Marketplace de nicho Ă© tendĂȘncia para 2021. Sua empresa pode se beneficiar disso?

COMO FUNCIONA UM MARKETPLACE

De acordo com um estudo realizado pela Webshoppers no primeiro semestre de 2020, os varejistas de marketplaces representaram 78% do faturamento total do e-commerce brasileiro. Destes, os nichos mais populares foram esportes, moda e mĂłveis. Acompanhando esse cenĂĄrio, a OmniK, startup do Grupo FCamara que transforma lojas virtuais em grandes marketplaces, jĂĄ identificou que o marketplace de nicho Ă© uma tendĂȘncia para 2021.

O marketplace de nicho Ă© um modelo de negĂłcio baseado em demandas de produtos para mercados especĂ­ficos. Diferente do marketplace generalista, que conta com maior quantidade de lojas e vĂĄrios mercados diferentes, esse se consolida com foco em uma categoria, tornando-se uma “especialista” naquele segmento e, consequentemente, trazendo mais credibilidade para a plataforma por esse tĂ­tulo.

Para entender se a transformação em marketplace pode ser uma opção interessante para o seu negócio, Raul Candeloro conversou com Orlando Ovigli, sócio e VP OmniCommerce do Grupo FCamara e Presidente do Conselho OmniK.

Formado em ciĂȘncias da computação, Ovigli atua hĂĄ mais de 15 anos com soluçÔes digitais e tecnologia para o segmento de Varejo e Serviços Financeiros. Durante sua trajetĂłria, participou da reestruturação da loja virtual do Extra.com e atualmente pela OmniK atende players como Via Varejo, Magazine Luiza, B2W, Mercado Livre, Raia Drogasil, Grupo BoticĂĄrio e Santander.  A atuação em diversos segmentos Ă© resultado de uma oferta tecnolĂłgica versĂĄtil e viabilizadora de novos negĂłcios, por meio da inovação e transformação digital.

Confira a seguir a entrevista na Ă­ntegra.

Que tipo de serviço/consultoria vocĂȘs oferecem exatamente na OmniK? Como o seu serviço Ă© diferente de outras propostas similares no mercado?

A OmniK é uma plataforma que transforma o e-commerce em um marketplace. Esse é o nosso principal negócio. Em vista disso, oferecemos outros serviços como o cross docking, dropshipping, dynamic sellers (marketplace uberizado) entre outras funcionalidades, mas todos com foco na gestão de marketplaces. O grande diferencial da OmniK é fornecer para o mercado uma plataforma robusta, escalåvel e ao mesmo tempo flexível. Possuir uma ferramenta com essas qualidades foi possível, porque desde o começo aceitamos o desafio de preparar marketplaces para grandes clientes, como a Centauro e a Loja do Mecùnico. Isso permitiu a aceleração do nosso produto.

O nosso time tambĂ©m tem um nĂ­vel de conhecimento alto nessas operaçÔes, o que possibilitou que a gente montasse um portfĂłlio de soluçÔes que, hoje, no mercado brasileiro, nĂŁo hĂĄ similar. Existem soluçÔes que fazem parte do que a gente faz, mas nĂŁo totalmente completas como as do seller center, focado na operação de marketplace. Por isso, ainda somos os Ășnicos no Brasil.

Como exatamente a OmniK pode ajudar uma empresa a melhorar seus resultados em vendas? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

A OmniK consegue ajudar as empresas a melhorar os seus resultados em vendas quando transforma um e-commerce em um marketplace ou quando possibilita que uma indĂșstria opte por jĂĄ ir direto para o marketplace sem passar pelo e-commerce.

Um varejista que transforma o e-commerce em um marketplace aumenta o seu sortimento de produtos, elevando o nĂ­vel de experiĂȘncia do seu consumidor, que terĂĄ maior variedade para comprar. Um dos nossos cases mais bem-sucedidos Ă© o marketplace da Centauro. A marca iniciou a operação de marketplace colocando a Adidas como um seller, como um parceiro. A Centauro jĂĄ vendia Adidas, porĂ©m, ela nĂŁo vendia a linha completa. A partir do momento em que ela se transformou em um marketplace e trouxe a Adidas, passou a oferecer um sortimento completo de produtos, nĂŁo somente produtos da curva A, que possui maior demanda.

Neste caso, a preocupação do varejista, alĂ©m do resultado de vendas e aumento de faturamento, Ă© tambĂ©m a redução de custo. Se vocĂȘ aumenta muito a quantidade de produtos e, por consequĂȘncia, aumenta o seu estoque, pode acumular produtos que nĂŁo sĂŁo de giro rĂĄpido, deixando dinheiro parado na operação. Ao transformar a sua operação em um marketplace, vocĂȘ resolve este problema, porque vocĂȘ mantĂ©m em seu estoque produtos com um giro muito bom ou que tenham uma boa margem comprando em grande quantidade. JĂĄ aqueles produtos que vocĂȘ nĂŁo consegue ter tanta margem, transfere para o marketplace, otimizando muito o resultado da sua operação, seja em faturamento, vendas, mas, principalmente, em lucratividade, que Ă© o maior objetivo.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de solução?

De imediato, as empresas varejistas que estĂŁo apostando no marketplace como um modelo de negĂłcio escalĂĄvel sĂŁo o pĂșblico principal. SĂŁo os clientes que mais atendemos na OmniK, portanto, jĂĄ estamos bastante preparados para atendĂȘ-los, pela nossa grande experiĂȘncia. Em paralelo, estamos acompanhando a movimentação de outros tipos de pĂșblico e uma grande tendĂȘncia sĂŁo os marketplaces em indĂșstrias, grandes distribuidores e importadores. 

VĂĄrios segmentos industriais estĂŁo desenvolvendo seus marketplaces, mas o setor de alimentos e bebidas sĂŁo os que mais avançaram nesse modelo de negĂłcio. Enveredar pelo caminho do marketplace Ă© a solução para resolver um problema comum para a indĂșstria quando desenvolvem um e-commerce e vendem direto ao consumidor (o chamado D2C). O desgaste com seus revendedores se torna inevitĂĄvel, pois atacadistas, varejistas e demais revendedores enxergam esse movimento como uma concorrĂȘncia forte.

E o questionamento que fica Ă©: qual o principal cliente de uma indĂșstria alimentĂ­cia, o consumidor final ou os supermercados, as mercearias e os empĂłrios? NĂłs consideramos que todos sĂŁo clientes e nesse ecossistema Ă© possĂ­vel gerar cadeia de valor para todos atravĂ©s do marketplace. Por isso, desenvolvemos um produto especialmente para atender esse mercado, que se chama Dynamic Sellers.

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O funcionamento desse modelo de marketplace Ă© especĂ­fico para este pĂșblico em ascensĂŁo. A indĂșstria continua vendendo para o consumidor final em sua plataforma de e-commerce, no entanto, seu papel serĂĄ intermediar a compra, permitindo que o consumidor se sinta comprando diretamente do fabricante. Mas, toda a operação de faturamento e entrega serĂĄ do seu revendedor.

Neste cenĂĄrio, todos os envolvidos ganham:

  • A indĂșstria, porque ao investir na plataforma, desenvolve seu brand awareness, fortalecendo a marca na mente do consumidor, alĂ©m de ter acesso a dados de consumo e comportamento que facilitam a tomada de decisĂŁo para a criação de novos produtos, novos mercados e onde precisam atuar com mais intensidade em relação Ă  concorrĂȘncia;
  • Os revendedores/sellers, porque aumentam sua carteira de clientes por meio do forte trabalho de marketing e comunicação da indĂșstria, aumentando suas vendas e otimizando o ciclo virtuoso de crescimento, alĂ©m de atrair mais revendedores;
  • Por fim, o consumidor ganha uma experiĂȘncia positiva de compra ao receber seus produtos com agilidade e rapidez e se tornando mais fiel Ă  marca.

Da mesma forma, que tipo de situação vocĂȘ NÃO se propĂ”e a resolver?

Hoje é muito comum as empresas acreditarem que também desenvolvemos uma solução de e-commerce, algo que não fazemos. Nossa missão é conectar o e-commerce que a empresa jå tem com a plataforma de marketplace que desenvolvemos. Essa é uma solução de backoffice, pois a transformação de um e-commerce em marketplace ocorre integrando a nossa ferramenta na loja virtual para possibilitar a inserção dos sellers e seus produtos.

A OmniK Ă© uma empresa do Grupo FCamara, uma das maiores empresas da AmĂ©rica Latina no desenvolvimento de e-commerce, atendendo grandes operaçÔes no Brasil. EntĂŁo, caso a empresa nĂŁo possua um e-commerce, recomendamos que a FCamara proporcione a solução para o cliente e, depois disso, entramos com a solução de marketplace, realizando as integraçÔes necessĂĄrias. E, assim, levar toda a parte de cadastro de sellers, relatĂłrios e inteligĂȘncia para o marketplace. Em resumo, nĂłs nĂŁo operamos no front, na plataforma onde o consumidor final realiza a compra e, sim, internamente, na central de cadastros dos sellers e na alimentação dos produtos da loja virtual.

Quais sĂŁo os erros mais comuns que vocĂȘ vĂȘ as empresas cometendo em relação Ă  questĂŁo dos marketplaces?

O primeiro erro Ă© concluir que apenas tendo uma plataforma de e-commerce vocĂȘ se torna um marketplace. Eu diria que este Ă© um erro bastante comum. Exemplo: “eu jĂĄ tenho uma plataforma e, ao trazer os produtos de outro lojista eu me torno em um marketplace”. Essa ação nĂŁo define um marketplace, efetivamente. VocĂȘ tem ali o produto de um parceiro, mas nĂŁo configurou outras funcionalidades, como split de pagamento, automação do repasse de faturamento ao parceiro, retenção dos percentuais de comissionamento do marketplace, controle e geração de relatĂłrios financeiros e operacionais. Sem contar a operação para engajar o seller a vender mais, ferramentas de onboarding, entre outros. Uma operação de marketplace Ă© bastante complexa, indo alĂ©m de reunir parceiros em uma plataforma. Por isso as soluçÔes da Omnik facilitam essa gestĂŁo.

O segundo erro das empresas é se munir de muitas ideias inovadoras para um marketplace, mas não ter uma estrutura organizada para manter o modelo de negócio. Montar um marketplace é intermediar o relacionamento entre dois atores muito importantes. Um deles é o seller parceiro, que possui o produto; e o outro é o consumidor final, que vai comprå-lo. O papel do seu marketplace serå de intermediação.

Para empresas que jå possuem um e-commerce, atrair parceiros é uma tarefa mais fåcil, pois o bom volume de acesso à loja virtual se torna um argumento importante para conquistar os sellers. São as operaçÔes que começam do zero que exigem um esforço maior.

Para as empresas que ainda nĂŁo possuem um e-commerce e querem desenvolver um marketplace (recebemos muito esse tipo de pedido), existem dois desafios:

Um deles Ă© possuir audiĂȘncia para a loja. NĂŁo possuir uma loja virtual com trĂĄfego existente gera desconfiança no momento de captar parceiros, que podem questionar as vantagens desta parceria. Nestes casos, recomendamos que a captação de parceiros seja com benefĂ­cios que estimulem a sua permanĂȘncia, jĂĄ que ele terĂĄ um esforço para cadastrar os produtos, entre outras atividades.

Ao mesmo tempo, serĂĄ necessĂĄrio realizar um forte investimento em marketing para gerar trĂĄfego na plataforma e recompensar os sellers que apostaram em seu marketplace. Tudo isso terĂĄ como objetivo o aumento das vendas do parceiro do trĂĄfego para a loja, que possibilitarĂĄ conquistar consumidores ativos para um marketplace de alta performance em vendas, tornando-se uma oportunidade para novos parceiros.

Dessa lista de erros, qual vocĂȘ considera o mais grave? Por quĂȘ?

Sem dĂșvida, o mais grave sĂŁo marketplaces que nĂŁo possuem audiĂȘncia, que nĂŁo tem um trĂĄfego ativo de consumidores buscando e comprando produtos. A empresa pode ter adquirido a melhor plataforma, com todos os recursos possĂ­veis e os melhores parceiros. Mas, sem trĂĄfego, estĂĄ fadada ao fracasso. Fazendo um paralelo com o mundo offline, um marketplace sem acessos Ă© como um shopping sem compradores pelos corredores. Por mais que existam boas lojas, praça de alimentação diversificada e entretenimento, sem acesso fĂĄcil, com linhas de ĂŽnibus prĂłximas e estacionamento, por exemplo, o principal objetivo do negĂłcio nĂŁo serĂĄ alcançado.

Imagine que uma empresa estå pensando em começar a dar os primeiros passos nesta årea. Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendaçÔes?

