem ter o perfil desejado).

3. Selecione os currĂ­culos ? Ao receber os currĂ­culos dos interessados, faça uma simples leitura para eliminar quem nĂ£o tem nada a ver com a vaga. Em seguida, telefone para os outros candidatos. Converse rapidamente, verificando sua fluĂªncia verbal, repertĂ³rio, simpatia, tĂ´nus vital, se estĂ¡ trabalhando atualmente e outras coisas que desejar.

Depois, os convide para uma entrevista coletiva, reunindo de 10 a 15 vendedores. Faça perguntas ao grupo, peça a eles para venderem algo e avalie a iniciativa, o conhecimento e o comportamento. Ao final, peça para que marquem em um papel o nome de quem escolheriam para a vaga se estivessem no seu lugar (nĂ£o vale votar em si ). Geralmente, todos escolhem a mesma pessoa.

4. Entreviste os candidatos ? Nada substitui o olho no olho. É importante fazer as perguntas certas, que sempre funcionam, como:

– O que vocĂª mais gosta em sua profissĂ£o?

– O que gostaria de fazer daqui a cinco anos?

– Qual o seu ponto forte e o seu ponto fraco?

– Qual foi a maior falha que jĂ¡ cometeu, profissionalmente?

– Como tem se atualizado, ultimamente?

– Por que devo contratar vocĂª ao invĂ©s do outro candidato?

– Quais sĂ£o seus hĂ¡bitos no dia-a-dia?

– Como estĂ¡ sua situaĂ§Ă£o financeira?

– Por que saiu do emprego anterior?

E, por Ăºltimo: ?Qual sua experiĂªncia em vendas?? Lembre-se: se ele nĂ£o souber vender, Ă© possĂ­vel ensinar. Treinamento existe para isso. Mas nĂ£o dĂ¡ para ensinar um candidato a ser dinĂ¢mico, rĂ¡pido, bem-humorado, comprometido, etc. Contrate pela personalidade, e nĂ£o pela habilidade, por que habilidade vocĂª treina, personalidade, nĂ£o!

5. Busque referĂªncias ? Entre em contato com o antigo chefe e pergunte:

– Por que fulano saiu?

– Como ele era no dia-a-dia?

– Alguma recomendaĂ§Ă£o ou conselho para eu lidar com ele?

– O senhor o contrataria novamente?

6. Explique os ?nĂ£o negociĂ¡veis? ? Finalmente, apĂ³s todos os passos acima, faça como a Disney. Explique, mostrando em um papel o que vocĂª mais preza e exige de um vendedor e pergunte se ele aceita as regras do jogo. Pode ser pontualidade, boa aparĂªncia, atualizaĂ§Ă£o constante, bom humor, etc. Caso o candidato concorde com tudo, peça para ele ?assinar as regras?, e pronto. Isso evitarĂ¡ problemas do tipo: ?Mas chefe, eu nĂ£o sabia!?. Sucesso e boas vendas!

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