Faça do “hoje” o seu melhor dia

Existem profissionais de vendas que concentram todo o seu esforço reclamando da vida. Tudo para eles está ruim. Você é um deles?
Existem profissionais de vendas que concentram todo o seu esforço reclamando da vida. Tudo para eles está ruim: o seu preço é alto e o do concorrente é sempre mais baixo; o mercado está difícil; o cliente está sem dinheiro; a concorrência é desleal , o cliente não tem consideração etc., de modo que o seu desempenho nas vendas fica a desejar. Por outro lado, têm outros que estão sempre com o desempenho em alta, sem ter, portanto, do que reclamar. Essa diferença entre profissionais é comum e faz parte do cotidiano de quem lida com vendas. O mercado está fácil? Realmente não está, sobretudo para quem não se capacitou para os momentos de dificuldades. Chegou a vez do profissional, aquele que se preparou para ter o cliente como seu parceiro, porque sempre soube resolver os seus problemas, além de prestar-lhe um serviço da mais alta qualidade.

Infelizmente, quem não se profissionalizou, empregando toda a sua energia com lamentações, principalmente falando mal do concorrente por não acompanhar o seu ritmo, não pode colher bons frutos em época de pouca safra. Ao invés de reclamar e denegrir o concorrente, é muito mais seguro e producente empregar o seu tempo com aprendizagem, treinamentos, troca de experiências, para se profissionalizar e melhorar o seu desempenho e não ficar preso ao pensamento errôneo da falta de sorte, que está sobrando para o outro.

O vendedor que se profissionaliza e está em constante busca da auto-suficiência, além de uma série de tarefas que executa, cuja conseqüência é um bom volume de vendas, por satisfazer e servir bem ao cliente, está sempre atento ao que se passa no mercado. Ao invés de ficar com raiva ou inveja do concorrente, fica é satisfeito pelo estímulo que este lhe dá para o aprimoramento do seu desempenho. Ele está sempre analisando os pontos fortes e fracos dos concorrentes, o que estão fazendo diferente, de uma forma melhor, qual o efeito positivo que possa causar impacto no mercado. As boas idéias eles aproveitam e dão uma aperfeiçoada, enquanto que os espaços vazios são logo preenchidos, a ponto do cliente esquecer rapidamente de que os concorrentes existiam.

O excelente desempenho do vendedor profissional, sem dúvida alguma, vem do excelente compromisso que ele tem com os clientes, com a empresa, com a sociedade e, principalmente, com si próprio. É aquele profissional que tem foco, que se concentra no que realmente deseja e não naquilo que não quer, como muita gente faz. Trabalha com pensamento positivo, visando sempre um bom resultado, nem tendo tempo de pensar que existe negativismo e que as coisas estão difíceis. O seu principal foco é a satisfação do cliente e o restante é conseqüência natural do processo. Com isso cria um vínculo, um relacionamento de longa duração com os seus clientes. Os clientes podem resistir?

Por outro lado, o vendedor não profissional quer plantar hoje e colher logo amanhã, não conseguindo, com isso, gerar uma carteira de clientes. Com o passar do tempo não tem mais para quem vender e, como sempre dizem, a crise chegou para se estabelecer para sempre. O sábio provérbio chinês retrata bem isso: “Se você pensa em dias, plante flores. Se pensa em anos, plante árvores. Se pensa em eternidade, plante idéias”. Então, a melhor maneira é estar sempre adquirindo novos conhecimentos, novas idéias, mas que sejam colocadas em prática, que os resultados serão positivos e duradouros. Se as idéias não forem lançadas, por força do medo, ou deixadas de lado pela falta de esforço e persistência, também não se vai a lugar algum. Fica no mesmo. Portanto, para se obter resultados positivos e de longa duração é fundamental o somatório do esforço com a persistência e com a paciência, além de fazer sempre mais e com a qualidade melhor que os outros.

Se você não conseguiu até o momento se profissionalizar, não se desespere, pois ainda existe tempo para reverter esse quadro. O importante é não ficar com o pensamento fixo na preocupação com os insucessos, que só contribui para piorar mais ainda a situação. E uma sugestão para evitar preocupações, é adotar a técnica que o médico americano, William Osler, usava no início de século XX. Isole hermeticamente o hoje do ontem e do amanhã. O ontem é passado, já não existe mais, portanto não adianta ficar se lamentando, chorando o leite derramado. Serve apenas de experiências para as próximas empreitadas. O amanhã ainda não chegou, não existe ainda. Então por que se antecipar com as preocupações futuras?

Dessa forma, viva intensamente o hoje, o presente. Faça o máximo que puder em cada dia da sua existência. Estude, aprenda, desenvolva novas técnicas de abordagens, de vendas, de atendimento, de conquista de clientes. Aprenda a superar as expectativas deles, elevando a sua satisfação ao mais alto nível, de modo que cada cliente faça questão de ter você ao lado dele, como parceiro e amigo. Faça o máximo que puder em cada dia pela sua vida profissional e pessoal, dedicando todo o esforço, energia, entusiasmo, otimismo, felicidade, sem pensar nos “desastres” do amanhã, que o futuro, com certeza, será de sucesso.

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