Aprimore suas competências

Para o desenvolvimento de qualquer carreira é preciso desenvolver também as habilidades e competências pessoais. No seu dia-a-dia, com certeza, existem competências que fazem a diferença e que quando bem entendidas, aplicadas e desenvolvidas levam ao crescimento da sua carreira e das vendas. Mas antes vamos ver mais detalhadamente o conceito de competências.

A palavra competência deriva do latim competentia e significa idoneidade, capacidade ou aptidão, ou ainda faculdade legal de um funcionário ou tribunal para apreciar ou julgar certos pleitos e questões, qualidade de quem é capaz de apreciar e julgar certo assunto.

Competência está relacionada à equação ?saber fazer? ? conhecimento, informação, treinamento e experiência, ou seja, a dimensão mental e racional x a equação ?querer fazer? ? motivação, autocomprometimento, entusiasmo e persistência ?, que podemos chamar de dimensão emocional.

Podemos afirmar que existem as competências organizacionais que são as vantagens competitivas da empresa em relação ao mercado e seus concorrentes e as competências pessoais que são suas qualidades, tudo aquilo que você domina e que o torna um talento diferenciado no mercado de trabalho. As competências pessoais são percebidas de acordo com o comportamento e desempenho da pessoa no trabalho em relação aos pontos:

» Conhecimento é aquilo que sabemos e aprendemos no decorrer da nossa vida. Tudo que está ligado ao nosso intelecto.

» Habilidades estão relacionadas ao saber fazer, que pode ser um processo mental ou que exige coordenação física. Em um tom mais popular, colocar a mão na massa.

» Atitudes estão relacionadas à sua conduta social e ao seu comportamento no ambiente.

O desempenho competente é como uma via de mão dupla. Deve agregar valores tanto ao indivíduo que o detém e produz quanto para a empresa em que trabalha. É uma relação ganha-ganha. Aprimorar suas competências é o melhor caminho para garantir o sucesso da sua carreira, o crescimento da empresa e o cliente satisfeito.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima