Como gerenciar equipes de vendas com rivalidades internas

gestao de equipes

Por Cesar Frazão

Segundo o dicionário Aurélio, rivalidade quer dizer oposição ou disputa entre pessoas. Levando isso para dentro das empresas, a oposição a ideias pode trazer pontos de vistas diferentes e soluções inovadoras para um problema, e a disputa entre vendedores faz aumentar a dedicação e as vendas. São situações absolutamente saudáveis para uma organização.

Mas como tudo na vida em excesso faz mal, nas equipes de vendas não podia ser diferente. Quando a rivalidade se torna grande demais e passa do limite do bom senso, humor, companheirismo, honestidade, respeito, educação e ética, torna-se um grande problema para todos – especialmente para o gerente de vendas.

Já vivenciei como gerente, consultor e palestrante muitas situações e problemas de rivalidades internas, similares às que você pode estar enfrentando agora ou enfrentará daqui algum tempo. Gostaria de deixar cinco conselhos baseados na experiência, que poderão ajudá-lo a administrar a situação e ainda vender mais.

Conselho 1: Leve sempre em conta o que é melhor para o cliente.

Muitas vezes você terá que tomar uma decisão que irá agradar um lado e desagradar o outro. Não pense no vendedor, pense no que é o melhor para o cliente.

Conselho 2: Estabeleça critérios.

As regras do jogo, da competição, do dia a dia têm que ser claras e comunicadas a todos com antecedência. Isso evitará muitos transtornos com pequenas coisas. O que é combinado não é caro.

Conselho 3: Pratique uma liderança coerente e justa.

Poucas coisas desmotivam mais uma equipe do que uma fraca liderança. Refletir e buscar bons conselhos com pessoas mais experientes antes de agir ajudará muito. A língua nunca deve ser mais rápida que o cérebro.

Conselho 4: Lembre-se de que nenhum vendedor é maior do que a empresa, nenhum vendedor é insubstituível.

Portanto, não fique refém de vendedores acomodados, veteranos folgados que se acham “o cara”. Tenha sempre um forte recrutamento e seleção para ter opções de reposição e não precisar mais fizer: “ruim com ele, pior sem ele”.

Conselho 5: Seja um líder presente.

Interaja com os vendedores, diga o que espera deles, o que aceita e o que não aceita. Comunique-se aberta e claramente com todos, irradie sua cultura organizacional o tempo todo e, ao menor sinal de fumaça, aja e resolva o problema antes que o fogo se alastre.

É sempre melhor administrar rivalidades em uma equipe que vende do que ter uma paz enorme em uma equipe que não vende nada.

Boas Vendas e Sucesso!


César Frazão é palestrante e instrutor de vendas, especializado em técnicas de vendas e motivação
Visite o site: www.cesarfrazao.com.br
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima