ExcelĂȘncia no atendimento

O consumidor quer muito mais do que ser paparicado. No atendimento e no relacionamento com o cliente, atitudes e conteĂșdo superam o brilho da embalagem. Entre o dito e o feito, hĂĄ um grande espaço a ser percorrido. Discursos e promessas acabam se reduzindo a simples intençÔes, tanto no campo polĂ­tico quanto no empresarial. Sem conteĂșdo, a empresa provoca um vazio na mente das pessoas. NĂŁo hĂĄ comprometimento, sĂł promessas.

ConteĂșdo e qualidade sĂŁo as palavras-chave para a excelĂȘncia no atendimento. Cansado de ser paparicado, e sem resultados financeiros, Adoniran Barbosa, o saudoso autor de Trem das Onze, soltou uma de suas frases irreverentes: ?Chega de homenagens. Eu quero dinheiro?.

Quando o tema é atendimento, empresårios e executivos pensam nos fatores comportamentais das pessoas, algo como educação, cortesia, simpatia e bom humor. Paparicos, apenas. Esquecem-se do recheio fundamental na conquista e manutenção dos clientes.

O lado humano tem significativa importĂąncia nessa ĂĄrea, mas representa apenas a embalagem do processo. O cliente quer muito mais do que ser paparicado. No atendimento e no relacionamento com o cliente, atitudes e conteĂșdo superam o brilho da embalagem.

Nas escolas de administração e no ùmbito corporativo, convencionou-se que as pessoas fazem a diferença. Desde que devidamente apoiadas por sistemas pråticos, seguros e funcionais. Sem ferramentas de trabalho consistentes, não hå talento que resista nesse mercado hipercompetitivo em que vivemos.

MĂĄquinas ou sistemas nĂŁo falam. Nem pensam. Portanto, nĂŁo podemos desprezar o efeito mĂĄgico que as atitudes positivas provocam nas pessoas no ato da compra. O sucesso do atendimento depende da qualidade dos profissionais e do mix de produtos ajustado ao perfil dos clientes.

A equipe (venda e estrutura de apoio) precisa estar preparada e consciente sobre a importĂąncia da venda. Vender Ă© fundamental. Gostar de servir, de ajudar a realizar o sonho das pessoas. Atender bem nĂŁo basta. É preciso superar as expectativas dos clientes.

Proporcionar a melhor experiĂȘncia de compra possĂ­vel. Os vendedores devem estar sempre dispostos a ouvir os clientes e dizer, atravĂ©s dos olhos e do coração: ?Estamos aqui para lhe servir!?.

Avalia-se a qualidade do atendimento de uma organização se o ato de comprar proporciona satisfação ou indignação. Proporciona uma experiĂȘncia de compra dentro das expectativas dos clientes? Facilita ou dificulta a vida deles na realização dos seus sonhos? Comprar Ă© um grande sonho! NĂŁo permita que virem pesadelos.

O bom tratamento encaixa-se no campo da educação e do relacionamento. Enquanto o bom atendimento, se encaixa na satisfação das pessoas com os produtos nas condiçÔes idealizadas por elas.

Quanto mais fĂĄcil, alegre e informal sua loja for melhor. O mundo mudou, tudo estĂĄ menos solene e mais solto. Varejo pressupĂ”e ação, dinamismo, cores e alegria. É um filme de amor cuja platĂ©ia participa como protagonista. A excelĂȘncia no atendimento Ă© a trilha sonora responsĂĄvel pela quĂ­mica entre vocĂȘ e seus clientes.

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