Negociando para fechar mais vendas

A negociação é uma das principais etapas da venda, e é preciso estar sempre atento a ela. Conheça quatro aspectos que podem aju0dá-lo a ser um grande negociador. Quando você atira a bola de tênis por cima da rede, o tipo do golpe que você dá na bola determina o tipo do efeito que você terá de volta. Em uma negociação, o tipo de atitude que você projeta determina o tipo de atitude que você terá de volta também.

Cada venda é uma negociação e, geralmente, as negociações focam dois temas principais: valor e preço. Clientes irão sempre demandar mais valor e baixos preços. Eles questionarão pelo menor preço com maior valor agregado como uma tática talvez desleal, mas natural de oferecer pressão sobre o vendedor.

Aqui estão quatro fatores que podem ajudá-lo a alcançar o pódio dos grandes negociadores:

1. Sua Atitude ? Diga ao cliente que aprecia a oportunidade de fazer negócios com ele ou com ela. Inclusive, deixe-os saber que o mais importante para você é criar uma situação ganha-ganha. Demonstre sua seriedade e necessidade de finalizar o que foi negociado mediante um contrato entre as partes contendo tudo o que foi dito.

2. Seu plano de vôo ? Vendedores que têm pouca experiência em negociar, tendo que solucionar problemas ao longo do processo, tendem a pensar que o melhor a fazer é encontrar uma única solução para o cliente. Grandes negociadores criam diferentes alternativas e constantemente envolvem o futuro cliente na participação dessas soluções.

3. Sua habilidade em ser transparente e não resistente ? Clientes o respeitarão quando você demonstrar transparência com eles, mas eles respeitam principalmente se você evitar resistências ou impedimentos aos seus desejos, especialmente não ouvi-lo atentamente para entender seus reais desejos. Bons negociadores são flexíveis e têm transparência para dizer quando dá ou não dá para oferecer uma concessão. Bons clientes entendem e são transparentes e leais quando se deparam com bons negociadores.

4. Sua energia ao negociar ? As piores negociações são aquelas em que nos sentimos em desvantagem. E muitas vezes os vendedores canalizam energia negativa nas palavras e atitudes na negociação que podem gerar conflitos desnecessários. Procure pensar nas objeções que você recebe, elas são de ordem pessoal ou profissional. Normalmente, elas são de ordem profissional, caso contrário, o problema é mais sério e seu potencial cliente não tem a sintonia necessária para negociar com você. Quando lidamos com foco, estamos falando do profissional, temos mais facilidade em se livrar de estímulos emocionais que nos impedem de manter a calma, pensar antes de falar e focar sempre no consenso. A energia ao negociar é fundamental, e sinais de agressividade e ansiedade podem colocar tudo a perder.

“Conhecimento é energia.” Via de regra, em uma negociação, as informações não são compartilhadas pelos dois lados.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima