Demissão de líderes

Se o gerente é inexperiente, tem padrões éticos questionáveis, vive mudando de humor ou é incompetente, é muito difícil conquistar o respeito da sua equipe. Você está sendo demitido pela sua própria equipe? De quem será a culpa?

A culpa é sua. Quando pessoas saem da empresa por causa de ?ofertas melhores?, isso deveria servir como um alerta. Se você pensar: ?A culpa é deles? ou ?Se tivessem feito isso ou aquilo? ou ?Nem eram tão bons assim? ou ainda ?Estamos melhor sem eles?, você só está se enganando.

Se todo mundo em sua equipe estivesse ganhando bem, desenvolvendo-se pessoalmente e profissionalmente ? ou seja, felizes ?, será que eles iriam embora? Não.

Jeffrey Gitomer, consultor e presidente da Business Marketing Services, enumera 15 fatores para a insatisfação de um profissional ? razões pelas quais uma pessoa demite seu líder. Quantas delas aplicam-se à sua empresa?

1. Falta de treinamento. Invista neles.

2. Falta de equipamento ou meios de realizar seus serviços. Isso não quer dizer dar uma caneta de ouro ou um computador de última geração para todos, mas garantir o mínimo necessário.

3. Brigas e fofocas internas.

4. Falta de apoio do líder. Gerentes que só reclamam não conseguem segurar bons profissionais.

5. Ingerência de outros departamentos. Muitas vezes, níveis hierárquicos superiores ou outros departamentos dão ordens conflitantes à sua equipe. Evite isso.

6. Falta de liderança clara. Não se omita.

7. Promessas quebradas por parte da diretoria ou do líder imediato. Se você tiver alguma dúvida se vai conseguir cumprir algo, não prometa.

8. Repetição de problemas. Ninguém gosta de trabalhar em um local em que o mesmo problema, a mesma briga acontece mês após mês.

9. Atitude negativa do líder. Um gerente zangado e resmungão equivale a um péssimo ambiente de trabalho.

10. Líderes questionáveis. Se o gerente é inexperiente, tem padrões éticos questionáveis, vive mudando de humor ou é um incompetente, é muito difícil conquistar o respeito da sua equipe.

11. Politicagem interna. Departamento contra departamento, diz-que-diz, rádio corredor. Ninguém ganha nada com isso.

12. Falta de integração de novos funcionários. Como os recém-contratados são recebidos? Com alegria ou desconfiança?

13. Falta de comunicação. Gerentes que ficam em uma torre de cristal acabam provocando confusão, frustração e revolta ? e muitos profissionais, com toda razão, não querem ter de lidar com isso todos os dias.

14. Expectativas frustradas. A frustração de construir um sonho e não conseguir concretizá-lo, seja lá qual for o motivo, pode também fazer com que muitas pessoas abandonem o barco.

15. Quando um problema aparece e sua resolução demora mais do que o necessário, as pessoas começam a ficar desconfortáveis e irritadas ? e é aí que começam a olhar para os lados.

Resumindo: se você quer ter uma excelente equipe, deve ser um excelente líder. A vida profissional já tem desafios de sobra, e a última coisa que um membro da sua equipe precisa é ficar desperdiçando energia com conflitos.

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