Aprimore suas competĂȘncias

Para o desenvolvimento de qualquer carreira Ă© preciso desenvolver tambĂ©m as habilidades e competĂȘncias pessoais. No seu dia-a-dia, com certeza, existem competĂȘncias que fazem a diferença e que quando bem entendidas, aplicadas e desenvolvidas levam ao crescimento da sua carreira e das vendas. Mas antes vamos ver mais detalhadamente o conceito de competĂȘncias.

A palavra competĂȘncia deriva do latim competentia e significa idoneidade, capacidade ou aptidĂŁo, ou ainda faculdade legal de um funcionĂĄrio ou tribunal para apreciar ou julgar certos pleitos e questĂ”es, qualidade de quem Ă© capaz de apreciar e julgar certo assunto.

CompetĂȘncia estĂĄ relacionada Ă  equação ?saber fazer? ? conhecimento, informação, treinamento e experiĂȘncia, ou seja, a dimensĂŁo mental e racional x a equação ?querer fazer? ? motivação, autocomprometimento, entusiasmo e persistĂȘncia ?, que podemos chamar de dimensĂŁo emocional.

Podemos afirmar que existem as competĂȘncias organizacionais que sĂŁo as vantagens competitivas da empresa em relação ao mercado e seus concorrentes e as competĂȘncias pessoais que sĂŁo suas qualidades, tudo aquilo que vocĂȘ domina e que o torna um talento diferenciado no mercado de trabalho. As competĂȘncias pessoais sĂŁo percebidas de acordo com o comportamento e desempenho da pessoa no trabalho em relação aos pontos:

» Conhecimento Ă© aquilo que sabemos e aprendemos no decorrer da nossa vida. Tudo que estĂĄ ligado ao nosso intelecto.

» Habilidades estĂŁo relacionadas ao saber fazer, que pode ser um processo mental ou que exige coordenação fĂ­sica. Em um tom mais popular, colocar a mĂŁo na massa.

» Atitudes estĂŁo relacionadas Ă  sua conduta social e ao seu comportamento no ambiente.

O desempenho competente Ă© como uma via de mĂŁo dupla. Deve agregar valores tanto ao indivĂ­duo que o detĂ©m e produz quanto para a empresa em que trabalha. É uma relação ganha-ganha. Aprimorar suas competĂȘncias Ă© o melhor caminho para garantir o sucesso da sua carreira, o crescimento da empresa e o cliente satisfeito.

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