A diferença entre ser autĂȘntico e ser grosseiro

A diferença entre ser autĂȘntico e ser grosseiro ?O que eu tenho para falar, falo na cara!?, ?nĂŁo douro pĂ­lula, nĂŁo uso meias palavras, sou uma pessoa autĂȘntica!?, ?se nĂŁo gosto de alguĂ©m, nĂŁo faço a menor questĂŁo de esconder ou disfarçar?.

Quantas vezes vocĂȘ jĂĄ ouviu frases como essas? Na verdade, elas sĂŁo, na grande maioria das vezes, desculpas para esconder a falta de tato de pessoas rĂ­spidas. Pessoas assim escondem a prĂłpria rudeza em argumentos como autenticidade ou mesmo sinceridade.

Claro que nĂŁo vamos pedir que as pessoas nĂŁo sejam autĂȘnticas, que nĂŁo sejam sinceras, que sorriam para todos e sejam hipĂłcritas. Mas, no trato do dia-a-dia, Ă© sempre possĂ­vel encontrar expressĂ”es mais leves, positivas e animadoras do que frases duras, secas e amargas.

O livro Palavras Positivas, Mudanças Significativas, de Hal Urban, trata exatamente dessa questĂŁo: podemos dizer as mesmas coisas (ou quase as mesmas) de diferentes maneiras e, de preferĂȘncia, com expressĂ”es positivas e motivadoras. O principal recado do livro Ă© que ?as palavras sĂŁo escolhas?. Podemos escolher palavras que façam as pessoas se sentirem bem, serem valorizadas e sentirem-se acarinhadas.

Apenas um pequeno exemplo: em vez de dizer: ?O seu trabalho foi deplorĂĄvel?, o chefe pode dizer: ?Tenho certeza de que vocĂȘ poderia fazer melhor. E sei que farĂĄ melhor da prĂłxima vez?. Ou seja, se precisava ?dar uma bronca?, ela foi dada, mas o profissional foi valorizado e teve sua capacidade reconhecida.

As pessoas que reagem a tudo com respostas ĂĄsperas dificilmente conseguem manter bons relacionamentos ? seja com amigos, com clientes ou com a famĂ­lia. SĂł fica perto delas quem precisa, porque as relaçÔes sĂŁo pautadas por medo ou por imposição de autoridade. E nĂŁo Ă© isso que queremos! Buscamos relacionamentos duradouros e agradĂĄveis para todos os lados. Que os clientes se aproximem de nĂłs porque nossa companhia Ă© agradĂĄvel, nosso produto Ă© bom e a experiĂȘncia da compra e da venda serĂĄ enriquecedora para todos.

Adriane Werner Ă© jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e mestre em Administração EstratĂ©gica. É Ăąncora de televisĂŁo e palestrante nas ĂĄreas de OratĂłria, Media Training e Etiqueta Profissional.
Visite o site: www.adrianewerner.com.br
E-mail: [email protected]


DINÂMICA DE GRUPO

Dividindo experiĂȘncias

Por Cione dos Santos

A intenção da dinĂąmica de grupo deste mĂȘs Ă© fazer com que seus colaboradores dividam um pouco da experiĂȘncia, dĂșvidas e troquem idĂ©ias sobre o dia-a-dia do profissional de vendas. Para, dessa maneira, provocar o aprendizado por meio de erros e acertos de toda a equipe.

Para aplicĂĄ-la, serĂĄ necessĂĄrio algumas caixas de fĂłsforos e fichas com dizeres, por exemplo: minha melhor experiĂȘncia em vendas, minha pior experiĂȘncia em vendas, o que mais gosto no meu trabalho, o que menos gosto no meu trabalho, uma venda superdivertida, uma venda triste, um fato inusitado, etc. (pode-se criar outras fichas, conforme seu objetivo).

Para o desenvolvimento da dinĂąmica, o facilitador deve levar a equipe para uma sala e pedir para formarem um cĂ­rculo. Depois, distribui uma caixa de fĂłsforos a cada participante; e as fichas devem estar em um lugar visĂ­vel, que pode ser ao centro do cĂ­rculo.

Feito isso, peça a um participante que risque um palito de fĂłsforo, enquanto ele estiver aceso, o colega a seu lado vai falando, conforme a ficha selecionada, da sua experiĂȘncia. O lĂ­der de equipe deve cuidar para que o profissional de vendas fale apenas no perĂ­odo em que o fĂłsforo estiver aceso. Caso alguĂ©m nĂŁo consiga, fique inibido, etc., o facilitador poderĂĄ usar esse tempo para que os outros façam perguntas sobre o dia-a-dia de vendas do colega.

Quando todos jĂĄ tiverem falado, o lĂ­der deverĂĄ propor uma discussĂŁo a respeito da atividade. Perguntar se todos conseguiram expressar os pontos mais importantes do trabalho. Como se sentiram em expor os desempenhos? Se foi fĂĄcil falar de si mesmo? Tudo isso irĂĄ contribuir para a uniĂŁo da equipe de vendas.

Essa dinùmica contribui para que todo o grupo faça uma reflexão sobre o trabalho, avaliando a performance, as dificuldades, os pontos fortes e pontos fracos, e para descobrir os colegas que podem ajudar na melhoria profissional.

Cione dos Santos Ă© formada em Letras, com MBA em GestĂŁo Empresarial.
E-mail: [email protected]


LIVROS

Superdicas para Vender e Negociar Bem

Carlos Alberto JĂșlio

Este livro foi escrito para quem Ă© ou quer ser um bom profissional de vendas ou pela simples necessidade de se relacionar e fazer negĂłcios. Com ele, vocĂȘ irĂĄ ordenar suas tĂĄticas de vendas, aprender a valorizar seus clientes e a querer transformĂĄ-los em amigos, parceiros e fregueses. Vai aprender a vender mais, melhor e sempre.
Editora: Saraiva
Preço: R$ 9,90*

Vendas B2B ? Como negociar e vender em mercados complexos e competitivos
Renato Romeo

Este livro trata das complexas e lucrativas vendas entre empresas. Mostra que o comprador corporativo se comporta de maneira diferente do comprador pessoa física, e que para interesså-lo e agradå-lo vårias técnicas podem ser empregadas. Conheça os processos e ferramentas eficazes para que os profissionais de vendas B2B sejam bem-sucedidos.

Editora: Prentice Hall
Preço: R$ 55,00*

VocĂȘ Ă© Sua Melhor Marca
Jussier Ramalho

A trajetória empresarial de Jussier Ramalho é narrada neste livro, bem como os conselhos e dicas de um autodidata que se tornou especialista em Marketing Pessoal. Na obra, o autor mistura dados autobiogråficos com sua visão muito peculiar de técnicas de venda, captação e relacionamento com clientes e os elementos que constroem um empreendedor de sucesso.
Editora: Campus
Preço: R$ 39,00*

*Preços e disponibilidade pesquisados em janeiro/2008


HUMOR

O perigo de e-mails errados

Um casal decide passar fĂ©rias em uma praia no caribe, no mesmo hotel onde passou a lua de mel 20 anos antes. Por causa do trabalho, a mulher nĂŁo pode viajar com o marido. Deixa para ir alguns dias depois. Quando o homem chega a seu quarto do hotel, vĂȘ que hĂĄ um computador com acesso Ă  internet. Decide entĂŁo enviar um e-mail Ă  mulher, mas erra uma letra sem perceber e o envia a outro endereço. O e-mail Ă© recebido por uma viĂșva que acabara de chegar do enterro do marido. Ao conferir seus e-mails, ela desmaia instantaneamente. O filho ao entrar encontra a mĂŁe caĂ­da perto do computador. Na tela, estava escrito:

?Querida esposa, cheguei bem. Provavelmente, vocĂȘ se surpreenda em receber notĂ­cias minhas por e-mail. Mas agora tem computador aqui e Ă© possĂ­vel enviar mensagens Ă s pessoas queridas. Acabo de chegar e jĂĄ me certifiquei de que estĂĄ tudo preparado para vocĂȘ vir na sexta-feira que vem. Tenho muita vontade de te ver e espero que sua viagem seja tĂŁo tranqĂŒila como estĂĄ sendo a minha. Ah, nĂŁo traga muita roupa, pois faz um calor infernal aqui?.


NÃO COMPLIQUE O QUE É SIMPLES

Job oportunities

Por Professora Aurélia

Estrangeirismo, uma evolução ou revolução da língua portuguesa? Eu acredito na evolução, mas ainda fico apreensiva quando encontro palavras como job em nosso cotidiano.

Quando nĂŁo temos uma palavra ou expressĂŁo similar em nosso idioma, tudo bem, Ă© fĂĄcil entender. Mas e quando temos? Existe uma explicação para o uso do estrangeirismo? Sim, claro que existe. A resposta Ă© que ainda hĂĄ pessoas que vĂȘem magnetismo, um certo charme em utilizar palavras estrangeiras. Acreditam ser uma linguagem pomposa e sofisticada. Pobre erro. O belo Ă© ser simples e claro.

Atualmente, grande parte dos cadernos de classificados de empregos possui esse nome: Job Oportunities, ou seja, oportunidades de empregos ? estrangeirismo completamente desnecessårio. Provavelmente, alguns não tenham mais a criatividade tão aguçada para criar nomes que chamem tanto a atenção como queriam, e, então, partem para palavras estrangeiras ? que, muitas vezes, apenas afastam leitores.


DICAS DE PORTUGUÊS

Por Cione dos Santos

Maiores

Essa palavra significa algo como ?mais grande?. Portanto, não se då ?maiores informaçÔes?, e sim outras ou novas informaçÔes.

O correto é ?dar mais informaçÔes?. No entanto, deve-se evitar na linguagem falada, porque o ouvinte pode entender ?mås informaçÔes?. Nesse caso, prefira palavras masculinas, como ?mais detalhes?.


PARA PENSAR ? Iniciativa

?Tudo o que uma pessoa pode imaginar, outras podem tornar realidade?
(Julio Verne)

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