Dicas de Dill Casella, Eugênio Sales Queiroz e Prof. Menegatti

Dicas de Dill Casella, Eugênio Sales Queiroz e Prof. Menegatti ?Quem deixa para depois o que pode fazer logo, perde o que nunca mais encontrará: o tempo?
Coelho Neto

?A vida é nossa para ser gasta, não para ser poupada?
D. H. Lawrence


3 dicas para pedir a venda!

Podem-se usar três técnicas excelentes para fazer o pedido:

Convite ? É, talvez, a mais simples de todas. Quando o cliente disser que não tem mais perguntas, você pode sugerir: ?Bem, então por que não faz uma tentativa??. Essa é uma técnica de conclusão incrivelmente eficaz. É leve, amigável, profissional e livre de qualquer pressão.

Diretiva ? Nessa técnica, você faz a pergunta: ?Isso está bem claro até agora??. Quando o cliente diz sim, você diz: ?Bem, a etapa seguinte é esta?. Aí, você passa a descrever o plano de ação. Pega o formulário de pedido e começa a preenchê-lo.

Autorização ? Ao fim da conversa de venda, confira tudo o que foi dito. Pegue o formulário de pedido, faça a marca no lugar da assinatura e passe a ele o formulário, dizendo: ?Bem, então, se você assinar esta autorização, começaremos agora mesmo!?.

Prof. Menegatti é conferencista nas áreas de Motivação, Vendas e Liderança.
Visite os site: www.menegatti.srv.br


7 estágios do autoconhecimento

No livro Descubra seu Destino, da Editora Versus, o autor Robin S. Sharma conta através de uma fábula qual é o caminho para a felicidade. Para tanto, o autor revela quais são os sete estágios para o autoconhecimento:

1. Vivendo uma mentira (o estágio da autotraição).
2. O ponto de escolha (o estágio de relaxar o controle e quebrar as correntes).
3. Percepção dos prodígios e das possibilidades (o estágio de ver com novos olhos).
4. Instrução dos mestres (o estágio do aprendizado, da falha e da preparação).
5. Transformação e renascimento (o estágio do esvaziamento e do reenchimento).
6. A prova (o estágio do deste e da confirmação).
7. O grande despertar do ?eu? (o estágio da intrepidez).

Da Redação


Abordando clientes de forma altamente positiva

» Estar “altamente positivo” envolve intenção! Querer estar no papel do vendedor e fazê-lo com paixão representa 80% de êxito em sua abordagem!

» Aparência é fundamental! Antes de investir no produto ou serviço, o cliente deseja, mesmo que inconscientemente, aprovar a imagem do vendedor! Sorria para o espelho e teste seu poder de sedução!

» Cuidado com sua linguagem e vocabulário! Procure se adaptar e se sintonizar com o estilo e tribo do cliente. O momento deve ser propício para que ele fique à vontade, “sacou”?

» Mostre interesse “por toda história” do cliente envolvida naquele momento mágico! Vá além de atender ao que ele está pedindo ou olhando! Avance em sua cadeia de desejos! Se ele quer um cosmético, por exemplo, será que não está apostando na esperança de uma transformação, de uma conquista, etc.? Faça esse exercício em seu dia-a-dia! Quase sempre a mente de quem compra já está usufruindo do bem ou do serviço antes mesmo de sair da loja. Permita-se viajar com a mente de seu cliente!

Dill Casella é palestrante em vendas e desenvolvimento de mercado.
Visite o site: www.dill.com.br


Seus clientes precisam experimentar

Edson Zogbi explica no livro Mantenha-se Vivo na Cabeça dos seus Clientes, da Editora ProfitBooks, que os vendedores não devem tentar empurrar produtos e serviços, mas levar o cliente a experimentar. ?A experimentação é um fato concreto, não precisa de argumentos de venda, no máximo, uma informação técnica para dar uma forcinha racional à nossa compra, que é quase sempre emocional?. Proporcione degustações do que você vende para que seus clientes possam experimentar e comprar muito mais.

Da Redação


Marketing pessoal para vendedores

No corre-corre diário, muitos profissionais se esquecem de praticar o marketing pessoal para aumentar suas vendas. Confira algumas dicas importantes para você fazer o seu com eficiência. 1. Vista-se bem, com roupas adequadas ao seu ramo de negócio.

2. Procure falar com desenvoltura e segurança. Pronuncie as palavras corretamente e sem pressa.

3. Use canetas com design moderno, bem como pastas executivas discretas e práticas.

4. Participe sempre de eventos sociais e feiras de negócios, esses são ótimos lugares para você conhecer novas pessoas.

5. Sempre que se apresentar a alguém diga seu nome e sua área de atuação.

6. Jamais saia de casa sem seus cartões de visita, pois a qualquer momento você pode encontrar algum potencial cliente.

7. Esteja sempre bem informado de tudo sobre produtos ou serviços que você oferece ao mercado, bem como notícias de uma forma em geral.

8. Fale no momento oportuno, mas quando o seu interlocutor começar a falar, escute com muita atenção. Agindo assim, você criará uma empatia com seu possível cliente, o que facilitará uma futura negociação.

Eugênio Sales Queiroz é escritor, consultor e palestrante motivacional.
Visite o site: www.eugeniosales.com.br


CRIATIVIDADE EM VENDAS

A história de criatividade deste mês foi enviada à VendaMais pelo contador Antônio Luiz Costa Soares, de Nova Iguaçu, RJ.

?Sou proprietário de um escritório de assessoria contábil e jurídica. Nós temos um sistema para enviar malas-diretas, quatro vezes ao ano, para igrejas evangélicas, que são nosso principal público-alvo e caracterizam a nossa especialidade e diferencial de mercado. Com essa ferramenta de divulgação, iniciamos uma estratégia de relacionamento com clientes, que tem gerado muitos resultados. Executamos também outras ações para prospecção de clientes, como a publicação de artigos em jornais regionais, envio de boletins informativos mensais e distribuição de um kit-pasta para futuros clientes. O kit contém a missão da nossa empresa, fôlderes, apostila, régua, relação de nossos clientes, jornais com artigos publicados e, em alguns casos, uma assinatura da revista VendaMais. Desde o início dessas ações de relacionamento, em outubro de 2004, conseguimos os seguintes resultados: em 2004, um cliente; em 2005, nove clientes; em 2006, onze clientes; e em 2007, vinte e sete clientes. Destaco que com a revista VendaMais venho aprendendo e inovando a cada dia.?

Além de muitos clientes, a idéia rendeu um ano de VendaMais grátis. Agora é a sua vez. Envie-nos seu exemplo de criatividade em vendas para o e-mail: [email protected] ou pelo fax (41) 3338-3321, com a palavra “Criatividade” no campo de assunto. Quem tiver a idéia publicada, além dos 15 minutos de fama, receberá um ano de VendaMais grátis. Vale criatividade na hora de prospectar, de conseguir indicações, de responder objeções, de fechar e em todas as etapas da venda.

Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor devem enviá-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serão analisados e publicados em edições posteriores da revista VendaMais.

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Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

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