Novo perfil profissional

O profissional que busca cada vez mais se aprimorar e que compartilha o que sabe, será a figura principal na formatação de novos tempos. Na nova economia, a informação e o conhecimento são as fontes do poder e de riqueza mundial. Um exemplo é a Microsoft, que possui um ativo tangível em torno de 35 bilhões de dólares e um ativo intangível de aproximadamente 250 bilhões de dólares, ou seja, o conhecimento que as pessoas têm multiplica em quase dez vezes o valor da empresa. Bill Gates disse, certa vez: ?Minha empresa tem um valor durante a noite e um valor inestimável durante o dia?.

Dentro desse novo cenário, o que esperar do novo profissional? Qual é o novo perfil profissional? Na verdade, a palavra emprego está ameaçada de extinção há muito tempo. Hoje, devemos buscar trabalho. Antigamente, o importante era ter um emprego para a vida inteira; hoje, o que importa é ser empregável por toda a vida. Como?

&raquo Investindo em sua carreira ? Tem uma pesquisa muito interessante que apresenta os seguintes números: se uma pessoa consegue ler um livro a cada 15 dias, são dois livros por mês, 24 por ano e 240 em dez anos. Se a pessoa conseguir ler 24 livros em um ano, estará entre os 20% melhores do seu ramo; em cinco anos estará entre os 10% e, em dez anos, estará entre a elite de 1%.

A nossa mente é o único patrimônio real que possuímos. O profissional do tipo ?gaveta?, que guarda para si o que sabe, estará fora do mercado, pois pesquisas afirmam que em 2020 80% das profissões de hoje deixarão de existir. Por isso, você deverá estar constantemente se aprimorando.

&raquo Compartilhando seu conhecimento ? Você deve compartilhar o que sabe enquanto esse conhecimento ainda tem algum valor. O relacionamento é a artéria principal para fluir o conhecimento; é o facilitador que constrói alianças estratégicas que levam a empresa a ocupar um melhor espaço e ganhar mais. Por isso, é tido como um novo capital, o capital do relacionamento. As empresas que entenderem o novo paradigma da colaboração terão de se relacionar bem, para deter e transmitir conhecimentos mais relevantes para o sucesso.

Um exemplo prático é a Xerox, que percebeu a importância de tirar o máximo de proveito dos seus ativos de conhecimento. Em razão disso, desenvolveu um sistema de documentação chamado ?Eureka?, no qual milhares de técnicos interagem entre si para compartilhar suas experiências. Suas ?histórias de guerra?, como chamam, colaboram para facilitar o diagnóstico e conserto das máquinas.

Outro exemplo é o de uma empresa farmacêutica japonesa que possui um salão de chá, onde as pessoas podem sentar, tomar chá e discutir seus projetos com os colegas. Por meio desse contato social, ocorre a troca de conhecimentos.

O sucesso da empresa, hoje, não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, e sim à sua capacidade de produzir idéias e soluções criativas e inovadoras para os problemas ou desafios que são apresentados.

O profissional que busca cada vez mais se aprimorar e que compartilha o que sabe, será a figura principal na formatação de novos tempos. Isso fará a diferença ao serem construídas empresas mais ágeis e lucrativas. Será gratificante você olhar para trás e ter vivido estes novos tempos em que o seu conhecimento é o personagem principal de uma nova história.

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