Afinal, vocĂȘ sabe ouvir?

Separe a emoção da razĂŁo durante a comunicação, saiba ouvir todas as pessoas e progrida. Muito se fala sobre escutar o cliente, pois ele Ă© o consumidor. Escutando-o vocĂȘ poderĂĄ identificar necessidades e adequar produtos e serviços, estabelecendo uma relação de reciprocidade e, conseqĂŒentemente, de fidelidade.

O escutar, além de identificar os desejos, necessidades e vontades do cliente, desenvolve a confiança em relação aos fornecedores e vice-versa.

Descobrir as razÔes que levaram o cliente a querer algo é fundamental no mundo dos negócios.

SĂŁo inĂșmeros os ditados populares: o cliente tem sempre razĂŁo, escute o cliente e quem nĂŁo Ă©, transformando-o em cliente, manter o cliente Ă© mais difĂ­cil que adquirir um novo.

O mesmo aplica-se aos clientes internos. Escutando-os, aceitando sugestÔes e aplicando-as, eles se sentirão mais comprometidos com a organização.

Na busca de um maior profissionalismo fazemos curso de como falar em pĂșblico. Isso Ă© importante, mas serĂĄ que nĂŁo precisamos aprender como escutar pessoas?

Alguns toques ? Nos programa de treinamento que realizamos estamos constantemente reforçando os seguintes comportamentos:

» Escute incondicionalmente, tendo como objetivo colher informaçÔes, idéias, sugestÔes, inicialmente sem analisar.

» Escute integralmente sem ficar pensando na resposta que vocĂȘ darĂĄ.

» Evite pré-julgamento, mantenha a mente aberta.

» Escute atentamente, busque um local distante de ruídos, de interrupçÔes.

» Preste atenção na idĂ©ia, entenda a essĂȘncia, deixando de lado a forma, o vocabulĂĄrio.

» Escute identificando oportunidades, posteriormente trabalhe com a idéia.

» Busque identificar pontos em comum nas mais diversas idéias e interesses.

» Recapitule para ver se entendeu corretamente a mensagem.

» Separe a emoção da razão durante a comunicação.

» Propicie em canal aberto de comunicação, realmente escute e não somente ouça.
» Evite de início emitir sua opinião, principalmente se não concorda, pois poderå bloquear quem fala.

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