Por que o meu sonho não se realiza?

Muitas pessoas falam de seus sonhos, mas pouco ou nada fazem para realizá-los. Em vendas também é assim. Existe um caminho a ser seguido. Quer conhecê-lo? Um dia desses estava assistindo a um programa de televisão e foi entrevistada uma moça que acabara de vencer um concurso de miss por um Estado do Brasil. Quando lhe foi feita a pergunta se tinha algum sonho, ela respondeu que seu sonho era ter uma ilha só para ela. A resposta veio de imediato, mas se nota logo que foi da boca para fora, como acontece com a maioria das pessoas. São pessoas que vivem dizendo ?Se Deus quiser, um dia ganharei o prêmio acumulado da mega sena, serei um grande empresário e mudarei de vida?. Mas esse dia nunca vai chegar, pois para começar nem jogar elas jogam e aí como é que Deus pode ajuda-las? É exatamente isso que acontece com grande parte das pessoas, seja no ramo empresarial ou particular. Desejam atingir objetivos, metas, que nem sequer existem, estão apenas como sonhos nas cabeças delas. Em vendas, nem se fala! Muitos vendedores têm metas mensais, mas entra mês e sai mês e até o planejamento do trabalho fica relegado em segundo plano. O que se pode esperar dos resultados?

Nos treinamentos de vendas, por exemplo, há pessoas que dizem ter dificuldades de atingir metas. Quando pergunto se as metas são bem definidas, escritas, acompanhadas, geralmente a resposta é um ?Mais ou Menos. Podem não estar escritas, mas estão gravadas na cabeça e por isso são sempre lembradas?. Realmente assim fica difícil, pois a base de um trabalho, de um projeto, profissional ou pessoal, é a definição de metas. E uma coisa é certa ? quando as metas são traçadas com definição, a probabilidade de se alcançar o sucesso é bem maior, mas com a falta delas o caminho para o fracasso está garantido.

Existe um provérbio árabe que diz ?sonhar é de graça, mas realizá-lo custa muito?. Portanto, não adianta ter-se objetivos, sonhos, sem colocá-los em prática. Serão eternamente sonhos. Para se tornarem realidades, é necessário arregaçar as mangas e partir-se em busca dessa concretização, pois tudo o que queremos está ao nosso alcance, desde que se vá atrás com muita fé e persistência. E um dos principais fatores para isso chama-se foco concentrado, o qual tem uma força incrível sendo capaz de transpor qualquer barreira. Mas também não adianta se ter vários focos ao mesmo tempo, como faz grande parte das pessoas, sem definir o que é prioritário ou secundário, ficando sem saber o que quer, nunca alcançando o tão almejado sucesso. É importante então priorizar o que se quer, quais são seus objetivos, para se organizar e estabelecer as metas e partir em busca da realização. Para tanto, alguns passos devem ser seguidos rigorosamente.

1) Em primeiro lugar deve-se definir a meta, ou seja, especificar o que se quer. Isso é fundamental, pois se não houver uma definição, um foco, é impossível atingi-la. É o mesmo que se querer regressar de uma viagem que não foi realizada. Além do mais, devem ser pessoais, íntimas, intransferíveis, devendo fazer parte das atitudes mentais positivas. De forma alguma se deve pensar em metas negativas, as quais também serão atingidas, mas com resultados negativos. Deve-se dizer, por exemplo, o seguinte: ?de jan. a dez/2003 eu vou vender X e ganhar Y? e não, ?de jan. a dez/ 2003 eu gostaria de vender X e ganhar Y?.

2) Após a definição, é fundamental escrevê-la, para ser lida e relida diariamente. Para tanto as anotações devem ficar em locais bem visíveis e de fácil acesso todos os dias. Quanto mais vezes forem lidas mais ficarão gravadas no subconsciente, que é poderoso e responsável pelos desejos, pelas vontades. E um objetivo só é realizado quando há um desejo ardente nesse sentido.

3) O ?algum dia? deve ser definitivamente riscado do planejamento da meta. Portanto, a meta deve ser temporal, com datas para se iniciar e para realização. Não devem ser adiadas. É para ser iniciada hoje, então é hoje mesmo e não amanhã, como é o que geralmente acontece com a maioria das pessoas. Muitas vezes esse adiamento ocorre por dúvidas ou medo de alguma coisa dar errado, mas como diz o ditado ?só não erra quem não tenta acertar?, dificilmente se saberá se vai dar certo se não houver uma tentativa com esse objetivo. Mesmo que algo dê errado, não se deve desanimar logo na primeira tentativa, frustrando-se por isso, pois os erros servem de experiências valiosas para o aprendizado e para o sucesso.

4) Não se deve estabelecer metas inatingíveis. Elas devem ser realizáveis, pois se ficarem muito além da capacidade de concretização, serão logo desprezadas, imperando a frustração, o fracasso. Infelizmente, é o que acontece com muita gente. Por outro lado, devem ser arrojadas, ambiciosas, para que haja estímulo no sentido da realização e a comemoração da vitória. Atingido o objetivo, deve-se estabelecer gradativamente novas metas. Fazer como os atletas que estão sempre estabelecendo novos índices olímpicos. ?Toda conquista é construída um pequeno passo por vez. Planeje seus atos. Depois siga esse plano, ato por ato, e você chegará onde quiser? (Ralph Marston). Metas medíocres, nem pensar! É sinônimo de fracasso, é pensar pequeno. É o mesmo que entrar numa competição já com a certeza da derrota.

5) É de suma importância a mensuração e o acompanhamento das metas para sabermos o seu desenvolvimento, o que já foi conseguido, a possibilidade de realização, se é necessário algum ajuste etc., de modo que as correções sejam feitas a tempo e os objetivos sejam devidamente alcançados. Pode acontecer que no decorrer da execução surja algum imprevisto e se não houver o devido acompanhamento, o projeto vai todo por água abaixo.

6) Um outro fator importantíssimo é que as metas devem ser de curto, médio e longo prazo, não se devendo focar só no imediatismo. Não se pode pensar em definição e execução de metas da noite para o dia, a toque de caixa. São necessários planejamento, comprometimento com os objetivos definidos, com as pessoas envolvidas, ter paciência e ser persistente, evitando-se o domínio pelo desânimo. O tão conhecido ditado popular diz que ?a pressa é inimiga da perfeição?, portanto sem planejamento sua meta dificilmente se tornará realidade, permanecerá eternamente como um sonho ou, quem sabe, um pesadelo.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima