A competĂȘncia disciplina

A disciplina invariavelmente é a competência mais correta e talvez o exemplo que melhor traduz ações em desempenho. Aprenda como.

Por mais que sejamos resistentes e poéticos, a disciplina invariavelmente é a competência mais correta e talvez o exemplo que melhor traduz ações em desempenho. A intenção de fazer algo de uma forma melhor envolve atitudes, cujo comportamento é orientado por valores dos indivíduos.

Qualquer estratégia bem planejada não encontra eco no caso das pessoas responsáveis pela execução não agirem de acordo com o necessário e no momento oportuno. Compreender a organização e as pessoas que fazem parte dela determina em aplicar o conceito de disciplina exigível para que transforme desempenho em resultados efetivos.

Quando examinamos os princípios e os padrões de comportamento necessários para gerar desempenho, também verificamos, contudo, que o resultado deixará a desejar, caso não sejam empregados os conceitos de disciplina adequados. Por exemplo, quando você determina a disciplina pessoal de perder peso, jamais o conseguirá se não cumprir procedimentos e atuar com a responsabilidade necessária, que envolve: comer menos e fazer exercícios com mais freqüência.

Estimular a responsabilidade individual no ambiente corporativo começa como uma boa definição do papel e responsabilidades das pessoas que fazem parte de uma célula de resultado (plano de cargos e salários por área ou família de cargos), e mais importante ainda é determinar os níveis de responsabilidade mútua e de comprometimento para garantir resultados coletivos.

Em seguida, deve-se desenvolver a elaboração de princípios fundamentais que norteiam a estratégia, seguidamente com o desdobramento em um modelo de competências que implica em conduta e padrões de comportamentos metódicos ou determinados. Como conseqüência temos o desenvolvimento de técnicas para diagnosticar e desenvolver indivíduos em conceitos de disciplina orientada para desempenho.

Naturalmente, para que uma organização use o desempenho do grupo de pessoas como guia eficiente da estratégia, deve avaliar e decidir na escolha do que precisa para ser mais do que a concorrência, definir um bom modelo de gestão de competências, articular metas de desempenho e estabelecer sistemas de reconhecimento para sustentar a evolução organizacional contínua. Podemos dizer que este é um composto extremamente importante.

Para tanto, existem sistemas e programas de recursos humanos conhecidos como remuneração variável baseada em resultados e desempenho, modelo estratégico de gestão por competências, bem como o programa de desenvolvimento organizacional que, articulados e integrados, ajudam em muito o sucesso empresarial.

Entretanto, não podemos nos esquecer que a disciplina individual e de equipes é o componente essencial das empresas do futuro e de futuro, utilizando um trocadilho bem objetivo, que deve orientar a implantação destes sistemas e programas.

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima