Por Sean Evers, Vice-Presidente de Vendas da PipedriveÂ
Com o avanço das compras no ambiente digital, empresas de diferentes segmentos se adaptam para oferecer exatamente o que os clientes procuram. O setor de vendas Ă© responsável por uma parcela vital dos negĂłcios que ofertam produtos mundo afora e demonstram crescimento no Brasil, já que dados do IBGE referentes ao primeiro trimestre apontam crescimento de 2,4% em compras no varejo se comparado ao mesmo perĂodo do ano anterior. O processo para uma venda acontecer exige resiliĂŞncia. Desta forma, as equipes devem buscar motivação para aprimorar o seu trabalho diariamente. Pensando nisso, a Pipedrive separou algumas dicas para tornar esse processo mais fácil:Â
Incentive a motivação do seu time
As equipes devem ser tratadas como parceiras e tĂŞm a oportunidade de trabalhar juntas, o que aumenta naturalmente a motivação intrĂnseca. E ao trabalhar com vendas onde o objetivo Ă© atingir uma determinada meta, Ă© fundamental ter um gestor que entenda isso.
Trabalhar em conjunto e ter um gerente que apoie sua equipe significa alinhamento com e entre as equipes em todos os aspectos do funil de vendas e é fundamental ter visibilidade em cada estágio para oferecer treinamento e orientação para manter a equipe motivada e bem-sucedida.
Priorizar o cliente Ă© mais importante do que fechar negĂłcio
Em qualquer função, existem objetivos e metas claros – em vendas nĂŁo Ă© diferente. Compreender o seu produto e as necessidades dos clientes vem acima de tudo.
O aprendizado contĂnuo de produtos e serviços, juntamente com a manutenção de um relacionamento com o cliente, Ă© o objetivo de um vendedor. No entanto, Ă© dever de um vendedor qualificado manter o ritmo (ao longo do processo de vendas) por meio de conhecimento, check-in regular e necessidades avaliadas.
NegĂłcios parados e cronogramas aumentados
Quando um negócio para, normalmente significa que não há alinhamento suficiente em todo o processo de vendas. Neste momento, identifica-se uma oportunidade de analisar seu plano e conectar-se com a equipe para ajudar a conquistar o cliente e definir um cronograma realista com metas claras.
Capturar e organizar dados de clientes
A coleta e o uso adequado dos dados do cliente basicamente se enquadram em duas categorias: tecnologia e estrutura. É recomendável utilizar o software de CRM da sua empresa para capturar e organizar adequadamente os pontos de contato para fornecer aos seus clientes a solução certa em cada etapa do funil de vendas. AlĂ©m disso, usar um mĂ©todo confiável para capturar dados, atividades e desempenho ajuda toda a equipe a trabalhar com eficiĂŞncia – garantindo seu valor e experiĂŞncia para o cliente.
Definindo o ciclo de vida completo das vendas – os pontos de contato necessários
O ciclo de vendas Ă© um processo que equipes e empresas usam para identificar clientes, construir relacionamentos duradouros e, eventualmente, fechar a venda. O ciclo tĂpico pode ser definido por cinco estágios: prospecção de leads, contato com clientes em potencial, qualificação, apresentação do produto ou software, fechar o negĂłcio e alimentar o relacionamento.
Em termos de pontos de contato (pense em reuniões, chamadas, e-mails e mensagens), dependerá da complexidade do seu produto e dos recursos envolvidos. Os principais pontos de contato, no entanto, são os cinco estágios do ciclo de vendas ou as próximas etapas/ações e metas claras necessárias para impulsionar a venda.
Para mais informações, entre em contato: [email protected].
Sobre a Pipedrive
Criado em 2010, a Pipedrive é o primeiro CRM e plataforma de gerenciamento de receita inteligente para pequenos negócios. Hoje, a Pipedrive é usada por equipes em mais de 100.000 empresas em todo o mundo. A Pipedrive tem sede principal em Nova York e possui escritórios na Europa e nos Estados Unidos. A empresa é apoiada por um acionista majoritário, Vista Equity Partners, e por outros como Bessemer Venture Partners, Insight Partners, Atomico, DTCP e Rembrandt Venture Partners. Clique aqui e saiba mais!