Humor no atendimento

É fácil perder clientes quando se faz um mau atendimento, já que essa é uma etapa muito importante para qualquer cliente. Faça um bom atendimento e aumente suas vendas. A ida a uma clínica médica às 7h30 não seria o melhor programa do mundo, mas, às vezes, é necessário e faz até com que as pessoas reflitam sobre a situação em que vivem. O próprio fato de comparecerem, já seria, na atualidade, um referencial bom para alguns, pois dá para lembrar pelo menos que têm direito a atendimento médico, quando várias pessoas gostariam de estar nessa situação. Isso porque o atendimento público ainda deixa muito a desejar, embora tenhamos exemplos de serviços excelentes prestados por muitas instituições ligadas ao SUS.

Mas o que preciso mostrar no momento é uma situação que presenciamos em uma clínica particular, na qual tivemos de comparecer no horário citado, pois estava marcada uma consulta médica. Para não dizer que não vimos vantagem nenhuma, o horário ainda permitia encontrar vagas para estacionar, ao contrário de outros horários em que a busca por uma vaga torna-se até estressante. Além de ser bastante saudável respirar o ar mais puro das Américas assim tão cedo ? para quem ler esse artigo em qualquer outra parte do mundo e desconhecer a informação, essa situação que narro se deu em Natal, RN.

Pois bem: chegamos à clínica e uma jovem de voz forte atendeu a pessoa que eu acompanhava, respondendo ao ?Bom dia!? com uma frieza maior que a brisa daquela manhã de chuva. Recebeu os documentos e mandou sentar e esperar. Parece que a maior satisfação da vida de algumas atendentes de clínicas é dar aquela ordem. Algumas até esboçam uma gentileza ao pedirem que ?por favor? as pessoas esperem sentadas.

Começamos a esperar, sentados, e eis que surge sala adentro uma servente com cara de sono e mal-humorada. Ela vai arrumando revistas dispostas em várias bancas de canto, uma para cada conjunto de sofás. Não cumprimentou ninguém nem olhou para nenhum dos presentes. Era como se não existissem aqueles clientes esperando o atendimento médico. Para aquela servente, a sala estava praticamente vazia. Sim, porque ela começou a varrer o chão de sinteco com uma vassoura de piaçaba, passando diante das pessoas, e como elas não se afastavam, deixava os cantos sem varrer. A clínica começava a atender as pessoas às sete horas, e às 7h45 é que estavam fazendo aquela limpeza tão incômoda.

Mas não ficou só nisso. Apesar do tempo frio lá fora, a sala, de cerca de dez por dez metros, estava ficando abafada, até pelo número de pessoas que começavam a se aglomerar. As luzes estavam apagadas como se uma parede de vidro em um canto fosse suficiente para gerar toda iluminação. O ar-condicionado foi ligado porque uma cliente reclamou, já que a permanência no local estava ficando insuportável. Da mesma forma que era hora de notícias e a TV continuava desligada. Quando ligaram, para conforto da atendente, teve de ficar praticamente sem som. Parece que tudo naquela clínica estava deslocado, até mesmo a entrada, pois lá só se via uma inscrição em letras garrafais invertidas indicando a saída.

Foi lamentável vivenciar aquele clima, nós que já tivemos tanta experiência boa no atendimento em outros estabelecimentos congêneres. Mas vamos recordar algumas lições que tiramos daquela ocasião:

» É preciso receber o cliente e fazer com que se sinta acolhido.
» É importante que cada funcionário cumprimente as pessoas por quem passar.
» Varrer a sala de espera cheia de clientes é anti-higiênico, antipático e insalubre.
» Se há ar-condicionado e TV, que sejam oferecidos desde o primeiro cliente que chegue.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima