Crie um diferencial em seu atendimento e muitos clientes entrarĂŁo em sua loja, pois perceberam o seu valor agregado ao seu produto ou serviço. Normalmente, como consumidor, reclamamos do atendimento recebido. Basta um pequeno erro, uma falta de experiĂȘncia, um treinamento inadequado ou, simplesmente, pouca informação que logo taxamos o prestador do serviço ou o ponto comercial como um estabelecimento sem qualidade de atendimento.
Ă a sĂndrome do atendimento, pois sempre queremos ter o melhor e ser cada vez mais bem atendidos. Mas serĂĄ que somente isso pesa na hora desse relacionamento? SerĂĄ que nĂŁo estamos ? como consumidores ? sendo exigentes demais?
O outro lado da moeda nem sempre Ă© consultado. Esse lado Ă© o do profissional de vendas que, muitas vezes, fez o mĂĄximo para estar frente a frente com os seus clientes e, mesmo assim, nĂŁo foi o suficiente. SĂŁo diversas as razĂ”es, que vĂŁo desde a inexistĂȘncia de treinamento por parte da empresa atĂ© a falta de recursos prĂłprios para o investimento pessoal, mas serĂĄ que ele estĂĄ prestando um serviço ruim?
Sempre haverĂĄ profissionais desqualificados, mas nĂŁo serĂŁo todos que poderĂŁo ter esse rĂłtulo. E, ainda mais, serĂĄ que, como consumidor, nĂŁo estĂĄ extrapolando e exigindo um atendimento que nĂŁo pode ser feito, a nĂŁo ser que o seu custo seja incluĂdo ao produto ou serviço? E serĂĄ que, quando assim procederem, eu irei comprar esse produto?
Muitos, inclusive eu ? consumidor ? reclamamos de tudo e de todos, pois queremos sempre o melhor para nós e, ao recebermos a conta, nos assustamos. Mas não estou querendo dizer que devemos aceitar o atendimento ruim. O que tento passar é que não devemos ver somente o atendimento, mas o conjunto todo, inclusive o preço.
Fui comprar um eletrodomĂ©stico em uma loja de uma grande rede. O atendimento foi bom, mas o sistema operacional um fracasso, apesar das desculpas recebidas de que a rede estava congestionada. Aqui, houve cumplicidade do profissional e da loja, pois perdi muito tempo para receber o preço desse produto e quando, finalmente, foi concluĂdo, nĂŁo tinha estoque nem previsĂŁo de entrada. O sistema poderia ter avisado que nĂŁo havia o produto, sem a perda de tempo de ambos. Como precisava do produto, fui a outra loja, tambĂ©m de uma rede famosa e recebi um atendimento impecĂĄvel e rĂĄpido, tive dĂșvidas e foram resolvidas. Teve preço diferente e recebi um desconto. O lema desse profissional era nĂŁo deixar cliente algum sair sem comprar e tinha o aval da empresa.
Tentei questionar o atendimento, mas nĂŁo tive argumentos, pois tudo o que pedia era atendido e com rapidez. Portanto, ao questionar um atendimento, como consumidor, reveja os seus conceitos e passe a observar outros detalhes, antes de condenar Ă cruz um bom profissional de vendas.
Por parte das empresas, seus administradores sempre dirĂŁo que os vendedores tĂȘm as melhores ferramentas e que nĂŁo sabem usĂĄ-las. Que disponibilizam aos clientes catĂĄlogos, atendimento via 0800 e que eles nĂŁo sabem reconhecer, mas serĂĄ que essas empresas estĂŁo sendo diferentes das demais?
Aqui, a exigĂȘncia por parte do cliente Ă© ser diferente, e ter o que muitos tĂȘm nos torna iguais, e igual por igual ficaremos, como consumidores, com aqueles que nos atendem melhor e, no caso deste texto, com o vendedor da segunda loja.
Ser grande Ă© agir como grande; conheço muitos empreendimentos pequenos que tĂȘm açÔes grandes. Eis a diferença que pode ser facilmente percebida pelos clientes e sem custo algum.
Quero ser atendido como gosto, por que vocĂȘ nĂŁo procede assim? Crie um diferencial em todo o seu sistema e, com certeza, muitos clientes ? da concorrĂȘncia ? entrarĂŁo em sua loja querendo ser atendidos, pois perceberam o seu valor agregado ao seu produto ou serviço.
Estava esquecendo: apĂłs uma semana, esse vendedor, usando o seu celular, ligou perguntando se eu estava satisfeito. Questionei por quĂȘ usar o seu celular, ele disse que a empresa nĂŁo deixa fazer ligação. Nem todos sĂŁo perfeitos!