Vamos imaginar dois cenĂĄrios:

Para as empresas que jĂĄ tĂȘm um e-commerce e querem virar um marketplace, o primeiro passo Ă© procurar uma empresa como a OmniK: com soluçÔes para integração do seu e-commerce a uma plataforma e que desenvolva para o negĂłcio a tecnologia necessĂĄria para operação de marketplace bem-sucedida – como as tecnologias que desenvolvemos de maneira Ășnica na OmniK.

Para as empresas que nĂŁo possuem e-commerce e nem outra operação digital, começar do zero serĂĄ um grande esforço para, primeiramente, desenvolver o e-commerce para que, em seguida, seja construĂ­da a rede de sellers e o investimento em marketing para divulgar e gerar audiĂȘncia. A OmniK, juntamente com o Grupo FCamara, ajudam neste processo, dando todo o suporte para todas as etapas do desenvolvimento do seu negĂłcio.

Com tanta experiĂȘncia na ĂĄrea, quais dicas ou informaçÔes vocĂȘ vĂȘ sendo dadas pela mĂ­dia sobre o assunto do uso da tecnologia nestas ĂĄreas especĂ­ficas que comentamos acima com as quais claramente nĂŁo concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarĂŁo?

Um posicionamento exagerado e bem recorrente no mercado Ă© a determinação de que todos os negĂłcios precisam ter um e-commerce. Na verdade, a presença digital de uma empresa nĂŁo pode ser resumida Ă  obrigação de uma loja virtual, se essa nĂŁo for a real essĂȘncia do negĂłcio.

Do ponto de vista técnico, pela facilidade de ferramentas gratuitas que possibilitam desenvolver uma loja virtual em poucas horas, realmente é possível. Agora, pensar em plataformas de vendas online com alta performance, conseguindo engajar o consumidor, é um caminho mais longo e que exige grande dedicação.

SĂŁo vĂĄrios processos que precisam ser realizados com rapidez e organização. Ter um e-commerce Ă© desenvolver uma operação que precisa preparar a plataforma, tirar fotos do produto, descrevĂȘ-lo, precificar e revisar as jornadas continuamente.

SerĂĄ que uma padaria que jĂĄ atende bem o bairro onde estĂĄ localizada, realizando entregas e planejando estar em aplicativos de delivery precisaria ter um e-commerce prĂłprio? NĂłs acreditamos que nĂŁo. Participar dos aplicativos pode ser suficientemente eficaz para ampliar as vendas.

Acredito que as grandes empresas, trabalhando com operaçÔes robustas e em parceria com pequenos negócios, possibilitarão ganhos para todos os players. Consumidores atendidos em qualquer lugar, sellers com grande carteira de clientes e marcas mais fortes.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre a OmniK pode encontrar informaçÔes e tirar dĂșvidas?

Em nosso site (www.omnik.com.br) disponibilizamos nosso portfĂłlio de soluçÔes, entre outros conteĂșdos que discutem tendĂȘncias do varejo digital, especialmente os marketplaces, alĂ©m de boas prĂĄticas e mais detalhes sobre os nossos produtos.

Estamos tambĂ©m no LinkedIn (linkedin.com/omnik), no Instagram (instagram.com/omnikbr) e no Youtube do Grupo FCamara, com alguns conteĂșdos complementares sobre as nossas soluçÔes exclusivas.

Em todos estes canais Ă© possĂ­vel entrar em contato para esclarecer dĂșvidas. Estamos sempre Ă  disposição.

Algum Ășltimo comentĂĄrio que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Quero agradecer o espaço, Raul. É sempre uma grande satisfação compartilhar conhecimento em um canal tĂŁo importante como a VendasMais, que considero uma referĂȘncia sobre gestĂŁo de vendas no Brasil. Para a OmniK, que tem como propĂłsito transformar os negĂłcios dos nossos clientes, estar presente aqui nos orgulha profundamente, educando os profissionais sobre boas prĂĄticas de marketplace. Por fim, reforço que o primeiro passo para ter um marketplace de sucesso Ă© compreender seu consumidor e suas necessidades para construir uma plataforma que atenda as demandas. E, para as empresas que desejam desenvolver seus marketplaces, ficamos Ă  disposição. Muito obrigado!

Para saber mais:

Acesse: omnik.com.br e fcamara.com.br 

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