Separe a emoção da razĂŁo durante a comunicação, saiba ouvir todas as pessoas e progrida. Muito se fala sobre escutar o cliente, pois ele Ă© o consumidor. Escutando-o vocĂȘ poderĂĄ identificar necessidades e adequar produtos e serviços, estabelecendo uma relação de reciprocidade e, conseqĂŒentemente, de fidelidade.
O escutar, além de identificar os desejos, necessidades e vontades do cliente, desenvolve a confiança em relação aos fornecedores e vice-versa.
Descobrir as razÔes que levaram o cliente a querer algo é fundamental no mundo dos negócios.
SĂŁo inĂșmeros os ditados populares: o cliente tem sempre razĂŁo, escute o cliente e quem nĂŁo Ă©, transformando-o em cliente, manter o cliente Ă© mais difĂcil que adquirir um novo.
O mesmo aplica-se aos clientes internos. Escutando-os, aceitando sugestÔes e aplicando-as, eles se sentirão mais comprometidos com a organização.
Na busca de um maior profissionalismo fazemos curso de como falar em pĂșblico. Isso Ă© importante, mas serĂĄ que nĂŁo precisamos aprender como escutar pessoas?
Alguns toques ? Nos programa de treinamento que realizamos estamos constantemente reforçando os seguintes comportamentos:
» Escute incondicionalmente, tendo como objetivo colher informaçÔes, idéias, sugestÔes, inicialmente sem analisar.
» Escute integralmente sem ficar pensando na resposta que vocĂȘ darĂĄ.
» Evite pré-julgamento, mantenha a mente aberta.
» Escute atentamente, busque um local distante de ruĂdos, de interrupçÔes.
» Preste atenção na idĂ©ia, entenda a essĂȘncia, deixando de lado a forma, o vocabulĂĄrio.
» Escute identificando oportunidades, posteriormente trabalhe com a idéia.
» Busque identificar pontos em comum nas mais diversas idéias e interesses.
» Recapitule para ver se entendeu corretamente a mensagem.
» Separe a emoção da razão durante a comunicação.
» Propicie em canal aberto de comunicação, realmente escute e não somente ouça.
» Evite de inĂcio emitir sua opiniĂŁo, principalmente se nĂŁo concorda, pois poderĂĄ bloquear quem fala.