Para o desenvolvimento de qualquer carreira Ă© preciso desenvolver tambĂ©m as habilidades e competĂȘncias pessoais. No seu dia-a-dia, com certeza, existem competĂȘncias que fazem a diferença e que quando bem entendidas, aplicadas e desenvolvidas levam ao crescimento da sua carreira e das vendas. Mas antes vamos ver mais detalhadamente o conceito de competĂȘncias.
A palavra competĂȘncia deriva do latim competentia e significa idoneidade, capacidade ou aptidĂŁo, ou ainda faculdade legal de um funcionĂĄrio ou tribunal para apreciar ou julgar certos pleitos e questĂ”es, qualidade de quem Ă© capaz de apreciar e julgar certo assunto.
CompetĂȘncia estĂĄ relacionada Ă equação ?saber fazer? ? conhecimento, informação, treinamento e experiĂȘncia, ou seja, a dimensĂŁo mental e racional x a equação ?querer fazer? ? motivação, autocomprometimento, entusiasmo e persistĂȘncia ?, que podemos chamar de dimensĂŁo emocional.
Podemos afirmar que existem as competĂȘncias organizacionais que sĂŁo as vantagens competitivas da empresa em relação ao mercado e seus concorrentes e as competĂȘncias pessoais que sĂŁo suas qualidades, tudo aquilo que vocĂȘ domina e que o torna um talento diferenciado no mercado de trabalho. As competĂȘncias pessoais sĂŁo percebidas de acordo com o comportamento e desempenho da pessoa no trabalho em relação aos pontos:
» Conhecimento Ă© aquilo que sabemos e aprendemos no decorrer da nossa vida. Tudo que estĂĄ ligado ao nosso intelecto.
» Habilidades estĂŁo relacionadas ao saber fazer, que pode ser um processo mental ou que exige coordenação fĂsica. Em um tom mais popular, colocar a mĂŁo na massa.
» Atitudes estĂŁo relacionadas Ă sua conduta social e ao seu comportamento no ambiente.
O desempenho competente Ă© como uma via de mĂŁo dupla. Deve agregar valores tanto ao indivĂduo que o detĂ©m e produz quanto para a empresa em que trabalha. Ă uma relação ganha-ganha. Aprimorar suas competĂȘncias Ă© o melhor caminho para garantir o sucesso da sua carreira, o crescimento da empresa e o cliente satisfeito.