Cosmetic Green cria franquia digital na área de cosméticos

Fernanda Ribeiro, fundadora Cosmetic Green

Apostando no crescimento do e-commerce, rede especializada em beleza, estética e cosméticos cria franquia digital. Investimento inicial é de apenas R$ 450,00

Mesmo em cenário de crise econômica, as vendas do varejo online no Brasil continuam a demonstrar fôlego para crescimento. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google Brasil, a Black Friday no país deve gerar aumento entre 15 e 20%. Em valores, o setor de e-commerce espera movimentar R$ 2,2 bilhões.

Aproveitando o bom momento, a Cosmetic Green, rede especializada em beleza, cosméticos e estética, aposta em uma franquia digital e de baixo investimento para atrair franqueados de todo país. A marca já comercializou mais de 200 unidades virtuais esse ano e espera fechar 500 até o final do ano.

Com foco nos brasileiros que desejam empreender, mas não possuem capital para investimento, a franquia virtual da Cosmetic Green tem um valor inicial bastante acessível: apenas R$ 450,00. “Com esse valor já estão incluídas a taxa de franquia e uma URL da loja virtual. Toda a gestão e a operação logística é feita por nós”, conta Fernanda Ribeiro, fundadora da marca.

Neste modelo de negócios, o franqueado recebe todo treinamento dos franqueadores, que participarão na escolha no nome da loja virtual. Após esse processo, a rede fica responsável por todo processo na entrega das vendas aos clientes. A cada negócio fechado, o empreendedor recebe 20% do valor.

Para saber mais sobre o potencial de mercado da franquia digital e os diferenciais da marca Cosmetic Green, Raul Candeloro entrevistou a fundadora da marca, Fernanda Ribeiro. Confira a seguir a história e os planos da Cosmetic Green para crescer.

franquia digital cosmetic green

Como e quando surgiu a Cosmetic Green?

A Cosmetic Green surgiu em 2013 a partir da identificação de uma demanda do mercado. Após estudos e análises de potencial, percebemos que não havia atendimento especializado para venda de dermocosméticos multimarcas.

Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras empresas da área?

Nosso público-alvo se divide em 2 tipos:

  • Consumidor final: mulheres de todas as idades adeptas ao uso de cosméticos e dermocosméticos, cuidados com a pele e tratamentos de beleza, que buscam bem-estar.
  • Profissional de estética: utiliza os dermocosméticos para a realização dos tratamentos de beleza.

Somos especializados em beleza, cosmetologia e estética. Assim, fazemos questão de selecionar produtos de alta tecnologia com associação de princípios ativos naturais, com eficácia garantida, através de resultados comprovados em testes clínicos.

Em nossas lojas físicas, oferecemos um espaço único, para testar os produtos e também fazer tratamentos estéticos e de beleza. Com conceito diferenciado, nossas lojas se tornam centros de convivência com atendimento personalizado, além de promoverem eventos e workshops para público em geral e para profissionais de beleza e estética. Com portfólio variado e diversas categorias, incluindo produtos profissionais, trazemos sempre novidades, tendências e lançamentos.

Quais foram as maiores dificuldades de criar a Cosmetic Green?

Começamos a Cosmetic Green do zero, sem recursos financeiros e sem condições de contratar profissionais capacitados. Por isso, além da falta de verba para investir, foi um caminho árduo buscando as melhores práticas do mercado e identificando oportunidades para nos diferenciarmos. Foi necessário muito investimento em tempo e trabalho para formatar todo o projeto, processos e ferramentas.

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

VISÃO

Sermos reconhecidos como a maior e melhor rede de franquias especializada em dermocosméticos no Brasil.

MISSÃO

Oferecer o que há de melhor no mundo da beleza, selecionando as melhores marcas de dermocosméticos e cosméticos para cuidar da sua pele, saúde e bem-estar.

Somos especializados em beleza, cosmetologia e estética e, assim, fazemos questão de selecionar produtos de alta tecnologia com associação de princípios ativos naturais, com eficácia garantida, através de resultados comprovados em testes clínicos.

VALORES

  • Valorizamos o bem-estar e a beleza interior
  • Prezamos pelo respeito a cada biótipo
  • Incentivamos os cuidados com o corpo e o rosto
  • Respeitamos o meio-ambiente
  • Trabalhamos apenas com produtos não testados em animais
  • Buscamos inovação constante e melhoria contínua

franquia digital cosmetic green

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio da Cosmetic Green?

O aumento de pessoas interessadas em abrir unidades Cosmetic Green e a operação das unidades franqueadas nos mostrou que estávamos certos quanto ao potencial de crescimento do negócio.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

O maior diferencial da franquia é o atendimento, tanto ao consumidor final, com produtos para serem utilizados em casa, quanto ao profissional de estética, que utiliza dermocosméticos para procedimentos em cabine. Este modelo de negócios permite que o franqueado atue ativamente na prospecção de clientes, não dependendo somente de seu ponto comercial para faturamento. Cada unidade possui um perímetro delimitado para atuação, podendo atender o mercado profissional de clínicas e esteticistas em todo seu território. Também faz parte da proposta da loja apresentar constantemente novas opções de marcas e produtos. Por isso, os clientes estão sempre convidados a visitar o espaço para conferir as novidades.

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), vimos que vocês lançaram recentemente uma microfranquia digital. Pode explicar melhor como isso funciona e por que escolheram essa estratégia?

Sem dúvida o modelo digital é onde temos nosso maior potencial para crescimento. Optamos por essa estratégia justamente pelo cenário econômico do país e a grande ascensão dos negócios digitais. Não poderíamos ignorar a oportunidade e também demos a possibilidade para pessoas interessadas de iniciarem o próprio negócio com baixíssimo investimento.

Acreditamos ser a única franquia com modelo de loja virtual multimarcas de cosméticos e dermocosméticos. Nesse modelo, o franqueado digital investe R$ 450,00 e recebe uma URL de loja virtual, onde poderá divulgar sua unidade, sem necessidade de abertura de empresa. Ele recebe comissão sobre todas as vendas concretizadas e não precisa se preocupar com aquisição e gerenciamento de estoque, entrega, etc. Toda a gestão fica por nossa conta.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes?

Nas lojas físicas, o atendimento especializado com possibilidade do cliente testar os produtos, além de eventos e workshops realizados na unidade e em parceiros locais são as principais ações para vendas e fidelização.

Nas lojas virtuais, incluímos produtos e marcas de alto giro no nosso mix, principalmente na linha de maquiagem, que têm gerado venda para novos clientes. Nosso conceito de trazer lançamentos e novidades constantes é também uma estratégia para criarmos relacionamento com nossos clientes.

E em termos de fidelização de clientes, há algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

Basicamente as ações expostas na resposta anterior também têm o foco de fidelização.

Olhando para trás, existe algo que você acha que poderia ter feito diferente/melhor? Alguma decisão que poderia ter sido mais pensada, melhor executada ou feita de forma diferente?

Com a mudança do cenário econômico em 2016, mantivemos o investimento em marketing planejado em 2015, mas não tivemos os resultados esperados. Acreditamos que se tivéssemos feito um replanejamento, poderíamos ter melhor alocado os recursos.

Existe algo que era feito antes, no começo da empresa e que vocês PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisão?

Já tivemos projetos iniciados e que tiveram que ser pausados até que tenhamos mais recursos e identifiquemos o timing adequado para lançamento. Aprendemos isso com as dificuldades enfrentadas em 2016, conforme a resposta da pergunta anterior.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Cosmetic Green? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas de revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

Inicialmente nosso maior investimento foi aplicado na definição dos conceitos, desenvolvimento de processos, manuais e padronização. Em termos de dinheiro, nosso maior investimento sempre foi em divulgação. No último ano, temos trabalhado para o lançamento do modelo digital e na reestruturação do negócio como um todo.

Quais os próximos passos? O que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

Nas lojas físicas, ainda em 2017 inauguraremos pelo menos duas unidades em shoppings, que trarão todo o conceito da marca para o grande público. Além disso, também estamos lançando nesse mês de setembro o processo de venda direta, com abertura de revendedores via catálogo em todo o Brasil. Esse canal de venda direta terá atuação tanto nas unidades físicas como digitais.

Que conselhos daria para um empreendedor que está pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se deve começar (arriscar…) ou não?

O empreendedor não pode ter dúvida, tem que deixar a dúvida de lado ir em frente. Ele precisa acreditar em si mesmo, ter coragem, disposição e ter consciência de que irá trabalhar muito. Ver o resultado do seu projeto e sua marca avançando do mercado fazem valer a pena. O empreendedor tem que estar disposto não só a arriscar, mas principalmente a não desistir, até que consiga o sucesso.

Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Pela nossa experiência pessoal, é impossível chegar aos seus objetivos e permanecer, sem acreditar em si mesmo, e acima de tudo ter e manter a fé em Deus.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Agradecemos a oportunidade de compartilhar um pouco da nossa história com os leitores e ficamos à disposição para novos contatos.

Para saber mais sobre a Cosmetic Green:

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