Pessoal de vendas e retaguarda

Quem nunca ouviu a expressão: “Você não pode bater escanteio e querer cabecear para o gol !!!”.
Deixe-me, então contar-lhe uma história que simboliza bem o verdadeiro espírito de time numa empresa.

Quem nunca ouviu a expressão: "Você não pode bater escanteio e querer cabecear para o gol !!!".
Deixe-me, então contar-lhe uma história que simboliza bem, o verdadeiro espírito de time numa empresa.

Outro dia, um dos meus cães ficou adoentado, precisando consultar urgente um médico veterinário que tinha ouvido falar muito bem.

Como moro numa região de praia, afastado 24 km do centro de Recife, e neste dia estava com meu carro em revisão, resolvi ligar, para a clínica a fim passar o quadro do animal e ver se poderia obter o diagnóstico e a receita de tratamento.

Neste momento, entrou em ação, o pessoal da retaguarda da clínica, um atendente super preparado (que a primeira vista, como na maioria das empresas e de forma errônea, não deveria se preocupar em criar soluções e comprometer-se com clientes), abordou-me perguntando, ouvindo e tendo paciência, respondendo prontamente:

"..senhor, nosso veterinário estará hoje coincidentemente fazendo uma visita em domicílio na região do seu bairro, e poderá passar na sua casa sem cobrar consulta, apenas medicamentos que por acaso seu cão precise, já que nós também temos alguns medicamentos." Imediatamente concordei, e confesso que levei 3 sustos:

1-) Como podia um profissional da burocracia de uma clinica veterinária saber tão bem da agenda do médico?

2-) Como podia esse profissional de uma clinica veterinária, está preparado para Cativar tão bem o cliente?

3-) Como eles não iriam me cobrar a visita ? Não gostam de dinheiro?

Após mais ou menos três horas depois, chegou o médico que muito simpático consultou e medicou meu cão. E na hora de despedir-me do médico, perguntei-lhe sobre todas minhas indagações, quando do contato telefônico com o pessoal da sua retaguarda, e ele, para minha outra surpresa, respondeu:

"… Sr. Sílvio, nós não tínhamos nenhuma visita nesta região. Isto é, faz parte de um plano de ação na conquista de novos clientes, que tem como estratégia visitar pelo menos uma vez por semana uma pessoa, ainda não cliente da nossa clínica. O Plano foi elaborado em espírito de time, em conjunto com todas as pessoas, todos na clínica, tem o dever e o desejo de saber do que podemos oferecer aos clientes, e saber também sobre a agenda da clínica, desde o rapaz dos serviços gerais, da tosa até, nós os médicos, que na realidade, somos em primeiro lugar os profissionais de venda, e por acaso também, os técnicos."

E eu de boca aberta, gaguejando balbuciei: "…Ah?! Como o senhor sabe destas posturas empresariais todas ?!" E ele, o médico veterinário, sem nenhuma cerimônia respondeu , de bate e pronto, num verdadeiro "show de bola":

"… Sr. Silvio, erramos muito na clínica, por não entendermos que para um negócio crescer, é preciso:

  1. Ter gente que entenda, que antes de qualquer função, é também um vendedor de imagem, produtos, serviço e emoção positiva a todas as pessoas com quem elas mantém contato físico ou telefônico;
  2. Ser humilde para ir a palestras, fazer cursos etc, com a finalidade de aprender assunto novo e para reciclar conhecimentos;
  3. Ter gente treinada por pessoas de dentro ou de fora da empresa, em atendimento, vendas, motivadas e comprometidas;
  4. Ter gente que participa em decisões, reuniões, e planos de ação da empresa, onde os chefes sabem cobrar e também reconhecer o mérito.
  5. Ter Profissionais de Vendas que não sejam boçais, esnobes, arrogantes, para que com humildade e espírito de time, saibam e possam valorizar o trabalho da retaguarda. E o pessoal da retaguarda, valorizar os colegas que fazem a venda de verdade. E é só, Sr Silvio. As palavra mágicas são:
    Comprometimento, vontade de crescer profissionalmente, e de Não ser Mais um na multidão.

E eu,…sem palavras, engasgado e graduado por um "MBA instantâneo", cujo o professor de vendas, marketing, recursos humanos, e habilidades gerenciais foi um médico veterinário,… me despedi.
E aí fica a mensagem: Você que empresário, líder, diretor, gerente, que desempenha funções técnicas, burocrata da retaguarda, você que se acha o melhor ou o pior vendedor ou colaborador das áreas administrativas, que tal a seguinte receita:

  1. Espírito de Time – união sincera com outras áreas da empresa;
  2. Humildade em aprender e treinar sempre;
  3. Crença no potencial e desempenho das pessoas com as quais trabalhamos;
  4. Plano de Ação para expandir o negócio;
  5. Agenda bem elaborada de visitas ou contatos;

Hein?!! Sucesso!!!

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima