Atendimento e excelĂȘncia

Quer apresentar um atendimento excelente aos seus clientes e aumentar suas vendas? Siga algumas dicas essenciais Checklist bĂĄsico para um atendimento eficaz:

» Identifique claramente o problema declarado e o problema real, pois na maioria das vezes, eles sĂŁo diferentes.

» Pergunte-se sobre ?o quĂȘ? o cliente quer e ?como? quer. Isso equivale a avaliar a queixa, o problema e a expectativa de solução que ele tem em mente.

» Reavalie se vocĂȘ realmente compreendeu a percepção do cliente com relação ao problema.

» Verifique quais sĂŁo as melhores soluçÔes possĂ­veis e viĂĄveis para atender Ă s necessidades do cliente. Procure, sempre que possĂ­vel, atender tanto ao problema real quanto ao declarado.

» Interagindo de maneira positiva atravĂ©s de um relacionamento de qualidade (baseado em verdadeira empatia, comunicação clara, educada e amĂĄvel), analise o problema junto a seu cliente para que ele possa perceber possĂ­veis diferenças entre o problema que ele acha ter e o problema que efetivamente tem.

» ApĂłs o cliente compreender qual Ă© o problema real, apresente a ele as soluçÔes disponĂ­veis, ou, quando necessĂĄrio, negocie um tempo para providenciar outras novas e melhores.

» Depois de definir a melhor solução, apresente-a ao seu cliente, lembrando-se de valorizar a maneira pela qual o problema serĂĄ solucionado, conscientizando-o de que essa Ă© a melhor solução ? em certas ocasiĂ”es, ao menos temporariamente.

» Certifique-se de que o cliente compreendeu efetivamente a solução e a sua adequação e façam um acordo (mesmo que informal) sobre o comprometimento dele para com as saĂ­das apresentadas. Deixe muito claro a parte da solução que estĂĄ sob a responsabilidade do cliente.

» NĂŁo se deixe iludir com a idĂ©ia de solução apresentada, problema resolvido. A saĂ­da encontrada, pode servir apenas temporariamente. O cliente pode achar que entendeu, mas depois demonstrar descontentamento e alĂ©m disso, os problemas evoluem, a solução talvez tenha sido apresentada tarde demais e agora o problema jĂĄ Ă© outro.

» Acompanhe o grau de satisfação do cliente apĂłs a solução oferecida. Observe se sĂŁo necessĂĄrios ajustes de ambas as partes.

» Em todas as fases do processo mantenha sempre em mente algumas coisas fundamentais: relacionamento de alta qualidade, baseado no profundo respeito Ă  pessoa humana e importĂąncia que este cliente dĂĄ aos seus problemas ? mesmo os aparentemente pequenos em sua perspectiva.

» Aja de maneira efetiva para encontrar a melhor solução para o problema e no menor espaço de tempo possĂ­vel.

» Durante todo o processo da exposição do problema atĂ© a sua solução, ao manter contato com o cliente, manifeste que estĂĄ trabalhando na solução pedida. Se vocĂȘ nĂŁo mantĂ©m contatos naturais com esse cliente, faça um especĂ­fico e relate que as providĂȘncias foram tomadas para resolver o problema.

» Lembre-se de que as pessoas sĂŁo mais importantes que os problemas ? isso inclui vocĂȘ e o seu cliente.

» Atender Ă© fornecer a solução do problema, dar ao cliente ?o que ele quer? (a solução, nĂŁo necessariamente como ele imagina) e ?como quer?, se sentindo ouvido, respeitado, bem tratado e conseguindo entender a solução oferecida como digna e adequada.

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