Pós-venda e fidelização de clientes

Preocupação com a pós-venda não mostra apenas que você é um bom profissional como também ajuda a fidelizar clientes. Faça pós-venda e aumente suas vendas! Proporcionar uma experiência formidável para o cliente no processo de compra é um passo muito importante para uma pós-venda de sucesso. A partir desse momento é indispensável estar sempre em contato com ele, identificando o seu grau de satisfação e as dúvidas que possam surgir no decorrer do tempo.

Conheça 5 dicas para fazer uma pós-venda eficaz:

1. Demonstre para o cliente que você está do lado dele ? Muitos vendedores, após realizarem a venda, não entram mais em contato com o cliente, pensam apenas na sua comissão e no fechamento das metas. Não deixe isso acontecer e mostre-o que você está do lado dele e disposto a resolver todos os problemas que possam surgir no decorrer da relação.

2. O que representa para o cliente uma pós-venda bem-feita? ? O cliente que recebe uma boa pós-venda se sente valorizado, reconhecido e confiante para adquirir, futuramente, novos produtos e serviços daquele vendedor. Ele percebe valor na relação e começa a indicar a empresa e o profissional para seus amigos, colegas e parceiros. Você indicaria alguém que vende e depois desaparece?

3. Mantenha contato e ganhe a fidelidade do cliente ? Fazer contato após uma venda é fundamental para conquistar outras novas e, além disso, causa uma boa impressão da sua imagem e da empresa. Com isso, é possível mostrar que ambos não estão focados apenas em vender, mas também na satisfação permanente do cliente.

4. Seja um solucionador de problemas e o cliente se tornará seu fã ? Quando o cliente compra o seu produto ou serviço e tudo corre bem, ele fica satisfeito, mas quando surge um problema, dúvida ou dificuldade que seja desconhecida é que entra o papel do vendedor: mostrar que o problema passa também a ser seu e buscar todas as soluções possíveis. Quando surgir um contratempo, siga essas dicas: escute o cliente até o fim, demonstre empatia entendendo a sua preocupação e valorize o seu ponto de vista. Quando o problema for resolvido, o cliente não ficará só satisfeito: ele ficará encantado, gerando o processo tão esperado pelos vendedores que é a sua fidelização.

5. A diferença está na prestação de serviço ? Quanto tempo faz que você não liga para o cliente apenas para saber como ele está? Coloque na sua agenda e ligue para todos, se aproxime deles, mande informações por e-mail sobre novos produtos, ligue para felicitá-lo no aniversário, mande um cartão de agradecimento pela confiança depositada em seu trabalho, faça visitas mensais aos seus atuais clientes, pesquise sobre o seu mercado de trabalho e leve informações inovadoras para eles. Mostre-os que você respira e vende qualidade na prestação de serviços.

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