Capa – Faça o download da ferramenta Matriz de Priorização

Muitas pessoas passam horas e horas no trabalho sempre resolvendo assuntos delicados, apagando incêndios, sem ter tempo para mudar e implementar questões estratégicas que de fato podem melhorar o negócio e, até mesmo, diminuir o surgimento de problemas.

Existem, hoje, diversas formas de analisar o que deve ser feito primeiro em uma empresa. A análise vai muito além do problema ou solução em si, pois envolve colaboradores, missão estratégica de negócio e, principalmente, clientes.

A ferramenta utilizada para a análise das priorizações na empresa é chamada de matriz de priorização. Veja o que é e como utilizar uma das formas dessa ferramenta:

Matriz B.A.S.I.C.O (para priorizar soluções a serem tomadas)

A priorização das soluções é importante para permitir a elaboração de um plano de implantação e de resolução do problema. A matriz indicada para isso é a Matriz B.A.S.I.C.O. que considera os Benefícios para a organização, a Abrangência de pessoas beneficiadas pela solução, a Satisfação dos colaboradores, os Investimentos necessários, Clientes e o efeito que a solução terá neles e a Operacionalidade da solução.

Devemos atribuir para cada solução proposta uma nota de 1 a 5, de acordo com a tabela:

Nota

Benefícios

Abrangência

Satisfação interna

Investimentos

Cliente

Operação

5

De vital importância

Total (de 70% a 100%)

Muito grande

Pouquíssimo investimento

Impacto muito grande para o cliente

Muito fácil implementar

4

Impacto significativo

Muito grande (de 40% a 70%)

Grande

Algum investimento

Grande impacto

Fácil implementar

3

Impacto razoável

Razoável (de 20% a 40%)

Médio

Médio investimento

Bom impacto

Média facilidade

2

Poucos benefícios

Pequena (de 5% a 20%)

Pequeno

Alto investimento

Pouco impacto

Difícil implementar

1

Algum benefício

Muito pequena

Quase não há diferença

Altíssimo

Nenhum impacto

Muito difícil implementar

Exemplo da aplicação:

Problema: baixo índice de recompra entre os clientes, gerando altos custos na prospecção e diminuindo a lucratividade de uma venda.

Matriz de Priorização – B.A.S.I.C.O – para priorização das soluções

Soluções

B

A

S

I

C

O

Total

Prioriz.

Comparar e analisar produtos/serviços concorrentes

5

5

2

4

4

3

23

Ter ofertas/benefícios especiais a quem já é cliente

4

5

4

4

4

4

25

1°

Realizar pesquisa de satisfação com clientes

4

5

4

2

4

3

22

Montar uma equipe de vendedores especializada em recompra

2

3

3

2

3

2

15

Todas as soluções acima são muito importantes e devem ser colocadas em prática (com exceção da última solução proposta, que deverá ser analisada sobre outros aspectos, já que teve uma pontuação baixa na matriz). No entanto, com a utilização da Matriz B.A.S.I.C.O, descobrimos que a primeira solução a ser aplicada é “ter ofertas/benefícios especiais para quem já é cliente”.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima