Liderança: 7 passos para ter uma equipe melhor

Nestes tempos turbulentos, a principal dificuldade que um líder enfrenta é inspirar sua equipe a quebrar barreiras, convencendo-os a ir onde nunca foram antes. Embora as inovações tecnológicas da Era Digital tenham permitido a muitas empresas realizar coisas inimagináveis a poucos anos atrás, o sucesso de uma empresa a longo prazo ainda depende menos da tecnologia do que da habilidade de liderança, criando uma cultura corporativa onde as pessoas possam agir motivadas, com criatividade e inovação. Carne, sangue e corações vão ser sempre o principal diferencial, não importa o quão avançado seja sua home page na Internet ou a rede de computadores sendo usada internamente.

Mas muitos líderes têm falhado em adotar uma visão realmente centrada nas pessoas, mesmo que a missão da empresa (pendurada na parede), diga de forma muito bonita exatamente o contrário. Esses líderes esqueceram que, neste mundo da hiperinformação, idéias são a moeda do sucesso, e somente os líderes que nutrirem o potencial da sua equipe serão recompensados com os resultados que apenas a criatividade e a inovação podem criar. Como notou Walt Disney: "Você pode sonhar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisa de pessoas para transformar esse sonho em realidade".

Para liderar uma equipe melhor, você deve transformar-se num líder melhor. Aqui estão sete lições de liderança, cortesia de Robin Sharma ([email protected]), autor de Megaliving e diretor da Sharma Learning International, para ajudá-lo a motivar sua equipe e elevá-la a níveis cada vez mais altos de sucesso:

1. Relacione cheques com propósitos: Ao contrário do que se diz por aí, o dinheiro não é o principal motivador. A fonte mais profunda de motivação vem de ter, do fundo do coração, uma dedicação verdadeira focada em atingir um objetivo que valha a pena. As pessoas irão muito além do que se espera delas quando realizam tarefas que julgam importantes. Se você pode mostrar a uma equipe qualquer como seu trabalho afeta a comunidade, por exemplo, e ajudá-los a alinhar seus valores pessoais com a missão da sua empresa, você terá dado um passo gigantesco para construir uma equipe imbatível.

2. Pratique a liderança heterodoxa: Seja aquele líder que escolhe o caminho menos viajado na hora de motivar as pessoas. Uma empresa em Cingapura fecha sextas-feiras à tarde, para que seus funcionários possam ler e discutir os últimos livros de negócios lançados. Outro cliente de Sharma começa todas suas reuniões de vendas "celebrando seus heróis", reconhecendo quem vendeu melhor naquele período, e pedindo que compartilhem suas táticas de sucesso para que a equipe inteira se beneficie. Este ritual corporativo não só inspira os "heróis" a trabalharem cada vez melhor, como também estabelece o princípio poderoso de que toda excelência será reconhecida.

3. Crie símbolos de vitória: Para fazer com que todos compartilhem sua visão, crie uma série de pequenos símbolos do que o sucesso significa. Um alto gerente da Xerox participava de todas as reuniões com sua equipe usando um boné do hotel 5 estrelas onde a equipe passaria as férias se atingissem suas metas. Além disso, trabalhe duro para criar um ambiente de trabalho que estimule a criatividade, energize as pessoas e faça-as agir e pensar de forma positiva. Uma das empresas que Sharma visitou designou uma das paredes da empresa como o "Muro da Vitória", com frases motivacionais, testemunhais de clientes satisfeitos e objetivos estratégicos para aquele período. Esse simples ato serve como energizador permanente para todos na empresa – lembre-se: a paixão é contagiosa.

4. Descubra o código secreto dos seus funcionários: Descubra o que os faz levantar pela manhã, e o que é necessário para inspirá-los a conquistas extraordinárias. Faça com que as pessoas que trabalham para você sintam-se importantes, e trate-as como você gostaria de ser tratado. Ouça suas sugestões. Entenda suas necessidade. Deixe-as decidir também. Ajude-as a conquistarem seus sonhos. "Se você honrá-los e servi-los, eles o honrarão e o servirão também", disse Mary Kay Ash.

5. Premie regularmente, reconheça freqüentemente: Elogios sinceros por um trabalho bem feito são a melhor forma de desenvolver um time com sucessos consistentes. Num estudo realizado nos EUA, envolvendo mais de 1500 pessoas, o reconhecimento imediato e pessoal foi a coisa mais motivadora citada pela imensa maioria das pessoas, mas somente 42% delas o recebiam. As premiações favoritas de Sharma são aquelas que também ajudam as pessoas a crescer, incluindo livros, fitas e assinaturas de revistas. Premie as atividades que você quer que sejam repetidas, e elogie as pessoas. Sharma ensina aos gerentes nos seus treinamentos: "Trate seus funcionários da forma que você quer que eles tratem seus melhores clientes".

6. Mantenha suas promessas, e seja um modelo: A verdadeira liderança depende menos da posição do que da ação. Líderes dinâmicos fazem consistentemente o que dizem que vão fazer. Cumprem promessas, são éticos e lideram pelo exemplo. Cumprir as mesmas exigências que você mesmo impõe à equipe ajuda a construir a cooperação e a lealdade. A motivação de uma equipe é determinada pela dedicação do líder.

7. Procure a renovação constante: Confúcio disse: "Boas pessoas fortalecem-se incessantemente". Da mesma forma, es melhores equipes estão constantemente aprendendo, crescendo e renovando-se. Faça com que as vitórias sejam celebradas, e aproveite as grandes conquistas. Dedique-se a conhecer de verdade as pessoas que trabalham com você. Crie oportunidades de aprendizado para os membros da equipe, de forma que continuem a crescer – tanto profissionalmente quanto pessoalmente. As pessoas ficam felizes quando sentem que estão avançando, expandindo seus talentos e habilidades. E não esqueça de separar um tempo para você mesmo refletir e se renovar. Freqüentemente vemos líderes destruindo sua própria criatividade, energia e entusiasmo por tentar abraçar o mundo, negligenciando seu próprio bem-estar em função dos resultados na empresa. Dizer que você está ocupado demais para fazer exercícios ou tirar férias é como dizer que você está ocupado demais dirigindo e que não pode parar para colocar gasolina – em algum momento, você sabe que vai acabar tendo problemas. Lembre-se: para ser o líder eficaz de uma equipe, primeiro você deve liderar a si próprio eficazmente.

Ao nos aproximarmos de um novo milênio, a competição vai continuar aumentando de forma extraordinária, e a pressão por resultados só vai piorar.

Em tempos nebulosos como estes, é fácil inventar desculpas para não treinar e desenvolver sua equipe, dando preferência a atividades que pareçam dar retornos maiores a curto prazo.

Estas sete práticas podem parecer, num primeiro momento, tão fáceis de implantar que podem esperar por um momento mais conveniente.

Mas a essência da liderança é focalizar suas energias nas verdadeiras prioridades, e não existe nenhum prioridade maior do que colocar sua equipe em primeiro lugar.

Ao ter a coragem e a disciplina de trazer estas estratégias para dentro da empresa – hoje mesmo -, você começara a maximizar as oportunidades infinitas criadas por este mundo louco em que vivemos. Lembre-se: você e sua equipe merecem isso.

ConteĂºdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima